Desastre em Mariana deixa Janaúba sob alerta

Fotos Ascom/CMJ: Barragem de rejeito da mineração em Riacho dos Machados,
no Norte de Minas. Imagem captada em 22 de dezembro de 2013.
(Por Ivo Júnior) O desastre causado pelo rompimento de duas barragens de rejeitos em Mariana, região central de Minas gerais, reascendeu um assunto que estava esquecido, mas de extrema importância para várias cidades do Norte de Minas, em especial para Janaúba e Nova Porteirinha. Essas duas cidades seriam as primeiras a serem afetadas diretamente por um desastre que ocasionalmente viesse acontecer.
Como é do conhecimento de todos e já foi amplamente debatido, a empresa mineradora canadense Carpathian Gold é detentora da licença para explorar a antiga mina de ouro que já pertenceu a Vale do Rio Doce (Dona da Mineradora Samarco em Mariana), em Riacho dos Machados. Assim como toda mineradora existe ali também uma barragem de rejeitos. O problema é que essa barragem de rejeitos está localizada a poucos metros do córrego Ribeirão do Ouro, que deságua no Rio Gorutuba na localidade de Jatobá, alguns quilômetros acima da Barragem Bico da Pedra que é responsável pela sobrevivência da economia e toda a vida em Janaúba e Nova Porteirinha.
Os rejeitos da mineração de ouro são muito mais letais a vida humana. O material que sobra do processo de extração do minério, no caso em Riacho, onde é utilizado o cianeto, um composto químico altamente venenoso e solúvel em água que pode vir a contaminar os rios e lençóis freáticos. Além do cianeto e ainda mais perigoso, o arsênio, material químico altamente venenoso que é liberado a partir da exploração do ouro e pode contaminar o ar e a água, sendo também cancerígeno ele age no organismo das pessoas de forma sigilosa.
Em 2013 foi realizada em Janaúba uma Audiência Pública para debater a implantação da Mineradora em Riacho, porém essa audiência foi realizada depois que a mineradora já estava explorando ouro na região. Na época a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias do Verde Grande e Rio Pardo, propôs que houvesse uma auditoria externa nas instalações e exploração da Mineradora Riacho dos Machados(MRDM). Portanto, não se sabe nada sobre as ações da mineradora, se são fiscalizadas, devido ao fato de se tratar de área de extrema segurança devido ao produto ao qual trabalham. De lá para cá não se falou mais nesse assunto. Ninguém saberia informar o que de fato acontece dentro das cercas da mineradora.
Recentemente houve denúncias ao Ministério público em Montes Claros, por parte de agricultores familiares, vizinhos a mineradora que estavam sendo coagidos por seguranças da empresa que penetravam em suas propriedades, sem autorização e com forte aparato bélico, supostamente com o intuito de intimidá-los. A reportagem tentou contato com representantes do Ministério público em Montes Claros para saber o andamento do processo, porém, sem sucesso.
Diante da cobrança da população por uma resposta sobre a situação de Riacho dos Machados, a Câmara Municipal de Janaúba reunida nessa segunda feira, 09 de Novembro, resolveu convidar o Ministério Público a vistoriar a barragem de rejeitos da Mineradora Riacho dos Machados (Carpathian Gold) para evitar um possível acontecimento semelhante na região Norte de Minas. A decisão partiu de um questionamento do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Saúde da Câmara, Adauri Soares Cordeiro, que explanou sobre a preocupação da população.
O fato é que essa fiscalização deveria ser feita periodicamente, há vários fatores que podem acontecer dentro de um ano que pode afetar a capacidade de uma represa. No final de 2012 houve uma precipitação pluviométrica acima da média nessa região e isso é um fator que poderia impactar a capacidade de armazenamento da barragem de rejeitos. Outro fator, que inclusive está sendo usado como justificativas em Mariana é um possível abalo sísmico, o que também pode acontecer em Riacho, Janaúba ou qualquer outra cidade da região, mas, que pode afetar sistematicamente a barragem. Esta semana no mesmo dia em que aconteceu o desastre em Mariana, houve terremotos na região Sudoeste da Bahia, não muito distante do Norte de Minas. Alguns lugares atingiram 3,2 graus na escala Richter. Em Montes Claros constantemente são sentidos abalos sísmicos que poderiam dependendo da intensidade afetar a barragem em Riacho dos Machados.
Além da comissão da Câmara, do Ministério Público, seria importante que a imprensa fosse convidada para estar acompanhando e levando essa informação a população de Janaúba e região.

Comentários

  1. E a barragem de água de janaúba o potência de desastre dela é bem maior do que a barragem e ninguém fala nisso Sr Pablo de Melo vc poderia explicar isso?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Se de fato acontecesse teria de haver um plano contigencial então seria o caso dessa discussão tambem e qual seria as possíveis rotas desse rejeitos?

      Excluir
  3. já não deveria haver nem exploração, quanto mais por uma empresa que se quer é nacional.

    ResponderExcluir
  4. É difícil e tentar argumentar alguma coisa com quem não entende, e pior, expõe erradamente suas ideias na mídia sem o mínimo de pudor ao assustar a população, como vc não ta levando vantagem nenhuma é bem provável que uma graninha não resolva... fala sério, quer aparecer, vai ser candidato na próxima é? kkkk.

    ResponderExcluir
  5. ANONIMO IDIOTA SE QUER COMENTAR ALGUMA COISA MOSTRA ACARA

    ResponderExcluir
  6. SE VOCE ENTENDE MOSTRA A CARA ENTAO SEU IDIOTA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos