Barragem do Bico da Pedra perde mais 75 centímetros abaixo da cota inicial do volume morto

Barragem do Bico da Pedra perde mais 75 centímetros
abaixo da cota inicial do volume morto.
(Por Ivo Júnior) As chuvas que estavam previstas para esta semana não vieram, o calor continua castigando e a barragem do Bico da Pedra continua agonizando com a redução de seu nível. As previsões mais otimistas apontavam que nesta segunda e terça feira a cidade de Janaúba seria contemplada com um pouco de chuva, o que não ocorreu. 
Enquanto a cidade é castigada com temperaturas que extrapolam os 40º C, a barragem Bico da Pedra segue seu curso da decadência hídrica. Nesta terça feira o nível da barragem esta em 538,45 metros, 75 centímetros abaixo do nível inicial do volume morto que são 539,20 metros. A partir dessa metragem o racionamento de água para a irrigação é operacionalizado, o que ja esta acontecendo há alguns meses. O Distrito de Irrigação do Gorutuba faz questão de frisar que ainda faltam alguns metros para o volume morto de abastecimento humano e citam que a cota para isso é 535,00, mas, vale ressaltar que o ponto de captação de água para consumo humano e para irrigação é o mesmo, fato esse comprovado pela utilização das bombas de sucção instaladas em caráter de urgência para jogar água nas comportas de captação que já estão em funcionamento.
O fato é que independente de qual seja a cota do volume morto, estamos caminhando a passos largos para isso. Com o aumento da temperatura aumenta também o consumo e a evaporação. Além disso, o curso do rio Gorutuba acima da barragem este totalmente seco, ou seja, a água esta saindo do lago em grande escala, enquanto isso o lago não está sendo alimentado pelo Rio Gorutuba que sofre com as intervenções humanas. Áreas degradadas, excesso de bombas de irrigação sem regulamentação, falta de proteção e revitalização das nascentes.
Enquanto isso a população assiste de mãos atadas enquanto os políticos se fingem de morto para dar uma solução que resolva o problema, são várias as teorias, mas, na prática apenas fotos para jornais e discursos populistas em troca de possíveis votos. A desculpa da vez é a crise econômica. Parece que para o povo de Janaúba e Nova Porteirinha só restou apenas uma opção. Pedir a Deus que mais uma vez não abandone essa terra e que mande chuva para amenizar a situação que não é uma das mais animadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos