BARRAGEM DO BICO DA PEDRA ESTA A POUCO MAIS DE UM METRO PARA ATINGIR O VOLUME MORTO

(Por Ivo Júnior) A queda na temperatura que vem diminuindo gradativamente há alguns dias também contribuiu para a diminuição da evaporação da Barragem Bico da Pedra, mas, mesmo assim não diminui o risco de desabastecimento em Janaúba e Nova Porteirinha.
Segundo dados colhidos através do Distrito de Irrigação do Gorutuba, nesta segunda feira 22 de Junho o nível de água do reservatório esta com 540,35 metros de sua capacidade. Nesta mesma data no ano de 2014 o nível se encontrava em 544,60 metros de sua capacidade, portanto 4,25 metros a mais que a atual situação encontrada hoje.
Esse nível encontrado nessa data é apenas 115 centímetros acima do volume morto. Para quem não sabe Volume morto é a reserva de água profunda das represas. Armazenado abaixo do ponto de captação, o volume morto não pode ser retirado só por gravidade. Ele precisa ser puxado por bombas. Olhando por esse lado parece ser tranqüila a situação, pois ainda teria muita água para o consumo na agricultura e também para o abastecimento humano nas duas cidades.
O que não deve ficar de fora da análise dos cidadãos é o fato de que a capacidade de armazenamento da barragem hoje é bem inferior a 36 anos quando ela foi construída. As ações do tempo e as intervenções desordenadas de proprietários de terras no entorno do lago, com construções e desmatamento, possibilitou grande assoreamento do seu reservatório diminuindo drasticamente a sua capacidade de armazenamento.
No ano de 2005 a última vez que foi feito um levantamento batimétrico, espécie de levantamento da profundidade, no lago do Bico da Pedra, ficou constatado que havia diminuído sua capacidade 23% no total. De lá para cá o número de áreas desmatadas no entorno do lago aumento significativamente o que provavelmente tenha acelerado esse assoreamento devido a grande quantidade de areia e matérias orgânicas que são levados para o lago através da erosão das chuvas. 
O que chama atenção é que, mesmo com o baixo nível da barragem e a grande escassez de chuvas, a maioria das pessoas não mudaram seus hábitos de consumo. Ainda é possível ver pessoas lavando veículos nas ruas e donas de casas jogando água para lavarem seus passeios. Em um momento como esse é necessário as ações do poder público,mas, principalmente é preciso uma conscientização da população que parece só se concientizar quando sofre no bolso o impacto da conta de consumo. Mais importante que o peso no bolso é o peso na consciência para cuidar dos nossos recursos naturais que estão cada dia mais escassos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos