Lideranças políticas e comunidade se reúnem para debater ações de proteção a água em Nova Porteirinha

NOVA PORTEIRINHA (Victor Michel) - Diante da grave crise hídrica que circula a região do Norte de Minas, em especial as cidades de Nova Porteirinha e Janaúba, onde está localizado o Projeto Gorutuba que é um dos principais programas responsáveis por movimentar a economia local e até regional dessas duas cidades. Na última sexta-feira (11), aconteceu uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Nova Porteirinha onde lideranças políticas e instituições como, por exemplo, a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE), o Distrito de Irrigação do Perímetro Gorutuba (DIG), empresas como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER- MG) juntamente com a população local debateram ações de proteção a água da Barragem do Bico da Pedra e do rio Gorutuba. Atendendo a um requerimento feito pela vereadora Joélia Santos Barbosa, o presidente da Câmara Municipal de Nova Porteirinha Dácio Silveira com apoio de todos os outros vereadores resolveu realizar uma Audiência Pública para discutir sobre temas importantes para as duas cidades.
De acordo com a vereadora Joélia Santos “essa audiência resume em duas coisas, unir nossas forças políticas e encontramos soluções para nossos problemas”, disse.“Outro fator é que essa audiência aqui não é para promover nenhum dos lados, e muito menos a vereadora Joélia. Estamos aqui para discutir a realidade de Nova Porteirinha e garantir a sustentabilidade da nossa região, além da preocupação em relação a água, tanto para o consumo humano quando para o uso da irrigação, uma vez que cidades como Janaúba e Nova Porteirinha necessita desse bem maior (água) para continuar o seu desenvolvimento”, conclui a vereadora.  Além das lideranças políticas que estavam presentes na reunião, Silvado Antônio Ferreira que é uma figura reconhecida na região pelos serviços prestados como radialista disse que “nós sabemos que a crise da seca do pais é muito grande, mas nós sabemos que se essa obra (fazendo referência a construção da tubulação) não for concluída a crise será pior. Portanto, nós e especialmente vocês, (dirigindo as palavras para as lideranças políticas que estavam presente), eles também devem se mobilizarem em relação a questão hídrica da cidade”, alertou Silvado. Também deixando de lado as questões políticas, quem afirmou trabalhar "juntos", foi o secretário de Estado Tadeu Martins Leite mais conhecido como Tadeuzinho e alertou que “a questão da crise hídrica não é exclusividade do Norte de Minas, é algo nacional. Mas, devemos ficar atentos e evitar agora, para que não chegue um futuro próximo não tenha água nem para beber”, disse.
Além da abordagem sobre a proteção à água da Barragem do Bico da Pedra e do Rio Gorutuba, a reunião também apresentou a situação do sistema irrigado do Perímetro do Gorutuba e a possibilidade de construções de pequenas barragens nos rios.
Audiência Pública.  FOTO: Camila Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos