Licitação ganha por parentes pode gerar cassação do prefeito de Salinas

O prefeito Joaquim Neres Xavier Dias (PT)
(O Tempo) O prefeito Joaquim Neres Xavier Dias (PT), também conhecido como Kinca da Ciclodias, de Salinas, está sendo investigado pela Câmara Municipal por conta de supostas ilegalidades praticada em uma série de licitações da prefeitura. Segundo a denúncia, grande parte dos certames conduzidos pela prefeitura teve como ganhadoras empresas que pertencem a familiares do prefeito. A Casa legislativa abriu, na semana passada, uma comissão para verificar a denúncia. Os dados também foram encaminhados ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Em um pregão realizado no ano passado para a aquisição e a produção de material gráfico para a prefeitura, por exemplo, a microempresa Maria Eni Dias Oliveira saiu vencedora com um contrato de quase R$ 600 mil. A empresa, na verdade, é da própria irmã do prefeito Kinca. Segundo levantamento feito pelos denunciantes, ela foi vencedora de 223 dos 224 itens da licitação. Além desse caso, haveria outras situações semelhantes, em que pessoas ligadas ao chefe do Executivo de Salinas foram beneficiadas.
A sobrinha do prefeito também está sendo investigada, já que, na época, fazia parte da própria Comissão de Licitação e da equipe de Pregão Presencial, colegiados em que todos os concorrentes devem se registrar e apresentar ofertas.
O Jornalismo tentou contato com o prefeito Kinca na Prefeitura de Salinas, mas o expediente na administração tinha acabado às 13h. A Comissão Processante da Câmara deve apresentar, até a próxima semana, relatório que será votado pelos vereadores. Caso seja aprovado, o texto levará o prefeito a julgamento em plenário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos