Janaúba em alerta: Rompimento da barragem de rejeitos em Mariana reacende o alerta sobre mineradora de Riacho dos Machados

(Por Ivo Júnior) O rompimento de uma barragem de rejeitos em Mariana, na quinta-feira (05), é mais um acidente em uma trágica história de desastres deste tipo em Minas Gerais. Nos últimos anos foram muitos os eventos com danos ambientais sérios e mortes no estado. O mais recente foi no dia 10 de setembro de 2014, quando o talude da barragem B1, na Mina Retiro do Sapecado, da Herculano Mineração, se rompeu e deixou três mortos e um ferido. O acidente aconteceu quando seis funcionários trabalhavam na manutenção da barragem e foram surpreendidos pela onda de lama e rejeitos de minério. Na época, o jornal Estado de Minas destacou um estudo da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) que indicava que mais de 40 barragens no estado não tinham garantia de estabilidade.
Antes disso, em janeiro de 2007, uma barragem com rejeitos da mineradora Rio Pomba Cataguases rompeu e inundou as cidades de Miraí e Muriaé com mais de 2 milhões de litros de lama de bauxita. Mais de 4 mil pessoas ficaram desalojadas e 1.200 casas foram atingidas. A mesma barragem já tinha causado problemas em março de 2006, quando um vazamento contaminou córregos e rios, matando centenas de peixes e interrompendo o fornecimento de água. Pior que a tragédia ambiental de 2006, em 29 de março de 2003 uma barragem de rejeitos industriais se rompeu em Cataguases. Foi um dos piores acidentes ambientais do país: Em 2001, cinco pessoas morreram em um acidente grave em Macacos. Outro rompimento que causou transtornos em Nova Lima aconteceu em 1997: a barragem do Rio das Pedras, que ficava em Rio Acima, estourou na madrugada e provocou 82 quilômetros de destruição ao longo do Rio das Velhas.
Com essa tragédia reacende a discussão que já foi motivo de audiência pública em Janaúba, sobre a barragem de rejeitos da Mineradora Carpathian Gold em Riacho dos Machados. A barragem de rejeitos da mineradora fica a poucos metros do “Ribeirão do Ouro” que deságua no Rio Gorutuba e na barragem do Bico da Pedra, em caso de um acidente as conseqüências para Janaúba e Nova Porteirinha seriam catastróficas. Uma possível ruptura, impossibilitaria toda a irrigação e também o consumo humano nas duas cidades, causando um impacto ambiental, social e financeiro nunca imaginado para essa região.

Comentários

  1. O Pablo existe muitas baragens no mundo todo quandas já romperam? Olha a proporção laga de conversa fiada nosso.

    ResponderExcluir
  2. esse leandro ai deve ser funcionário da mineração, so se for pra tá defendendo, nós do sindicato dos trabalhadores rurais de riacho dos machados somos contra a mineradora, estou a favor do Pablo, o homem é muito ganancioso e quer crescer a custa da miséria de outros parabéns Pablo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos