V Fórum Empresarial do Mercosul abre oportunidade comercial para empresariado mineiro

Evento acontece em Belo Horizonte nos dias 14 e 15 de julho, no Teatro Sesiminas

Belo Horizonte será, nos dias 14 e 15 de julho, a capital dos negócios no Mercosul. A cidade sediará o V Fórum Empresarial do Mercosul. Representantes dos cinco países buscarão a ampliação de negócios e a integração das cadeias produtivas nos setores de Ciências da Vida e Biotecnologia; Semicondutores, Tecnologia da Informação e da Comunicação; Agronegócio (alimentos, bebidas, máquinas e equipamentos); Startups e Turismo. Estão previstas as presenças do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel na abertura do encontro, às 9h do dia 14, no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60), do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, e do ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite.
“É ocasião especial para discutirmos o crescimento e a integração de importantes cadeias produtivas e seus componentes de inovação. É uma oportunidade para dialogarmos, trocarmos experiências e, principalmente, dar um salto no volume de negócios entre os cinco Estados-Membros do Mercosul”, destaca o governador Fernando Pimentel. Para ele, há potencial para o bloco econômico ser muito maior do que é hoje. “A capital do estado, com a participação do nosso empresariado e do povo mineiro, é o local ideal para essa aproximação”, afirma.
Para o presidente do Sistema Fiemg e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Olavo Machado Junior, o evento representa a possibilidade do estreitamento de laços entre o Brasil e os componentes do bloco, além da diversificação das negociações comercias. “O Fórum abre a possibilidade de discussão sobre novos caminhos no mercado internacional, de oportunidades dentro do próprio bloco e, também de maior conexão entre as empresas dos cinco países”, diz.
Também participam da abertura do evento o subsecretário-geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Itamaraty, embaixador Hadil da Rocha Vianna, o presidente da Apex Brasil, David Barioni, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, além de representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
O evento acontece em uma parceria do Ministério das Relações Exteriores, com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais (Sebrae-MG), da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul. 

Investimentos e desafios em debate
Na manhã do dia 14, após a solenidade de abertura, a programação do Fórum está divida em três plenárias: “Desafios da micro e pequenas empresas do Mercosul”; “Investimentos dos países do Mercosul - como o bloco se posiciona entre e si e como se projeta para o mundo”; “Os avanços da integração produtiva do Mercosul”, que terá participação do alto representante-geral do Mercosul, Dr. Rosinha, do secretário de Desenvolvimento da Produção do Mdic, Carlos Gadelha, e do presidente da Associação Brasileira de Indústria Química, Denise Naranjo. 

Programação
Na parte da tarde do dia 14, das 14h às 17h acontece, o “Encontro Apex-Brasil com agências de promoção de exportação da América do Sul”, na sede da Fiemg, em Belo Horizonte. Simultaneamente, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) sedia o “Encontro BDMG de agências de fomento e financiamento da América do Sul”.
Na manhã do dia 15, entre às 9h e 12h, acontecerão workshops específicos das áreas em destaque do encontro: “Semicondutores e Tecnologia da Informação e Comunicação”, “Startup”, ambas na sede da Fiemg. “Ciências da Vida e Biotecnologia”, na prefeitura de Belo Horizonte e “Agronegócio”, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
Na parte da tarde serão realizadas visitas técnicas em empresas localizadas no território mineiro, como Hermes Pardini e Unitec Semicondutores. No mesmo período também será realizada a co-criação da carta “Carta das startups para o Mercosul”, na Casa da Economia Criativa.
Para ter acesso a mais informações acesse o site: forummercosul.dpr.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos