Espinosa: Moradores pagam para receber “Leite Pela vida”

Ninguém imagina que em pleno século 21 ainda há pessoas que são exploradas por homens que detém o poder. Para exemplificarmos as palavras que abrem a reportagem, temos uma situação que já se tornou corriqueira na cidade de Espinosa, município tem uma população com mais de 32 mil habitantes (IBGE 2014), uma prática criminosa de exploração dos mais carentes e humildes moradores da bela cidade. O que era para ser o programa do Governo Mineiro, chamado de “Leite pela Vida”, tem se tornado o “leite da exploração”, pois cada morador tem que pagar uma taxa mensal de R$15,00 para receber o produto. Alguns litros de leite para aliviar as agruras da seca medonha que assola a região, matando criações de animais e plantações. O abuso se tornou tão grande, que para aqueles que não têm dinheiro para pagar a “taxa” dão suas criações (galinhas, ovos, porcos) como moeda de troca para não perderem o benefício. Vamos detalhar como funciona o esquema: Um carro que estaria alugado pela prefeitura de Espinosa é utilizado para a entrega do leite nas comunidades da zona rural, e como desculpa o responsável pela distribuição pede uma “ajuda” para custear o transporte. Atualmente a cidade é governada pelo prefeito Lúcio Balieiro Gomes (DEM) que ainda não se posicionou diante da denúncia feita pela nossa reportagem. 

Emater de portas fechadas
E as complicações não param por aí, segundo informações de moradores, há mais de dois anos o escritório da Emater-MG estaria fechado, pois a prefeitura se recusa a firmar convenio com o Estado para funcionamento da empresa, já que só é possível com a parceria estado/prefeitura. 

Apuração da denúncia
A cidade de Espinosa faz parte da microrregião da Serra Geral, sendo assim, o IDENE em Janaúba seria o instituto a responder pelo “Leite pela vida” na região, e por conta da grave denúncia nossa reportagem fez contato com a direção do IDENE, que afirmou que estará tomando todas as providências cabíveis. O diretor regional do IDENE Rondinelly Pereira Soares ainda criticou a ausência da Emater na cidade de Espinosa, já que a empresa é uma grande parceira do IDENE, e que isso só estaria prejudicando o município. 
Até o fechamento da reportagem ninguém da prefeitura de Espinosa se manifestou sobre o assunto.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos