Petição na internet pede a volta dos trens de passageiros no Norte de Minas e em todo o Brasil

Queremos a volta dos trens de passageiros por todo o Brasil!”. É com essa frase que inicia o manifesto que está sendo feito através da internet pedindo a volta dos trens de passageiros por todo o Brasil. “Todos sabem que os trens foram desativados, a partir dos anos de 1960, contra o interesse do povo. Todos sabem que na década de 1990 houve o arrendamento por 30 anos podendo ser prorrogado por mais 30 "do resto dos trens", e que a empresa que arrendou a malha férrea, não investe na recuperação dos trens.
E todos sabem que nem os representantes do povo nem o Ministério Público tomam medidas minimamente eficazes pela volta dos trens. “Todos sabem que o Brasil quer e precisa se desenvolver e que países desenvolvidos, sem exceção, investem no transporte ferroviário de passageiros com qualidade”.
Esse é um trecho do manifesto que esta sendo realizado pelo Avaaz.org, uma organização não governamental que pede a volta do trem de passageiro.
Em Janaúba e em todo Norte de Minas, este é um anseio antigo da população, principalmente os mais pobres que moram as margens da rede ferroviária e que encontrava no trem de passageiro a sua única maneira de se locomover a outras cidades e distritos.
Em 1996 quando foi realizada a última viagem do trem de passageiro, o que se pôde ver ao longo do trecho entre Montes Claros e Monte Azul, foram muitos desolação e protesto, pedindo que o transporte de passageiro não fosse interrompido, mas, de nada adiantou. 19 anos se passaram e até hoje o trem continua inativo para transporte de pessoas.
A intenção do Avaaz é recolher assinaturas suficicientes para pressionar o Congresso e o Governo a retomar essa discussão, pois devido ao fluxo de veículos nas rodovias brasileiras, o que esta se tornando um ambiente muito perigoso, é preciso investir em meios de transportes alternativos para desafogar o tráfego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos