Janaúba pede socorro para conter criminalidade

(Por Girleno Alencar) A onda de criminalidade que ocorre em Janaúba levou a Associação Comercial e Empresarial a abrir uma campanha para reverter essa situação. Um dos principais pedidos é para a instalação do Centro de Ressocialização de Adolescentes, já que em 2014 foi adquirida uma fazenda para abrigar esta unidade, mas até agora não foi instalado oficialmente. A maioria dos crimes é praticada por adolescentes. A Acijan criou a Comissão de Segurança Pública, que tem a missão de elaborar estratégias e planos de ação para tornar a cidade com segurança. No sábado, uma comitiva de lideranças pediu ajuda ao vice-governador Antônio Andrade, durante sua visita a Montes Claros.
O presidente da Acijan, William Sérgio Cardoso frisa na correspondência encaminhada ao Estado que Janaúba vive momento critico em relação a segurança pública, principalmente nas ações dos menores infratores, alguns de alta periculosidade e soltos pelas ruas, completamente impunes, desafiando a lei, a ordem e as autoridades policiais. A solução, segundo ele, seria agilizar a criação do Centro de Internação e Ressocialização de Menores, em iniciativa que dura há seis anos, mas sem solução.
Além do Centro de Internação e Ressocialização dos Menores, as lideranças janaubenses pedem a ampliação do Presídio Regional, construído na década de 1990 e que está com superlotação; aumento do efetivo e aparelhamento das polícias civil e militar, com equipamentos e viaturas; assim como maior agilidade nos processos judiciais, para acabar com a sensação de impunidade.
A promotora Vanessa do Carmo Diniz, da Vara da Infância e Juventude de Janaúba, apontou 16 adolescentes infratores que respondem a vários procedimentos judiciais e apesar do Ministério Público ter requisitado as vagas para interná-los em outras unidades do Norte de Minas, isso ainda não ocorreu até agora. Existem Centros de Internações em Montes Claros e Pirapora, mas os dois estão superlotados.
Ela mostra ainda que desde o dia 9 de agosto 2012 que o juiz Vitor Luiz de Almeida acatou parcialmente ação civil pública movida pelo Ministério Público onde determina que o Estado deveria providenciar a internação dos adolescentes e ainda criar um Centro de Internação em Janaúba, devendo colocar verba no orçamento do ano seguinte. Porém, a despeito do Estado ter comprado o imóvel para abrigar a unidade, a implantação não ocorreu.
A delegada regional Gessiane Soares Cangussu, de Janaúba, cita que a impunidade preocupa e provoca o aumento da criminalidade, pois apenas um dos infratores tem 35 ocorrências de atos infracionais, outro com 17 e um terceiro, com 14 casos. Ela cita que um dos adolescentes de alta periculosidade foi levado para Pirapora. Outro problema é o baixo efetivo policial, pois são apenas 15 agentes policiais para investigar os crimes em Janaúba.
A Polícia Militar relata que nesse ano foram registrados 164 boletins envolvendo menores, sendo 37 de roubo consumado, 26 de furtos, 16 de tráfico de drogas, 13 de porte ilegal de armas. A corporação tem 121 menores cadastrados por envolvimentos em crimes. Um deles, tem 10 casos de reincidência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos