Câmara de Janaúba: Vereador afirma que obra da CODEVASF “liga nada a lugar nenhum”

O Superintendente da Codevasf Dimas Rodrigues afirma que a obra 
de canalização do perímetro do Gorutuba está em andamento.
(Por Ivo Júnior) Durante a reunião da Câmara Municipal de Janaúba nesta segunda feira (15) ao usar a tribuna o vereador Carlos Isaildon Mendes citou os cortes do governo federal que afeta diretamente Minas Gerais, especialmente o Norte de Minas Gerais que vem perdendo investimentos e onde existem diversas obras paralisadas.
Além das obras da Escola Técnica Brasil Profissionalizante que esta totalmente paralisada desde o ano passado, o vereador chamou atenção para uma obra que já foi muito prometida, mas ainda não saiu da promessa política. Trata-se da mudança no sistema de condução de água no Projeto Gorutuba. Por diversas vezes ao ser abordado pela imprensa a Câmara convocou o Superintendente da CODEVASF Dimas Rodrigues que sempre respondia a convocação dizendo que “o projeto da Obra estava em andamento e em breve seria dado o início da mesma”. O problema é que a obra foi iniciada dois anos após a primeira abordagem dos órgãos de imprensa que mostravam o desperdício de água no Projeto Gorutuba devido à deterioração das canaletas de distribuição que completaram 36 anos e a falta de manutenção das mesmas.
Ainda durante a reunião o vereador chamou a atenção para a paralisação das obras por parte da empresa vencedora da licitação, que alega não ter recebido o pagamento que gira em torno de 20 milhões (palavras do vereador) e recebido apenas 2 milhões pelo serviço já prestado. E foi enfático em dizer que a obra da canalização realizada pela CODEVASF “liga nada a lugar nenhum”.
Entenda o caso. No ano de 2012 a reportagem da Rádio Onda Norte FM em parceria com o Jornalista José Ambrósio Prates da Rádio Torre FM percorreu diversos trechos do perímetro irrigado do Projeto Gorutuba e fez o registro de diversos vazamentos o que ocasionava um desperdício da maior parte da água captada da barragem Bico da Pedra. Tal foi à repercussão, que todos os órgãos de imprensa da cidade, sabendo da importância dos recursos hídricos existentes e a situação de estiagem que passa o Norte de Minas reproduziram em suas capas, blogs e noticiários o desperdício do nosso precioso líquido. A partir desse momento diversas vezes a Câmara convocou o representante daquela autarquia federal para prestar esclarecimentos e a tomar medidas para solucionar esse problema.
Em e-mail enviado pela reportagem da Radio Onda Norte ao chefe da assessoria de Comunicação da CODEVASF em setembro de 2014, solicitando informações sobre o andamento da obra, foi respondido que: “A obra já iniciou, em 30/05/2014 com a elaboração do Projeto Executivo. A previsão da instalação da tubulação enterrada é para iniciar dia 01/10/2014”. O que de fato aconteceu.
O fato é que como disse o vereador Isaildon, a “obra liga nada a lugar nenhum”. Recentemente a equipe de reportagem da Rádio Onda Norte esteve em um trecho da referida obra e pode comprovar que “não liga nada a lugar nenhum”. Segundo informações do site do Distrito de Irrigação do Gorutuba em média 50% da obra já foi executada, porém são trechos separados, ou seja, como disse o nobre vereador ligando “nada a lugar nenhum”.
A preocupação do vereador é provavelmente de toda a população de Janaúba agora é a seguinte: Será que essa não será mais uma obra daquelas que caem no esquecimento? Mais um montante de dinheiro dos nossos impostos que ficarão enterrados como os canos que supostamente já foram colocados. Ou será que é mais uma estratégia eleitoral para anunciar o reinício das obras nas vésperas da eleição municipal que acontecerá no ano que vem? O tempo dirá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos