Reforma do Ginásio Poliesportivo de Janaúba caminha a "passos de tartaruga"

Placa da obra que deveria ter sido entregue desde de junho do ano passado.
(Por Ivo Júnior) Durante muito tempo a classe desportiva de Janaúba clamou por um espaço adequado onde se pudessem praticar diversas modalidades esportivas. Por várias vezes foi solicitada a construção de um ginásio poliesportivo na cidade. Desde a década de 80 já existia essa reivindicação e na ocasião, o então deputado Adelino Pereira Dias que era aliado do Governador de Minas, entregou em praça pública um cheque para o líder do prefeito aquela época, o saudoso Joaquim Maurício Azevedo, para a construção do tão esperado ginásio de Janaúba. Joaquim morreu antes de terminar o mandato. Foi sucedido pelo vice Dr. Rômulo Parrela e depois por Aldimar Rodrigues, Edilson Brandão Guimarães e Pedro Roberto. O fato é que até hoje não se sabe onde foi parar o dinheiro e a obra tão esperada não saiu do papel ate o ano 2000.
Já no ultimo ano de mandato do ex-prefeito Wildemar Maximino da Cruz, em 2000, enfim o tão esperado ginásio pode ser colocado a disposição da população de Janaúba e recebeu a denominação de Ginásio Poliesportivo Dr. Paulo Viana Esteves.
Com a eleição do prefeito Ivonei Abade Brito o ginásio passou a sediar diversos eventos de grande importância para o esporte de Janaúba e até eventos estaduais e nacionais. Janaúba sediou fases dos Jogos Escolares de Minas Gerais, onde as partidas eram bastante disputadas e prestigiadas pelo público que lotava as dependências do ginásio. A partir daí começou a decadência. Há algum tempo aquele empreendimento tão esperado pelo povo Gorutubano estava se deteriorando e ficando esquecido pela administração pública.
Diante da situação que se encontrava o centro de eventos esportivos chegou a ser interditado pelas autoridades competentes. A atual administração cobrada a dar uma solução, resolveu colocar parte do ginásio ao chão para fazer uma reforma. Até ai tudo bem; era realmente a atitude que se esperava de uma gestão. Mas, o fato é que a reforma anda a “passos de tartaruga”.
A obra de reforma que uma parceria entre a Prefeitura de Janaúba, Ministério dos Esportes e Caixa Econômica federal é executada pela Construção e Empreendimentos Imobiliários Paradise Ltda, esta orçada em R$ 580.939,14 estava prevista para começar em 06 de Junho de 2014 e terminar em 06 de dezembro do mesmo ano. Portanto, mais de nove meses após a data para o término da obra nada foi feito. A reportagem da rádio Onda Norte esteve recentemente no local e pode ver que havia apenas três funcionários no local e as paredes continuavam no chão. A única situação que remetia a uma obra era o monte de escombros que havia no local.
Segundo informações os vereadores já foram cobrados pela população a tomar uma postura diante dessa situação. Alguns vereadores já procuram a prefeitura para cobrar uma solução e foi informado que a empresa que não esta cumprindo com o contrato.
Mas, o que há de concreto nisso tudo? Mais uma vez enquanto fica o jogo de empurra-empurra a população vai ficando prejudicada pela má gestão do dinheiro público e pela falta de ação dos órgãos responsáveis pela gestão do município. Esta semana a reportagem fará mais uma vez contato com a Secretaria de Obras para pedir uma resposta que seja objetiva para a população que esperou duas décadas para conseguir esse ginásio e espera não precisar aguardar mais 20 anos para terminar essa reforma.

Ginásio Poliesportivo em Janaúba. (Foto: Pablo de Melo)

Ginásio Poliesportivo em Janaúba. (Foto: Pablo de Melo)

Ginásio Poliesportivo em Janaúba parcialmente demolido.
 (Foto: Pablo de Melo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos