Inscrições para o Brasil Alfabetizado vão até 30 de setembro

Serão oferecidas 5.553 bolsas para alfabetizadores e 925 para alfabetizadores-coordenadores, além de bolsas para tradutores-intérpretes

Quem desejar se tornar bolsista voluntário do Programa Brasil Alfabetizado tem agora até o dia 30 de setembro para fazer a inscrição. Os interessados devem procurar os escritórios regionais do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), de 8h às 18h.
Segundo o diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, a data foi prorrogada para que mais pessoas tenham a chance de participar do programa e para que todas as vagas sejam preenchidas. Um balanço parcial do inscritos será divulgado na próxima sexta-feira (04/9).


Número de bolsas
Serão oferecidas 5.553 bolsas para alfabetizadores e 925 para alfabetizadores-coordenadores. Já as bolsas para tradutores-intérpretes serão conforme demanda das turmas. A meta desta etapa do programa é alfabetizar 80 mil pessoas nos 258 municípios das regiões dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, Central, Norte e Noroeste de Minas Gerais.
Logo após a fase de inscrição, será feito o processo de seleção/homologação dos bolsistas voluntários aprovados. Em seguida, nos meses de outubro e novembro, inicia-se a fase cadastramento das turmas no sistema do Governo Federal, Sistema Brasil Alfabetizado (SBA).
A formação inicial da rede de formadores está prevista para os meses de novembro, dezembro e janeiro. O início das aulas está previsto para fevereiro/2016, com uma carga horária de 10 horas/aula semanais.
A previsão é que, num prazo de oito meses, os alfabetizandos já consigam ter domínio da escrita e da leitura. Cada turma da área urbana deverá ter entre 14 e 25 alunos, já na área rural o número pode variar de 7 a 25. Todos os profissionais receberão uma bolsa/auxílio, cujo valor é de R$ 400,00 para alfabetizadores e de R$ 600,00 para coordenadores de turma.

Programa Brasil Alfabetizado
Um dos objetivos do programa é reduzir o índice de analfabetismo com a universalização da alfabetização de jovens adultos e idosos, proporcionando a continuidade dos estudos com a conclusão do ensino fundamental, nas turmas regulares da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em Minas Gerais por meio de parceria entre o sistema Sedinor/Idene e o Governo Federal. Segundo o secretário da Sedinor, Paulo Guedes, com a ampliação no número de vagas, que passou de 30.136 para 80 mil alfabetizandos, o programa chega a todos os 258 municípios da área de abrangência da secretaria.
“O problema do analfabetismo na maior parte dos municípios do Norte e Nordeste de Minas Gerais ainda é crônico, chegando a cerca de 35% da população em alguns deles. Mudar esses números é um passo importante para conseguirmos diminuir as desigualdades sociais que ainda marcam as condições de vida nessas regiões”, destaca o secretário.

Oportunidade
Há uns anos, o mecânico Valdoir Antônio de Souza, de 49 anos, fazia parte deste índice. Mas o morador de Santa Fé de Minas, no Norte de Minas, aproveitou a chance do programa Brasil Alfabetizado para fazer o primeiro grau.
Ele conta que não frequentou a escola na época certa porque faltou incentivo dos pais e depois porque tinha que trabalhar e sustentar a família. “O programa é uma oportunidade para as pessoas que não puderam frequentar a escola na época certa”, afirma o mecânico que pensa em continuar os estudos.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Governo de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos