Onze presos por fraude no DPVAT são liberados da prisão em MG

Justiça expediu 229 mandados
(G1) A Justiça liberou na madrugada deste sábado (18) onze pessoas que foram presas na operação 'Tempo de Despertar' de combate a fraudes no seguro DPVAT. Eles foram liberados após vencer o prazo da prisão temporária.
O juiz da Comarca de Montes Claros, Fausto Geraldo Ferreira Filho, entendeu que houve tempo hábil para recolhimento de provas. Entre os liberados, estão empresários, assistentes administrativos, um médico e um fisioterapeuta.
Os outros envolvidos permanecem presos porque o Juiz da Comarca de Janaúba, Eriton José Sant'ana Magalhães, acatou o pedido do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal e prorrogou a prisão temporária por mais cinco dias.
Na última quinta-feira (16), sete, dos oito advogados presos tiveram as prisões temporárias convertidas em prisão domiciliar. O Juiz da 2ª Vara Criminal de Montes Claros alegou a falta de sala do Estado Maior, com instalações e comodidades para abrigar os advogados presos.

Entenda o caso
A operação denominada 'Tempo de Despertar' de combate a fraudes no seguro obrigatório de danos pessoais, o DPVAT, foi realizada em Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, na última segunda-feira (13).
Quarenta pessoas foram presas na operação. Entre os detidos há 14 empresários e pessoas ligadas a eles, um policial militar, 11 policiais civis, sendo um delegado, três médicos, oito advogados e três fisioterapeutas. Um empresário permanece foragido. A Justiça expediu 229 mandados.
O Ministério Publico e a Polícia Federal apontam que os prejuízos aos cofres públicos podem ser de R$ 1 bilhão em todo o Brasil. Apenas no Norte de Minas Gerais, o rombo é de R$ 28 milhões.
De acordo com as investigações, que duraram um ano, o grupo criminoso agia de várias formas. Em alguns casos, as ações para requisitar o benefício eram embasadas por documentos falsos e ajuizadas em várias comarcas sem consentimento das vítimas de acidentes. A seguradora também pagava a indenização em valores superiores antes que fosse firmado um acordo com as partes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos