Representantes do Município de Jaíba vão a Natal-RN conhecer sistema de dessalinização de água


"Projeto já foi implantado em 9 estados do Brasil dessalinizando águas de poços artesianos e até do mar"

(Por Júnior Oliveira-BigJúnior) Representantes do Município de Jaíba, estiveram em Natal e cidade de João Câmara no Rio Grande do Norte, participando da inauguração de um projeto de dessalinização de água (ÁGUA DOCE). O secretário de Meio Ambiente José dos Santos"Zé de coquinha(foto), e a Secretária de Planejamento Daniela Moraes(foto),puderam conhecer de perto todo o processo de instalação e execução do PROJETO ÁGUA DOCE. Um programa governamental de acesso à água dessalinizada. Foi inaugurado o primeiro sistema de dessalinização no estado, com a participação de representantes de municípios e demais estados interessados, autoridades e Imprensa local. Este programa vem sendo desenvolvido pela coordenação do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas (DRB) em parceria com os entes federados e sociedade civil para levar água de qualidade às comunidades de baixa renda que sofrem com a escassez de água no semiárido.

-SENDO INSTALADO EM JAÍBA VAI ATENDER AS COMUNIDADES RURAIS QUE TENHAM SISTEMA DE POÇOS ARTESIANOS-

No município de Jaíba, é sabido que quase todas as comunidades rurais da cidade, são dependentes de poços artesianos, onde em sua maioria a água obtêm alto nível de sal. Com a implantação deste programa, As comunidades terão uma água de mais qualidade para o consumo, trazendo mais qualidade de vida e saúde para a população. No Brasil, o sistema de dessalinização da água já é usado em nove estados. Cercada pelo mar, Fernando de Noronha ainda depende da chuva para o abastecimento. Ao todo, 40% da água consumida na ilha vêm de açude e de poços. Por isso, chegou a enfrentar um racionamento no começo do ano. Isso não aconteceria se todo o abastecimento viesse do sistema de dessalinização, que tira o sal da água do mar, e é responsável por 60% do que chega às torneiras.
saiba mais

COMO FUNCIONA?
A cada hora de funcionamento a máquina elimina o sal em até mil litros de água. A medida em que isso acontece ela vai sendo depositada em uma caixa e, depois, já está prontinha para o consumo. Água limpa como uma água mineral mesmo.EXEMPLO(FOTOS/4-5-6)
Mas, as membranas que separam o sal da água exigem manutenção constante. ambém conhecida como Osmose Inversa, é onde se exerce forte pressão em uma solução salina. Como o próprio nome já diz, esse processo é o inverso da osmose natural (passagem de uma substância pura para uma solução através de uma membrana semipermeável). Só que para dessalinizar a água é preciso que esta passagem ocorra inversamente: da solução (água e sal) para água pura. Não entendeu? É fácil! O processo consiste em realizar a passagem da água salgada por membranas de fibra oca. Estas fibras contêm poros microscópicos e todo o sal e impurezas presentes na água ficam retidas nestes pequenos poros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos