Barragem do Bico da Pedra agoniza com a seca e com ação irresponsável dos frequentadores


(Por Ivo Júnior) Como se não bastasse à situação caótica que se encontra a barragem do Bico da Pedra devido ao baixo volume de água, decorrente da baixa precipitação pluviométrica dos últimos anos, ainda tem a situação causada por atos irresponsáveis de seus frequentadores, que estão deixando caminhões de lixo nas suas margens. Vale lembrar que o fato da seca também se pode colocar na conta de atos irresponsáveis dos humanos, com os desmatamentos irregulares das nascentes e ao longo dos cursos d’água que alimentam a represa.
Mas voltando a questão da poluição, com a seca da barragem chegando ao extremo outro problema veio à tona. A seca expôs a quantidade de lixo que está sendo depositado no lago. A reportagem da Rádio Onda Norte FM que constantemente visita o lago do Bico da Pedra, constatou recentemente diversos objetos descartados ao longo das margens, tais como muita garrafa pet, embalagens plásticas, restos de rede de pescas, muitos carretéis e linha de anzol, latas de conservas, latas de cervejas, muito pedaço de isopor e até garrafas térmicas.
O fato é que as pessoas vão e não trazem seu lixo de volta, preferem descartá-los na natureza, transformando nosso bem mais precioso que é a água em um depósito de lixo a céu aberto. Além de tornar o lugar desagradável aos olhos o lixo na maioria das vezes influencia no eco sistema, alterando e eliminando diversas espécies da fauna e da flora, conseqüentemente essa alteração irá influenciar na qualidade da água que tomamos. É preciso que os órgãos gestores façam um programa de coleta de lixo no lago, que os órgãos ambientais, façam a fiscalização, mas, o mais importante é que as pessoas que vão até a barragem se conscientizem dos atos irresponsáveis que estão fazendo contra a natureza e a própria espécie humana. Se você leva seu produto traga seu lixo de volta. A nossa sociedade precisa da água.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos