Diocese de Janaúba celebra seus 15 anos com missa campal

Já se passaram 15 anos desde a criação da Diocese de Janaúba, data que foi celebrada nesta quinta-feira (15) às 19 horas com uma missa campal na Praça da Catedral Sagrado Coração de Jesus, que foi presidida pelo atual Bispo da diocese, Dom Ricardo. A celebração foi marcada por grande emoção e presença em massa de toda a igreja particular.
Oficialmente a Diocese de Janaúba foi criada em 05 de julho de 2000 pela Bula “Maiori Bono Christifidelieum”, do Papa João Paulo II. O atual Bispo da região é Dom Ricardo Guerrino Brusati.
A Diocese é constituída pelos municípios de Catuti, Espinosa, Gameleira, Ibiracatu, Indaiabira, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Serranópolis, Vargem Grande, Varzelândia e Verdelândia.
A Diocese de Janaúba pertence à Província Eclesiástica de Montes Claros, que abrange outras duas igrejas particulares sufragâneas, Januária e Paracatu, tendo como sede metropolitana a Arquidiocese de Montes Claros. Consta no cânon 431 do Código de Direito Canônico que “Província Eclesiástica é um agrupamento de Igrejas Particulares (Dioceses) mais próximas para se promover com maior eficácia a ação pastoral e estimular as relações dos bispos diocesanos entre si”. A Diocese de Janaúba é a caçula da província. Foi criada no ano 2000.

1º Bispo de Janaúba Dom José Mauro Pereira Bastos
Depois de ficar 6 anos no comando da Diocese de Janaúba, em 14 de setembro de 2006, três meses depois de ser transferido para a Diocese de Guaxupé, o primeiro bispo de Janaúba, Dom José Mauro Pereira Bastos, de 51 anos, que entrara para o episcopado há apenas seis anos, morreu num grave acidente ocorrido na estrada de Guaxupé a Belo Horizonte, perto de Carmópolis de Minas. A tragédia comoveu boa parte do Brasil.
2º Bispo de Janaúba Dom José Ronaldo Ribeiro
Dom Ronaldo, ficou a frente da diocese de Janaúba por 7 anos. E no dia 24 de setembro, o Papa Francisco nomeou Dom Ronaldo como bispo da diocese de Formosa-GO, deixando a igreja Particular de Janaúba vacante (sem bispo).
3º Bispo de Janaúba Dom Ricardo Guerrino Brusati
No dia 27 de maio deste ano, o papa Francisco transferiu dom Ricardo Guerrino Brusati da sede episcopal de Caetité (BA), nomeando-o como bispo da diocese de Janaúba (MG). Atualmente respondendo pelas 24 cidades que compõe a diocese de Janaúba, Dom Ricardo tem pela frente diversos desafios, como exemplo levar a Boa Nova (Evangelho) de forma mais dinâmica e se aproximar cada vez mais das "ovelhas" (fiéis) que se afastaram da Igreja.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos