SÓ RESTA APELAR AO BISPO...

Tadeu Martins quer dar empurrão na modernização de dutos do Projeto Gorutuba

(Por Luís Cláudio Guedes) Cansados de esperar pelas morosas promessas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) quanto a conclusão das obras da reforma estrutural do perímetro de irrigação do Projeto Gorutuba, entre Janaúba e Porteirinha, no extremo Norte de Minas, parcela de produtores da região recorreram ao secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, o deputado licenciado Tadeu Martins Leite (PMDB), para tentar agilizar a transformação do sistema de condução de água de canais abertos para o sistema de tubulação.
As obras estão paralisadas há cerca de 90 dias, o que fez acender a luz amarela. E por que parou? Segundo nota publicada no site do Distrito de Irrigação do Perímetro do Gorutuba, as obras foram suspensas por falta de pagamento – em mais um triste capítulo da crise a que o Brasil foi encurralado. ”O momento hídrico que atravessamos é muito sério e exige ações sérias e responsáveis por parte do Governo Federal e Estadual, dos produtores e de toda a população de Janaúba e Nova Porteirinha”, avaliou o DIG em nota do início do mês de agosto.
É nessa seara de empurra com a barriga que o secretário Martins vai trafegar. Ele participou de audiência pública na Câmara Municipal de Nova Porteirinha, no último final de semana, quando se ofereceu para ser o interlocutor junto ao Ministério da Integração Nacional pela retomada das obras. Vale notar que a autarquia federal Codevasf é comandada em Minas pelo ex-prefeito de Janaúba Dimas Rodrigues, também do PMDB, o mesmo partido de Tadeu Martins. A reforma, autorizada pela Codevasf em maio de 2014, tem recursos previstos de R$ 95 milhões. O projeto prevê a substituição de 121 mil metros de tubulação, com recursos do devagar já paralisado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Via política
A obra é reivindicação antiga dos produtores da região, porque permite economia de água em tempos de escassez - agora mesmo a Barragem do Bico da Pedra, que abastece o projeto, entrou no volume morto. O sistema com canais abertos, semelhante a bicas, foi implantado há mais de 30 anos, e a sua troca por tubos praticamente elimina o desperdício de água.
Martins avalia que, pela sua importância, o Projeto Gorutuba deve reunir “toda a classe política votada no Norte de Minas”. O que não deixa de ser um cutucão nos deputados federais Gabriel Guimarães (PT) e Raquel Muniz (PSC), mas em especial o governista Gabriel que levou carradas de votos do norte-mineiro e anda meio sumido. A via da representação política, entretanto, parece ter se esgotado, além da administrativa. A quem apelar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou