Janaúba: Barragem Bico da Pedra se aproxima do volume morto

barragem Bico da Pedra 
(Por Ivo Júnior) A barragem Bico da Pedra agoniza perante a inoperância do poder público e da ação irresponsável do ser humano. Em um ano que a quantidade de chuva foi extremamente inferior aos anos anteriores, o lago da barragem do Bico da Pedra agoniza com apenas 65 centímetros acima do volume morto.
Ainda diante desse problema existe a burocracia jurídica e política. As obras de canalização do Perímetro Irrigado do Gorutuba que foram paralisadas poderiam amenizar essa situação devido à diminuição do desperdício de água.
Os líderes políticos da região parecem não se entenderem. A Sedinor chefiada pelo deputado Paulo Guedes liberou 10 milhões para contratação de caminhões pipas para levar água às localidades afetadas pela seca. Enquanto a Codevasf, chefiada por Dimas Rodrigues que é indicação de Saraiva Felipe e também apoiou Paulo Guedes em Janaúba, paralisou a obra de canalização do Perímetro do Gorutuba por uma dívida de 10 milhões com a construtora. Obra essa que diminuiria o desperdício de água de um projeto agrícola que perde mais da metade da água captada por causa de vazamentos em um sistema deteriorado pelo tempo e pela falta de manutenção.

A degradação ambiental é outro fator determinante na vida da barragem. Ao longo do leito do Rio Gorutuba acima da comunidade do jatobá em longos trechos não existe mata ciliar. Os proprietários de terras desrespeitam as leis e além de desmatar transformam o leito do rio em cercados e pastos. Em visita recentemente aquela localidade, foi possível constatar que o rio não corre mais naquela região devido ao assoreamento. Os órgãos de defesa ambiental alegam não terem equipamentos e pessoas suficientes para combater a degradação, e com isso cada ano que passa a água vai ficando mais escassa na região. Não será surpresa se no ano que vem, ano de eleição, aparecer uma série de projetos bonitos para resolver a situação. Ao sofrido povo norte mineiro, só resta a misericórdia divina para amenizar a situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos