Região de Janaúba registra precipitação de deserto

O volume de chuva registrado pelo Distrito de Irrigação do Perímetro Gorutuba (DIG) em Nova Porteirinha que caiu até agora no ano hidrológico 2014/2015 é de 337,7mm. O ano água que começa em julho e termina em junho ainda não acabou, mas sinaliza para fechar com precipitação de deserto.
Numa definição simples de deserto a maioria das classificações repousa numa combinação de número de dias de chuva por ano, a quantidade pluviométrica anual, temperatura, umidade e outros fatores.
Por este sistema, amplamente aceito entre os estudiosos da área, terras extremamente áridas são as que têm pelo menos 12 meses consecutivos sem chuva; terras áridas têm menos de 250 milímetros de chuva anual em 1m2 e terras semiáridas têm uma média de precipitação anual entre 250 e 500 milímetros, em 1m2. As terras áridas e extremamente áridas são os desertos, e terras semiáridas cobertas de gramíneas geralmente são chamadas de estepes.
Estepe aparece, às vezes, numa zona de transição vegetativa e climática entre um determinado e o deserto, que começa a prevalecer.
Na região de Janaúba as áreas pastoris, excetuando os perímetros de irrigação, áreas irrigadas por poços tubulares e captação em rios a semelhança se aproxima muito, com um diferencial, aqui as gramíneas são mais baixas, em comparação com outras regiões.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos