Jaíba: Operação do MPMG desmonta organização criminosa

Acusados estariam infiltrados na prefeitura municipal
Entre os implicados está o advogado Hudson Araújo, secretário de Saúde.
(Fábio Oliva) Na manhã desta quarta-feira, 18 de março, foi realizada a operação “Ração de Papagaio”, com foco na atuação de organização criminosa infiltrada na Administração Municipal de Jaíba, cidade do Norte de Minas com população estimada de 36,5 mil habitantes. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de ordens de condução coercitiva expedidos pelo juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Manga, Eliseu Silva Leite Fonseca. Os acusados também deverão ser afastados dos cargos públicos que ocupam.
A investigação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A ação desta manhã envolveu seis promotores de Justiça, dez servidores da instituição e sessenta policiais militares.
A estimativa inicial é de que o dano imposto ao município supere R$ 10 milhões, envolvendo prioritariamente desvio de recursos destinados às áreas da saúde e construção civil. Segundo as investigações, os líderes do grupo criminoso são secretários municipais e outros servidores públicos que atuam em associação com os principais prestadores de serviço do município.
Em 2013, durante a operação Agosto, o Poder Judiciário local já havia determinado o afastamento do então prefeito e de seus principais assessores. Naquela oportunidade, também foi decretada a prisão preventiva de um ex-prefeito e de seu irmão, de um vereador e de um empresário.
Ração de Papagaio - O nome dado à operação faz referência ao código utilizado por um dos secretários municipais ao pedir o pagamento de propina a determinado fornecedor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos