Montes Claros ficou com R$ 49 mi do Norte de Minas

Paola Mota, da Secretaria Estadual de Saúde, ao falar dos mutirões
A Prefeitura de Montes Claros recebeu R$ 49 milhões de recursos da saúde dos 85 municípios do Norte de Minas, sem prestar o atendimento aos pacientes em cirurgias e exames especializados, nos anos de 2013 e 2014. O levantamento foi realizado pelo Estado e que está sendo encaminhado ao Ministério Público Federal, depois de receber o pedido de informações. Todos os municípios da região assinaram a pactuação com Montes Claros, como gestão macrorregional, para atendimento dos casos de alta complexidade. Até então, as justificativas apontavam que a crise na saúde em Montes Claros era por causa da grande demanda de casos do Norte de Minas. O estudo provou o contrário.
Mesmo com a falta de atendimento dos casos do Norte de Minas, a possibilidade de ressarcimento é quase nula, segundo avaliação da Secretaria de Estado. Na quinta-feira à tarde, durante a reunião da Comissão Intergestora da microrregião de Montes Claros, a superintendente regional de Saúde, Patrícia Afonso Guimarães comunicou à secretária de Montes Claros, Ana Paula Nascimento, que o MPF solicitou informações sobre o contrato de pactualização com os municípios da região e se esse contrato foi cumprido integralmente. Também pediu informações se o SUS pagou algum valor ao Hospital das Clinicas, ligada ao Grupo Funorte/Soebras e de foi credenciado algum serviço pelo SUS.
A reunião foi coordenada pela subsecretária estadual de Regulação, Maria do Carmo, que pediu as duas partes para deixarem suas divergências pessoais de lado e priorizar o aspecto técnico, pois a prioridade é garantir o atendimento aos pacientes do SUS.
Ontem, durante a reunião da Comissão Intergestora Regional Ampliada (CIRA), que reúne os secretários municipais de saúde, a coordenadora dos trabalhos, Vanessa Dias leu os ofícios enviados pelo MPF pedindo informações sobre a gestão hospitalar. Na mesma reunião, a coordenadora técnica da Secretaria de Estado, Paola Mota explicou sobre os mutirões de cataratas que serão realizados no Norte de Minas, devendo os municípios definir onde farão as cirurgias.


Jornal Gazeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou