Janaúba e o mel de melato: a descoberta de uma tradição

(Hoje em Dia) Ele é mais escuro, um pouco menos doce e bem mais saudável. Apesar de tradicional, o mel de melato foi descoberto há apenas seis anos pelos pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias, a Funed.
“Um amigo trouxe para mim de Janaúba e disse que era um mel diferente. Percebi que ele não cristalizava no tempo frio e fui pesquisar”, lembra Esther Bastos, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed.
Nas regiões do Jequitinhonha, São Francisco, Sertão Veredas, partes dos territórios do Espinhaço e do Cerrado, não há chuvas de maio a dezembro e o período de floração das árvores é muito curto. Sem as flores, a natureza encarregou-se de suprir o trabalho das abelhas e providenciou outro tipo de néctar.
Um pulgão que vive na Mata Seca - uma área de transição entre o cerrado, a caatinga e a Mata Atlântica - é o fator surpresa dessa história que pode melhorar a vida de centenas de pessoas nas áreas mais pobres do estado.
“O pulgão come a casca das aroeiras. No processo de digestão, ele produz dois tipos de açúcar diferentes, a melezitose e a erlose. A substância doce que o pulgão elimina é o melato e a abelha recolhe esse líquido e faz o mel”, explica a pesquisadora que hoje trabalha para conseguir a Denominação de Origem do mel de melato junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI.
Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e financiado pelo Banco do Nordeste, o projeto da Funed está mapeando toda a cadeia produtiva do mel de melato. Já são 57 municípios e mais de 300 produtores identificados. Com a certificação, o produto passaria a ter uma chancela similar a dos vinhos espumantes da região de Champagne, na França.
“É uma possibilidade a mais de renda para famílias em situação de risco. Na Europa, por exemplo, o mel de melato feito na Floresta Negra, na Alemanha, é muito mais caro e valorizado que o mel de florada”, afirma Esther.
O amigo que deu o pote de mel de presente para a pesquisadora é José Calazans, hoje presidente da Federação Mineira de Apicultura. Ele vive em Janaúba há 35 anos e espera ansioso pelo selo do INPI. “Estamos vivendo uma seca histórica, sem precedentes, e o mel de melato é uma fonte de renda que independe da chuva. Quando o mel estiver mais valorizado, poderemos resolver o problema de muitas famílias”, avalia Calazans.
O mel de melato, por ser mais escuro, nunca teve valor comercial. O apicultor conta que “as pessoas olham para o mel de melato e acham que ele é misturado ou feito com rapadura. Isso é um equívoco”.
O mel de melato pode tornar-se ainda mais valorizado. Os pesquisadores da Funed descobriram propriedades medicinais na substância. Ela tem ação antimicrobiana e combate a bactéria H. Pylori, causadora de gastrite, úlcera e até câncer de estômago. “Já ouvimos relatos de pessoas com gastrite que tomaram o mel de melato e pararam de ter refluxo, por exemplo. O efeito é rápido e parece ser muito benéfico”, conclui Esther.
O trabalho com o mel de melato já começa a dar frutos para quem mais precisa, afirma José Calazans:
“Neste ano, toda a produção foi vendida, coisa que nunca acontecia. Agora, temos que organizar os produtores para que os lucros da produção do mel fiquem na região”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos