Prefeitura de Janaúba: Para tudo, tudo parado

Prefeito Yuji Yamada
A cada dia que passa a população janaubense perde a esperança de ver um município melhor, esperança depositada nas urnas durante as eleições de 2012, quando elegeram Yuji Yamada chefe do executivo de Janaúba.  Eleito no dia 7 de outubro de 2012 com 14.605 votos (39,46%), o empresário e fruticultor venceu uma disputa acirrada contra o ex-prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB), que obteve 14.269 votos (38,56%). Ou seja, apenas 336 votos de diferença. O ex-prefeito José Benedito Nunes Neto (PT), que tentava a reeleição, ficou em terceiro com 8.135 votos (21,98%). Mesmo para aqueles que não votaram em Yamada, acreditava-se que era possível termos uma cidade modelo japonês, arrojada e imponente. Mas o que se vê é um município de terceiro mundo, com uma prefeitura “funcionando” aos “trancos e barrancos”. Não faltam exemplos para confirmarmos a realidade atual, segue:

Bairro São Lucas
Nossa reportagem foi procurada por moradores do bairro São Lucas, que revoltados nos informaram sobre a promessa de limpeza do bairro, já que das 22 ruas a prefeitura limpou apenas duas, o restante das ruas foram limpas pelo Parque Empresarial Clarita, que se solidarizou com a situação dramática dos moradores. O privado assumindo o papel do público, a prefeitura falhou mais uma vez com a população. 

Sem combustível 
A prefeitura teve seu fornecimento de combustível cortado essa semana por falta de pagamento, deixando a maior parte da frota de veículos parada. Consultas, exames e viagens tiveram que ser suspensas, aguardando o retorno do abastecimento.

Retrocesso da saúde
Dos 1300 exames patológicos realizados mensalmente na gestão anterior, hoje são feitos apenas 150. Cada UBS (unidade básica de saúde) tinha uma cota mensal de 20 exames oftalmológicos por mês, atualmente são três exames mensais. A redução do número de exames foi de 90%, causando um verdadeiro caos na saúde de Janaúba, que tem uma demanda crescente. 

Energia cortada
A obra do Instituto Federal na Avenida Brasil no centro de Janaúba em frente à câmara municipal teve a energia cortada recentemente, comprometendo mais uma vez a obra que tem mais de 1 ano de atraso.

Dívida com a PREVIJAN
Mensalmente a prefeitura obrigatoriamente tem que repassar para a PREVIJAN o desconto feito na folha de pagamento dos servidores públicos efetivos do município, cerca de 500 mil reais. Esse repasse garante ao servidor um futuro mais tranqüilo, assegurando uma aposentadoria mais digna.  Mas infelizmente, a mais de cinco meses a prefeitura de Janaúba não vem fazendo esse repasse, gerando uma dívida de 2 milhões e meio de reais.

Não é de falar, e sim de fazer
Não é de falar, e sim de fazer. “Reconheço que não tenho o dom da oratória – não sei fazer discursos bonitos, mas sei fazer bonito e bem feito”, com essa frase o atual prefeito de Janaúba Yuji Yamada se desculpava por não ir ao debate promovido por um jornal local durante as eleições de 2012, quando ele disputava a cadeira do executivo. Mas e agora? Não fala nada, e não faz nada! Uma administração que para o que estava em andamento e não consegue sequer uma obra para Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Moço, Jamais vi tanta gente perdida numa Prefeitura. Eu sugeriria primeiramente par que o Prefeito arrancasse todas as gavetas das mesas de todas salas, porque tudo que manda para Prefeitura vai direto para gaveta e cai no esquecimento. Volta-se a cobrar pessoalmente e não se encontra ninguém trabalhando, Dai nova correspondência e novamente para gaveta.
    Visitem a Prefeitura no segundo andar nas sextas feiras e vejam quem trabalha...Raramente uma ou duas pessoas..
    Isso e mesmo uma vergonha publica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos