O UNIVERSO PARTICULAR DO CASAL MUNIZ

(Por Luís Cláudio Guedes) O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), que já sonhou em chegar à Presidência da República, talvez tenha redimensionado seus limites agora que comanda o maior município da região e só consegue realizar, até aqui, gestão feijão com arroz, bem longe das promessas grandiloquentes de campanha. Chegar ao Planalto pode ser muita areia para o caminhão de político paroquial. Mas sonhar não custa nada.
Muniz e a primeira-dama de Montes Claros, a deputada federal em primeiro mandato Raquel Muniz (PSC), deram inédito espetáculo de provincianismo ao desfilar em carro aberto no feriado do Sete de Setembro, aquele mesmo em que o prefeito ensaiou uns passos de dança em frente aos manifestantes que protestavam contra seu governo e deu no que se sabe. O passeio pela avenida no lombo do ‘Rolls-Royce’ municipal talvez seja o mais próximo que o casal Muniz consiga mimetizar em relação ao Palácio do Planalto.
No Facebook, madame Muniz contou, entusiasmada, que ela e Ruy ‘resolveram inovar’ durante a parada do Dia da Pátria. Para tanto, pediu o carro emprestado para o desfile, que a seu juízo pode ser considerado apoteótico. “Morri de rir quando vi as pessoas comparando a gente [ela e o prefeito] com o casal Kennedy, dos Estados Unidos. Eu fico encantada com a criatividade e o bom humor das pessoas. Na verdade, eu pensei em fazer igual a presidente Dilma, mas sem muros de lata para impedir o acesso do público ao desfile”, anotou madame em posto do dia 11 de setembro.

O eleitor de Montes Claros, que banca a farra, ficou sabendo de onde veio a ideia extravagante e, convenhamos os mais sensatos, com algum apelo ao mau gosto e puro exibicionismo. Os meus 17 leitores não devem achar em suas memórias algo parecido no plano municipal, talvez Odorico Paraguassú, na imaginária Sucupira de Dias Gomes. Vale notar o capricho de dona deputada, ao incluir no seu passeio a bordo do Ford de coleção até motorista vestido a caráter. Nada, mas nada mesmo, pode superar o quesito novo-riquismo do casal Muniz do que a gravata estilizada em verde, amarelo e azul, com a bandeira nacional no detalhe, que a primeira-dama, agora adepta de visual andrógino, usou no desfile. E eu aqui achando já ter visto muito e ser incapaz de sentir vergonha alheia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos