Emater-MG e Embrapa vão ampliar atendimento às famílias do Norte de Minas

Serão construídas 86 unidades de aprendizagem, voltadas para a produção de sorgo, mandioca, avicultura e agroecologia

O presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, e o chefe -geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, assinaram, nesta terça-feira (17/11), termo de cooperação entre as duas empresas. A iniciativa vai ampliar ações já desenvolvidas em parceria pela Emater-MG e Embrapa, que beneficiam agricultores familiares do Território da Cidadania Serra Geral, no Norte de Minas, inseridos no programa federal Brasil Sem Miséria.
O termo tem como objetivo o intercâmbio de conhecimentos e de experiências entre Emater-MG e Embrapa. Pelo acordo, entre 2015 e 2017 serão construídas 86 unidades de aprendizagem, voltadas para a produção de sorgo, mandioca, avicultura e agroecologia. Também haverá dias de campo e treinamento dos extensionistas da Emater-MG. Serão construídas 200 bacias de captação de águas de chuva e a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), no município de Porteirinha.
Em 2015, foram beneficiados 50 agricultores familiares pelas ações conjuntas entre Emater-MG e Embrapa. “A ideia é levar conhecimento e tecnologias para que os produtores consigam conviver com a situação extrema de seca naquela região. Com a assinatura do termo, nós pretendemos ampliar um trabalho que vem sendo feito desde 2014 e que deu resultados positivos”, diz o gerente de Consultoria da Emater-MG, Cláudio Bortolini.
Em 2014, foram construídas 16 unidades de aprendizagem e beneficiados diretamente 47 agricultores. Cláudio Bortolini ressalta que essas unidades são fundamentais para a divulgação de novas tecnologias, beneficiando indiretamente mais produtores.
“A Emater-MG entra com a parte de mobilização e orientação técnica dos agricultores e a Embrapa leva as tecnologias selecionadas para o Norte de Minas, como palma forrageira, mudas de mandioca de alta qualidade e forragem para o gado durante a seca. Além disso, haverá a capacitação dos próprios pesquisadores e extensionistas nessas tecnologias, que podem promover a sustentabilidade do agronegócio”, afirma o chefe-geral da Embrapa, Antônio Purcino.
O termo de cooperação prevê ainda a colaboração entre Emater-MG e Embrapa na formulação, avaliação e implementação de políticas públicas; o compartilhamento de tecnologias em apoio às ações do Brasil Sem Miséria; possibilita modelos de gestão adequados aos empreendimentos produtivos a serem implementados, levando-se em consideração as especificidades socioeconômicas e culturais do território; e fomenta a ação conjunta entre a Emater-MG e a Embrapa para a realização de estudos, pesquisas, eventos e ações.
“A extensão rural não pode ficar distante da pesquisa. A Embrapa, como instituição de pesquisa, gera as tecnologias. Mas, as empresas de assistência técnica só conseguem levar essa informação até o campo a partir do momento em que elas conhecem essas inovações. Essa união com as instituições de pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho”, disse o presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil.

Brasil Sem Miséria
O Brasil Sem Miséria é uma iniciativa do governo federal. Em Minas Gerais, ele é executado pela Emater-MG, que faz o diagnóstico, elabora o projeto, com base no que deseja a família beneficiária. A empresa também faz acompanhamento da implantação, por meio de visitas determinadas, em metas estabelecidas.
O trabalho envolve parceria entre o Governo de Minas Gerais, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O programa é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda per capita é de R$ 77 por pessoa. A Emater-MG já atendeu, em 2015, 10 mil famílias dentro do programa Brasil Sem Miséria. A meta é atender mais 12 mil famílias até 2017.
De acordo o Censo 2010 do IBGE, estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros. O programa repassa o valor de R$ 2,4 mil para cada família atendida, por meio do cartão Bolsa Família, para execução de pequenos projetos produtivos, como a implantação de hortas e criação de pequenos animais, entre outros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Governo de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos