Chuvas deverão ficar abaixo da média no Norte de Minas

Com uma mistura de cores e estilos, diversos tipos de flores já começam a cobrir as árvores e jardins da cidade, antecipando a primavera, estação que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso na região Sudeste. Com início oficial marcado para esta quarta-feira (23/9), às 5h20, a estação marca o retorno das tempestades, causadas, sobretudo, por frentes frias, podendo vir acompanhadas de granizo, chuva intensa e rajadas de vento. Durante a primavera, que termina à 1h48 do dia 22 de dezembro, as pancadas de chuva ocorrem com frequência no final de tarde e noite, devido ao aumento da umidade e calor.
Em relação às chuvas, os três meses que compõem a primavera apresentarão características distintas. De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, em outubro a predominância será de pancadas de chuva intensas e rápidas. Mas, ele adianta que no Norte de Minas as precipitações pluviométricas deverão ficar abaixo da média, o que preocupa a população, principalmente os produtores rurais. “Na Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas, a expectativa é de chuvas acima do normal. No Norte de Minas, as chuvas ficam abaixo da média e, nas demais regiões, as precipitações ficam normais”, explica Arthur.
Em novembro, a previsão é de chuvas abaixo da normalidade no Norte de Minas e região Central e, nas demais regiões, o tempo permanece estável. Em dezembro, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, as chuvas acontecem de maneira mais contínua, ficando, entretanto, dentro da normalidade em todas as regiões de Minas Gerais. Apesar das sombrias previsões, a população de Montes Claros reza para voltar a chover no município, onde as temperaturas estão 4ºC acima das médias históricas. Normalmente, a máxima média era de 30.3ºC, mas chegou a 34.4ºC, com a temperatura mais alta chegando a 36.9º no dia 5. A mínima média é de 16.1ºC, mas alcançou o pico de 19.7ºC.
A média pluviométrica para setembro em Montes Claros é de 21.2mm, mas choveu muito pouco neste mês, que registrou umidade relativa do ar muito baixa na semana passada: 11%. De acordo com previsões da Somar Meteorologia, não deverá mais chover no município em setembro. Segundo o instituto, uma onda de forte calor deve castigar a população nos próximos dias. Para esta terça-feira (22), previsão de temperatura máxima de 36ºC e mínima de 16ºC, com umidade relativa do ar entre 12% e 48% e ventos de 8 km/h. Para amanhã, previsão de máxima de 38ºC, mínima de 16ºC e umidade entre 12% e 40%. Já a partir de quinta-feira, a temperatura máxima deverá alcançar a casa dos 41ºC e a mínima subir dos 18ºC até 23ºC, com, umidade do ar entre 12% e 46%.
Apesar da preocupante previsão de que não deverá mais chover em setembro, as expectativas ficam para o retorno das precipitações nos três últimos meses do ano. A média pluviométrica para outubro é de 110.5mm, para novembro de 211mm e para dezembro de 237.1mm. Enquanto isso, a população reza para as frentes frias superem o bloqueio atmosférico que está sobre o Norte de Minas e volte a chover na região, aonde a massa de ar quente vem deixando as cidades escaldantes. O reflexo de tanto calor pode ser observado nos clubes de Montes Claros, onde as piscinas estão ficando superlotadas.


Jornal de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou