ELEIÇÕES 2016: SOUTO LIDERA EM MOC

Souto lidera em cenário em que 73% dos eleitores não
sabe em quem votar: há muito para acontecer daqui até as eleições


Pesquisa espontânea esconde péssima notícia para planos de reeleição do prefeito Ruy Muniz

(Por Luís Cláudio Guedes) A pesquisa de intenção de votos encomendada pela TV Record ao Instituto Paraná para medir a temperatura prévia da sucessão municipal em Montes Claros no ano que vem, divulgada na quarta-feira (18), deixou o entorno do atual prefeito e candidato a sucessão, Ruy Muniz (PRB), com a pulga atrás da orelha. Para surpresa geral, Muniz não lidera a preferência do eleitor, a despeito de realizar administração de pegada, como posso dizer, populista – na medida em que realiza pequenas obras, mas sempre destinadas a moradores da periferia da cidade.
Segundo o Instituto Paraná, o decano Humberto Souto (PPS) lidera a preferência do eleitor com 34,9% das declarações de voto em pesquisa estimulada. O atual prefeito aparece na segunda colocação, com 28,5% das intenções de voto. Paulo Guedes (PT) é o terceiro nome mais lembrado, com 21,6% das indicações de voto. Vale lembrar que o ex-deputado federal Humberto Souto não conseguiu avançar do primeiro para o segundo turno nas eleições municipais de 2012, que foram disputadas por Ruy Muniz e Paulo Guedes.
O entorno do prefeito Muniz optou por desqualificar o Instituo Paraná, que teria cometido erros grosseiros em eleições anteriores, inclusive ao prevê a vitória de Aécio Neves na sucessão presidencial com larga vantagem. Não faltou nem mesmo insinuações de que a Rede Record, que é vinculada ao PRB, o atual partido de Muniz, tentou retaliação por conta do anunciado propósito do prefeito em mudar de partido para buscar a reeleição.
Um número quase perdido da pesquisa, entretanto, abre uma avenida de possibilidades para a próxima sucessão: na opção espontânea, em que o pesquisador não apresenta o nome de nenhum candidato, nada menos do que 73,4% dos eleitores não têm a menor ideia do nome em quem votaria. Resumo da ópera: a sucessão de Ruy Muniz ainda não entrou no radar das pessoas.
Esse número traz uma boa e uma péssima notícia para Muniz. A boa é que a sucessão está aberta em possibilidades e há enorme espaço para crescimento. O recado negativo das ruas é que Muniz tinha quase obrigação de aparecer melhor na pesquisa espontânea. Ser a opção de apenas 12,5% dos eleitores quando se está à frente de uma administração que gasta os tubos com mídia, é motivo de preocupação. Melhor dizer que o Instituto Paraná entrega resultado ao gosto do freguês.
A pesquisa também não chegou a ser essa maravilha para o deputado Paulo Guedes, ainda no embalo da expressiva votação que conseguiu no ano passado para a Assembleia Legislativa, o que fez dele o detentor da maior votação no parlamento mineiro. O recall de Guedes na pesquisa espontânea foi de magros 2,4%, contra 6,4% de Humberto Souto – desempenho modesto para quem integra o governo estadual. Mas não é o pior dos mundos. Há quatro anos, no esquenta para as eleições de 2012, Paulo Guedes sequer daria traço nas pesquisas. Hoje o petista supera os 20%, quando o pesquisador oferece seu nome como opção. Outro dado alvissareiro para Guedes é seu empate técnico com Ruy Muniz, na hipótese do segundo turno.


Rejeição
Segundo o Instituto Paraná, o prefeito Muniz é o campeão de rejeição (35,4%), seguido de Paulo Guedes (28,2%) e Ariadna Muniz (PRB), que dificilmente será candidata, com 23,8% de indicações de que não seria votada em hipótese nenhuma. Novamente, o número é muito bom para Humberto Souto, que tem rejeição quase residual, de 10,7%, talvez por conta do sua posição abertamente contra tudo o que está aí e crítico à corrupção. Souto, que já foi ministro do Tribunal de Contas da União fala com certa autoridade, embora não tenha discurso exatamente palatável para quando chegar a hora da onça beber água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou