Jaíba: Juíza cassa vereador que ia cassar prefeito


Sessão da Câmara de Jaíba para cassação do prefeito Enoch é interrompida pela Polícia

(Por Luís Claudio Guedes) A política de Jaíba, no extremo Norte de Minas, anda eletrizante. Os 13 vereadores de Jaíba, no extremo Norte de Minas, foram surpreendidos , na manhã desta segunda-feira (20), quando se preparavam para votar o relatório da Comissão Processante que investigava o prefeito Enoch Campos Lima (PDT) desde o mês de abril, os 13 vereadores do munício. A expectativa era de que Enoch fosse cassado ainda hoje, mas uma notícia era uma bomba adiou o afastamento do segundo prefeito apenas no atual mandato – já que Jimmy Murça (PCdoB), eleito em 2012, foi afastado antes de completar o mês no cargo por suspeita de corrupção.
A juíza substituta da Comarca de Manga Roberta de Souza Alcântara determinou o afastamento do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Valdemir Soares Oliveira (DEM) e Elias dos Santos, o Elias do Açougue (PHS). Os dois tiveram ainda seus sigilos bancários quebrados. A PM também realiza buscas na casa de três parlamentares. Valdemir Soares poderia assumir a vaga aberta com a cassação de Enoch, o vice que assumiu com o impeachment de Jimmy.
Resumo da ópera: o presidente Valdemir Soares, que esperava viver seu dia de glória com a posse no cargo de prefeito, após casar Enoch, passou da condição de juiz e ‘cassador’ para o de vereador afastado do cargo por medida cautelar de iniciativa do Ministério Público da Comarca de Manga. A decisão da magistrada suspendeu, pelo menos temporariamente, os trabalhos da Comissão Processante que deveria apontar culpa do prefeito Enoch em processo que investiga suposto desvio de recursos públicos na contratação de serviços de pavimentação de vias públicas na cidade de Jaíba.

Ração de papagaio
A medida cautelar que mais uma vez sacode Jaíba é um desdobramento da Operação Ração de Papagaio, de março deste ano, que investigou desvio de recursos públicos da Prefeitura de Jaíba. O MP também pediu o afastamento do vereador Fernando Luca Fernandes (PSDB), mas a juíza não viu motivos para acatar a medida. A medida cautelar atinge ainda a microempresa Lázaro Moyses Ltda., os ex-secretários municipais Marco Aurélio Amorim Oliveira (Administração e Finanças) e Marden Willian de Souza (chefe do setor de compras da Prefeitura), além do construtor Antônio Carlos da Silva, todos acusados de participação no esquema que fraudava licitações na Prefeitura de Jaíba.
Segundo o Ministério Público, os vereadores Valdemir Soares, Elias do Açougue e Fernando Luca participaram de esquema fraudulento em que a empresa Souza Construtora Empreendimentos, do vigilante e suposto laranja do esquema Lázaro Moyses de Souza, que era utilizada para desviar dinheiro da Prefeitura local. O empresário Antônio Carlos da Silva confirmou aos promotores que é o verdadeiro dono da Souza Construtora, que ganhou duas concorrências durante o mandato do prefeito Enoch Lima, para a construção de postos de saúde.
O empresário confirma que o jogo da corrupção em Jaíba é pesado. Ele contou aos promotores que recebia pedidos de propina de vereadores e secretários municipais. Sem isso, era impossível contratar com a Prefeitura de Jaíba. No submundo do esgoto em que se tornou a representação política local, as propinas eram conhecidas como ração de papagaio. O agora vereador afastado Valdecir Soares, por exemplo, exigiu, e teria recebido, dois cheques no valor total de R$ 15 mil, em novembro de 2014.
O empresário Antônio Carlos diz que o pagamento foi feito para quitar uma dívida que o prefeito Enoch tinha com o presidente da Câmara – no tempo em que eles ainda fumavam no mesmo cachimbo. Afastado durante a operação ‘Ração de Papagaio’, o ex-secretário de Finanças Marden Souza chegava a atrasar deliberadamente os pagamentos ao construtor Antônio Carlos, como forma de pressioná-lo a pagar as propinas.
Por enquanto, Enoch segue no cargo, mas sua situação ainda é incerta. O vice-presidente da Câmara, vereador Farrique Xavier da Silva (PSB), que já assumiu a presidência da Câmara em lugar de Valdemir Soares, deve retomar os trabalhos da Comissão Processante e concluir o processo de afastamento do prefeito. Próximo nome na linha sucessória local, o próprio Farrique deve assumir o comando do município – no que se dá uma ideia do quanto os fundamentos da política em Jaíba se deteriorou, o que impede o fim da crise política iniciada há cerca de dois anos com abertura de processo de cassação contra o ex-prefeito Jimmy Murça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou