Jaíba: MP deflagra operação para investigar desvio de R$ 10 mi na Prefeitura

Policiais militares cumpriram na manhã de hoje mandados
 de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Jaíba
(Por Luiz Ribeiro) O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Militar deflagram na manhã desta quarta-feira operação para investigar o desvio estimado de R$ 10 milhões na Prefeitura de Jaíba, no Norte de Minas. O recurso deveria ter sido aplicado em obras de construção civil e serviços na área de saúde. A operação  que está em curso na manhã de hoje, e batizada de “Ração de Papagaio”, começou por voltas das 6 horas com o cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura local.
Também estão sendo cumpridos na manhã desta sexta-feira mandados de prisão coercitiva. Não há informações ainda sobre a identidade de todos os envolvidos. De acordo com a polícia, são 30 pessoas  investigadas na operação, entre elas um ex-prefeito de Jaíba,  seis secretários municipais, servidores públicos, um empresário e um vereador, que foram levados coercitivamente para a comarca de Manga, que fica a 60 quilômetros de Jaíba.

Desdobramento
A operação desta quarta-feira é um desdobramento de uma outra ação do MP, em 2013, batizada de Agosto, – numa alusão a um livro homônimo do escritor Rubem Braga -, e que desbaratou uma quadrilha formada por empresários, servidores públicos e políticos que fraudava processos licitatórios destinados ao transporte escolar, direcionando as contratações às empresas e/ou pessoas ligadas à organização criminosa.

Nome da operação
O nome dado à operação faz referência ao código utilizado por um dos Secretários Municipais ao pedir o pagamento de propina a determinado fornecedor do município. Para o cumprimento nesta quarta-feira da decisão judicial estão sendo empregados seis Promotores de Justiça, 10 servidores do Ministério Público e 60 Policiais Militares.

Comentários

  1. O dinheiro público cada vez sendo menos aplicados e fiscalizar é preciso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos