Janaúba é destaque em estudo britânico

(Por Cíntia Souza) Um estudo de competitividade foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos, em parceria com a empresa britânica Financial Times. O estudo “Brazil Competitiveness Profile” foi divulgado recentemente e leva em consideração 558 microrregiões brasileiras. O ranking divulga as 20 melhores do Brasil em cada quesito.
Nos quesitos energéticos, agricultura e recursos extrativos, Janaúba aparece em 2º lugar entre as melhores cidades do país. A pesquisa mostra o perfil das microrregiões mais competitivas do país.
No quesito educação superior e profissional, o grande destaque foi para a microrregião de São Paulo que ficou em primeiro lugar no ranking. Quando o assunto é infra-estrutura social o primeiro lugar no ranking foi para a microrregião de Brasília (DF).  A de São Carlos ocupa o 11º lugar nesta lista e a de São José do Rio Preto o 18º. Com relação a sustentabilidade a microrregião que mais se destacou foi a de Jaguarão (RS), seguida da de Serras de Sudeste (RS) e da de Cachoeira do Sul (RS). Nenhuma microrregião do Estado de São Paulo ou do interior se destacou neste indicador.
Com relação a saúde, quinto índice levado em consideração no estudo, a microrregião de Barretos foi a que mais se destacou, seguida da de Tupã (SP) e a de Passo Fundo (RS).   No quesito desempenho do setor público, nenhuma microrregião do estado de São Paulo obteve destaque. A melhor no país foi a de Caxias do Sul (RS), Bacia de São João (RJ) e Guaporé (RS).
No indicador logística, o grande desempenho foi para a microrregião de Guarulhos (SP). A de São José do Rio Preto ficou em 18º lugar no ranking e a de Presidente Prudente em 19º. Quando o assunto é sofisticação de negócios a microrregião de Jundiaí foi a que obteve o melhor desempenho. Do interior, a de São Carlos ficou em 18º lugar na classificação. Já no quesito inovação, o primeiro lugar ocupado no ranking foi para a microrregião de São Paulo. Em terceiro lugar está a de São Carlos e em 19º a de São José do Rio Preto.
N quesito tamanho de mercado, São Paulo lidera o ranking, seguido de Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Já com relação aos produtos de mercado, o destaque foi novamente para a microrregião de São Paulo, seguida de Itajaí (SC) e Guarulhos (SP). 
O melhor mercado de trabalho do Brasil pertence a microrregião de Itajaí (SC), Chapecó (SC) e Joinville (SC).

Sobre o estudo
O Perfil Brasil Competitividade é um nível multi-dinâmico que traz uma analise de competitividade brasileira constituída sobre uma base sólida de suporte empírico, rigor metodológico e dados mais recentes disponíveis. O principal objetivo do projeto é tirar lições a partir dos dados e estimular o debate entre os setores públicos e privados, assim enriquecendo a reflexão sobre o presente e o futuro do Brasil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos