Francisco Sá e Montes Claros: Após roubar bancos, assaltantes faziam festa em fazenda, diz polícia

Fazenda onde as festas eram realizadas, segundo as investigações.
(G1) A Polícia Civil cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Francisco Sá (MG) e Montes Claros (MG), nesta terça-feira (29), em uma operação que investiga assaltos a bancos nas regiões Norte e Central de MG. Foram apreendidos uma pistola, um revólver, duas espingardas, munições, algumas de uso restrito, espadas e um manual de como utilizar as armas.
O delegado Vítor Amaro, da Comarca de Corinto (MG), explicou que entre os alvos dos mandados havia duas fazendas. “As propriedades, segundo investigações, eram usadas em festas para comemorar os assaltos, regadas à bebidas, drogas e prostituição; a outra [fazenda] era usada para esconder as armas”, afirmou. Os proprietários não foram encontrados, apenas um caseiro. Ele foi preso por portar uma espingarda.
Vítor Amaro explicou que esta etapa da investigação, que já culminou na prisão de cerca de 10 pessoas em ações anteriores, começou a partir da prisão de dois homens há cerca de 20 dias.
“A PM prendeu duas pessoas na região de Buenópolis (MG) com algumas armas, mas não tínhamos conhecimento de onde elas vieram e nem para que eles iriam utilizá-las. Dando continuidade às investigações tivemos certeza de que eles estavam ligados à apurações anteriores de caixas eletrônicos.”
Ainda de acordo com o delegado, na ocasião, os criminosos trocaram tiros com a PM. Além das armas, foram apreendidas munição e dois automóveis, que haviam sido roubados. A partir das investigações, a PC descobriu que os carros tinham como possível destino duas oficinas em Montes Claros, onde eram adulterados. Os dois locais também foram alvo dos mandados, mas nada irregular foi encontrado. Ainda durante as apurações, a polícia também conseguiu identificar as fazendas.
“Conseguimos fazer a apreensão de parte das armas. As investigações continuam para identificarmos os fornecedores das armas, já que algumas são de uso restrito e não são negociadas no Brasil, e também dos explosivos utilizados nos caixas eletrônicos. Várias secretarias de segurança discutem a questão dos explosivos, as pessoas que fazem uso deles não precisam ter a conivência de quem os possuem legalmente, já que muitas vezes elas assaltam pedreiras e garimpos legalizados e os empregam de forma ilegal”, esclareceu o delegado.

Operação Novo Cangaço e Dinamite
No final de julho deste ano a Polícia Civil cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e seis de prisão, que tinham como alvos pessoas investigadas em explosões de caixas eletrônicos em pelo menos 12 municípios das regiões Norte e Central de Minas Gerais.
“O grupo se armava fortemente com pistolas, espingardas e submetralhadoras. Com uso de explosivos estouravam caixas eletrônicos em buscas de valores, que eram utilizados para financiar o tráfico de drogas em Montes Claros”, explicou o delegado Jurandir Rodrigues, durante uma coletiva de imprensa.
No mesmo período, a PC de Buenópolis também realizou uma operação para combater o mesmo crime; quatro pessoas foram presas. De acordo com as informações do então delegado Luís Henrique Guimarães de Oliveira, as investigações apontam que os presos têm envolvimento em dois assaltos no dia 07 de maio de 2015, nos Bancos Sicoob e Bradesco.
Embalagens de bebidas encontradas na casa

Material apreendido nesta terça pela PC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos