Cadeia pública de Janaúba está superlotada

(Por Fernando Lucas) -- Não bastasse a falta de local apropriado para abrigar menores infratores, o município de Janaúba e sua Comarca, que abrange ainda Nova Porteirinha e Verdelândia, sofre com a superlotação do presídio existente. Com capacidade para cerca de 70 presos, a cadeia pública de Janaúba hoje está com cerca de 190 detentos. Ou seja quase três vezes mais a sua capacidade. 
 Estas informações, conseguidas com a costumeira exclusividade pelo JORNAL DA SERRA GERAL também serão apresentadas para o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Sanatana, pela comitiva encabeçada pela Acijan, com representantes da sociedade janaubense.
 Porém, a reunião não servirá apenas para pedir, também vai servir para apresentação de propostas de ajuda, como a construção de mais celas para a cadeia local e até mesmo um albergue para a brigar os detentos com direito a cumprir pena em regime semi-aberto.
 O JORNAL DA SERRA GERAL obteve, com exclusividade, a informação de que estes estariam sendo beneficiados em ficar em casa, sem a necessidade de voltar ao presídio para dormir, como determina a lei, uma vez que não existe acomodações adequadas e suficientes para tais. E, o que é pior, muitos destes aproveitam-se desta oportunidade para cometerem delitos. Com a construção do albergue, teriam onde pernoitarem sob a guarda da Suape.
“O que queremos é que a paz volte a reinar em Janaúba e nossa Comarca. Os comerciantes, empresários de uma forma geral não estão mais aguentando tantos assaltos, furtos e roubos, principalmente com a participação de menores infratores que, pela falta do Centro de Ressocialização e internação, não recebem punição adequada e, o que é pior, invariavelmente voltam às ruas e cometem os mesmos delitos”, argumenta o presidente da Acijan, Wilhan Cardoso.
Da na Acijan reunião ficou decidido quem serão os  representantes da sociedade que participarão da reunião em Belo Horizonte junto à Secretaria de Defesa Social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos