1º CAFÉ GEOGRÁFICO DA ESCOLA ANTÔNIO SANTOS DE PORTEIRINHA SURPREENDE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES


O evento abordou temas de discussão ambiental a nível mundial e envolveu os presentes através do debate e troca de informações.

(ASCOM/Prefeitura de Porteirinha) “Um sucesso”. Assim pode ser definido o 1º Café Geográfico da Escola Estadual Antônio Santos, em Porteirinha, realizado na última sexta-feira, 10. O evento, que foi realizado pelos alunos do 1º ano do ensino médio, contou com a participação dos demais alunos e profissionais da instituição de ensino e dos convidados.
Antes da abertura da Mesa Redonda, o que mais chamou atenção do público presente foi a Exposição Geográfica, com registros fotográficos do trabalho de campo realizado no dia 17 de junho no Parque Estadual de Serra Nova. E o resultado não poderia ser diferente: olhares atentos e mentes ativas a cada figura.
Os estudantes que participaram do evento, como é o caso de Alefy Souza, que após estar envolvido na elaboração e poder ver os resultados, disse que se surpreendeu.“Foi muito bom contribuir com a realização desse Café e poder ver os resultados positivos.Estou ansioso para os próximos”, afirmou.
A mesa redonda da tarde teve como temática “Debates Ambientais da Atualidade", composta pelo gerente do parque do IEF, Plínio Santos de Oliveira, o gerente da Copasa, Hermerson Charles de Oliveira, a assistente social Rosélia Ferreira da Cruz Silva, e pelo coordenador da Limpeza Pública Municipal, João Arnaldo. Mediados pelo professor Daniel Chirsttiann, os debatedores compartilharam experiências pessoais e profissionais sobre três eixos distintos.
O primeiro tema tratado foi "Unidade de Conservação", destacando a extensão do parque, abrangendo os municípios de Porteirinha e Serranópolis de Minas, além de sua importância para conservação dos recursos ambientais. Em seguida, "A coleta Seletiva" foi o foco das discussões, levando em consideração que o município já deu início a essa atividade, a sua importância como fonte de renda para muitas famílias e, principalmente, a contribuição que cada um deve dar. E as discussões foram finalizadas com o tema "Crise Hídrica no Norte de Minas", onde o debatedor destacou o período de crise desse importante recurso, demonstrando, através de imagens, a situação de barragens na região, a exemplo de Janaúba e Serranópolis de Minas.
Para o coordenador do projeto, Prof. Daniel Christtiann, os objetivos foram superados e já se planeja novos projetos. “Sem dúvidas, pelos olhares atentos e pelos questionamentos, estamos felizes por saber que novos conhecimentos e informações foram adquiridos pelos envolvidos. Mas do que isso, foi satisfatório perceber o envolvimento e comprometimento dos alunos desde o planejamento até a execução. Rendo a eles meus agradecimentos e sucesso do mesmo. Vamos agora trabalhar em novos projetos”, afirmou o coordenador.
De acordo a diretora da instituição de Ensino, Prof.ª Alucélia Mendes Oliveira Ribeiro, foi uma importante iniciativa envolver os estudantes em projetos tão inovadores e necessários. “Bela iniciativa. Um projeto inovador e ousado e que gera bons resultados. Nesse espaço aqui, onde se agregam diversos conhecimentos, podemos perceber e refletir a importância de eventos como esse para nossos estudantes e, principalmente, para nossas atitudes para a sustentabilidade do planeta. Parabéns aos envolvidos”, disse a diretora.
Ao final dos debates, os participantes puderam interagir com os palestrantes, solicitando mais informações, tirando dúvidas e acrescentando sugestões. Foram distribuídas ainda mudas de plantas frutíferas e ornamentais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos