Área de 5 mil ha entre Porteirinha e Riacho dos Machados irá compor a reserva legal dos projetos Gorutuba e Pirapora

Imagem da barragem do Bico da Pedra
(Porteirinha Notícias) A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está adquirindo cerca de 5 mil hectares entre os municípios de Porteirinha e Riacho dos Machados, um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões que irá beneficiar 495 produtores. A área será destinada a compor a reserva legal dos projetos Gorutuba e Pirapora.
A iniciativa – com a qual a Codevasf atende as exigências da legislação ambiental, irá contribuir significativamente para a recarga da barragem do Bico da Pedra. Com a medida, os irrigantes voltarão a ter condições de pleitear financiamentos para custeio e investimento em seus lotes – já que os agentes financeiros são impedidos de conceder empréstimos quando não há reserva legal na área produtiva.
A delimitação de uma reserva legal significa principalmente que nenhuma ação de desmatamento, construção ou ocupação é permitida nesse terreno, segundo explica o superintendente Dimas Rodrigues, da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG). Máquinas e equipamentos de combate a incêndios já foram adquiridos. Os próximos passos são o cercamento da área de reserva legal, a construção de espaço entre vegetação e cerca para barrar focos de incêndio e a construção de casas para vigilantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos