Após sete dias, incêndio no Parque da Lapa Grande é controlado

Incêndio começou na última sexta (6)
(G1) O incêndio que atingia o Parque da Lapa Grande, em Montes Claros (MG), desde a sexta-feira (6), foi controlado nesta quinta (12), a informação foi confirmada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo Corpo de Bombeiros. As equipes ainda permanecem no local, para monitorar a unidade de conservação ambiental.
De acordo com Margarete Caires chefe do escritório do IEF na cidade, ainda não é possível afirmar qual a área atingida pelo incêndio. 100 pessoas entre brigadistas, bombeiros e voluntários se revezavam para combater o fogo no Parque, que tem pouco mais de 15 mil hectares.
A Polícia Militar e o Ministério Público afirmaram que há indícios de que o incêndio é criminoso. A investigação está sendo feita e um suspeito foi identificado. As primeiras informações eram de que as chamas começaram em uma pastagem seca e se propagaram. O major Paulo Veloso disse ao G1 nesta quinta, que a PM ainda faz levantamentos para descobrir se mais pessoas serão responsabilizadas.
O major não quis revelar nomes, já que o processo de apuração está sendo feito. Adiantou que a multa administrativa com base em danos ambientais é de cerca de R$ 2.230 por hectare. O valor pode ser aumentado se outros estragos forem constatados.
A promotora Aluisia Beraldo, afirmou que, embora haja proibição legal, o MPMG recebe inúmeras denúncias de queimadas. Outro aspecto apontado por ela diz respeito às duas bacias que estão na unidade, a do Cedro e a do Pai João, que juntas tem capacidade de gerar 45% da água para abastecer Montes Claros.
Após o controle do incêndio, o IEF fará um levantamento para avaliar os danos causados ao Parque e a medição da área afetada. Peritos do MPMG também farão as análises. Ainda não há um prazo para os resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou