Violência toma conta de Janaúba

Seja de dia ou à noite, no campo, na cidade ou na periferia, a qualquer hora e usando de meios mais violentos inimagináveis possíveis a bandidagem se alastra por Janaúba assombrando crianças, jovens, adultos e idosos de todos os cantos da cidade.
A “casona”, aqui entendida como município, gerida pela prefeitura está bagunçada. Não sai uma ação adequadamente acertada com vistas ao combate a violência. Apontado por muitos como o maior problema social que enfrentamos hoje, a violência assusta e inibe as pessoas na convivência social. Alguns resolvem seu problema contratando seguranças particulares, câmeras de vídeo, portões eletrônicos...
Mas e a grande maioria da população que depende da segurança pública?
Em Janaúba, as ações públicas por parte do município são nanicas e anêmicas, o governo municipal não se propõe a fazer o que deve ser feito.
Porém, conforme Melina Risso, especialista em combate a violência, algumas iniciativas implementadas em São Paulo, estão dando certo, através de intervenções pautadas apenas em inteligência, talvez até com menos dinheiro, entretanto com vontade e determinação, adjetivos difíceis de serem encontrados no governo municipal de Janaúba.
Para Melissa Risso a questão da segurança deve ocupar dois âmbitos: do ponto de vista da repressão, que fica na mão da polícia, do sistema penitenciário, responsabilidade do governo do estado. Esse âmbito deve ser qualificado. Mas o principal, diz ela é o investimento na prevenção, aí entra a força do município. “Se não, vamos ficar sempre nas políticas que chamamos de enxugar gelo: sempre tratando do caso, mas sem conseguir resolver nada. É preciso tratar da questão antes de ela começar. Por isso os processos de prevenção são fundamentais. E aí entra um papel fundamental das prefeituras. Quando se começa a fazer o trabalho focado, territorializado, consegue-se mensurar os resultados de curto, médio e longo prazo” ensina Risso.
A especialista aponta algumas ações preventivas, como: em alguns lugares a sensação de segurança é gerada por questões urbanas, de investimento de infraestrutura urbana. E isto é função da prefeitura. “Quando a prefeitura trabalha junto com o estado e o governo federal, a gente consegue resultados mais substanciais para a redução da criminalidade. Portanto uma série de coisas compõe o conjunto que reduz homicídios”, afirma.
Para o sociólogo, Julio Jacobo Waiselfisz, um dos autores do estudo Mapa da Violência no Brasil, a migração da violência é fato simples de ser interpretado “o malandro não é otário. Ele não vai atacar um banco bem protegido, no centro da cidade. Ele vai onde a segurança está deficitária, gerando um novo desenho da violência. Não é uma migração meramente física, mas de estruturas e os municípios devem se preparar para tal situação”, enfatiza.
Acompanhe alguns registros de ocorrências realizadas pela Polícia Militar e observe um novo desenho da criminalidade em Janaúba, os incidentes criminosos ocorreram ao redor do centro da cidade, isso quer dizer que o bandido está fugindo das câmeras, uma das poucas ações praticadas nos últimos dois anos.
Acompanhe as ocorrências dos últimos dias. Vale aqui lembrar que muitas vítimas não registraram ocorrência, o que não é aconselhável. Portanto, a violência é ainda maior na cidade.

Assalto a caminhão de bebidas

Homens desconhecidos, com arma de fogo em punho assaltaram motorista e seu ajudante quando faziam entrega de bebidas em uma sorveteria na rua Barão do Gorutuba. Os bandidos levaram carteira com dinheiro e uma bolsa de viagem. A carteira foi recuperada, sem o dinheiro.

Assalto de veículo

Dois indivíduos armados com revólver abordaram um homem de 51 anos e tomaram a sua motocicleta, o fato aconteceu na Rua Pajeu, no bairro Santa Teresinha, em Janaúba.

Assalto a loja

Dois homens não identificados armados com revólver atacaram uma loja na avenida Osvaldo Cruz. Eles roubaram celulares e dinheiro da loja e de clientes.

Roubo e tentativa de homicídio

Uma mulher foi assaltada na porta de sua casa. Ao chegar de motocicleta em sua residência, a vítima deparou com dois homens armados que lhe tomaram a motocicleta, uma bolsa, dinheiro, cartão de crédito e documentos. O marido tentou intervir, mas foi contido com dois disparos de arma de fogo. Os tiros não acertaram as vítimas. O fato aconteceu na rua Sargento Piloto, bairro Santo Antônio.

Três pessoas morrem em acidente na estrada do Jacarezinho

De acordo com Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, três pessoas morreram, vítimas de acidente na estrada do Jacarezinho, na comunidade de mesmo nome.
Consta que a polícia ia atender um chamado no distrito de Vila Nova dos Poções, onde teria ocorrido uma tentativa de homicídio (acompanhe matéria: Filho de empresário tenta matar testemunha de Ação Trabalhista). E no deslocamento da PM acionou o giroflex, padrão natural em situação de urgência, um motorista que dirigia um veículo se assustou com a presença da viatura, vindo a acelerar fortemente o seu veículo.
A viatura continuou o seu deslocamento inicial.  No entanto, no percurso entre a Vila e o aeroporto a guarnição da PM avistou um veículo capotado a direita da pista – sentido centro de Janaúba, distrito de Vila Nova. Ao checar o local foram encontrados dois corpos fora do veículo (motorista e uma passageira) e dentro do veículo outro corpo de outra moça, todos sem vida.
A polícia encontrou no bolso do condutor do carro crosfox, três pedras de crack e, ao checar o veículo descobriu que o número da placa estava adulterado por fita isolante. O veículo havia sido furtado em 11 de novembro de 2014.

Violência decreta a oitava morte por homicídio neste ano em Janaúba

No domingo, dia 22, às 10h40min ocorreu mais um assassinato em Janaúba.
Lennon Henrique Mendes Pereira de 16 anos entra para a lista de homicídios como a oitava vítima de 2015 em Janaúba.
Lennon ainda foi socorrido pelo Samu e levado ao hospital Regional de Janaúba, consciente ele revelou ter sido alvejado por disparos de revólver por um homem desconhecido.
Os projéteis acertaram braço varando até o tórax, e abdômen. A vítima não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito momentos depois de dar entrada ao hospital.
No dia anterior Lennon, havia efetuado um tiro de espingarda contra o ex-cunhado.
O fato aconteceu no residencial Dona Lindu, em Janaúba.

Filho de empresário tenta matar testemunha de Ação Trabalhista

Conforme Boletim de Ocorrência uma pessoa disparou seis tiros em um homem que estava em um barzinho na rua Julião Mendes, no distrito de Vila Nova dos Poções em Janaúba. O fato aconteceu na noite de sábado, dia 21.
De acordo com a vítima, a tentativa de homicídio foi motivada por uma Ação Trabalhista em que ela é testemunha contra o pai do autor. Dias antes, filho e pai haviam ameaçado a testemunha de morte, caso prosseguisse com o processo. Dois tiros alvejaram a vítima, um no antebraço esquerdo e outro na região da pelve.
Socorrido pelo Samu e atendido pelo hospital Regional, o atingido passa bem.

Adolescentes assaltam homem em barzinho

 Sentado em um barzinho, um homem foi surpreendido por dois adolescentes que chegaram de porte de uma garrucha e anunciaram assalto. Os assaltantes levaram o dinheiro da vítima. O fato aconteceu na avenida Gentil Dias no bairro Rio Novo. No último dia 15.

Irmãos tentam matar trabalhador rural
Dois irmãos tentaram assassinar um homem que estava carpindo um terreno na fazenda Poço Velho na comunidade de Jatobá em Janaúba.
A vítima informou que não há nada que motivasse o crime.
A polícia encontrou uma espingarda polveira e munição. O pai dos supostos autores confessou que a arma é de um dos filhos, no entanto eles evadiram a área.
O disparo lançou vários caroços de chumbo que atingiram a vítima na perna direita e região lombar, um chumbo transfixou o pulmão. O fato aconteceu no último dia 17.

Desconhecidos roubam trabalhadores
De acordo com as vítimas, três desconhecidos chegaram armados ao seu local de trabalho e anunciaram assalto levando três celulares. As vítimas contam que os bandidos exigiram que elas ficassem de cabeça abaixada, por esse motivo e pelo fato de estar um pouco escuro no momento não foi possível fazer o reconhecimento.

Desconhecidos tentam assassinar no Santo Antônio
Dois elementos não identificados tentaram assassinar um homem de 28 anos no bairro Santo Antônio.
Conta a vítima, que ao chegar de frente a sua casa, foi abordado por dois homens em uma motocicleta. A vítima disse que entregou a sua motocicleta e correu para se proteger, mas foi atingido por três tiros, sendo dois de raspão na cabeça e um no maxilar. A vítima foi socorrida e passa bem. O fato aconteceu no início do último dia 18, na rua Oriente.

Desconhecidos roubam motocicleta na Baixa da Colônia
Dois homens desconhecidos armados com revólver tomaram a motocicleta de uma pessoa quando transitava entre a Baixa da Colônia I para a Baixa da Colônia II. O fato aconteceu no último dia 16.

Elementos não identificados assaltam açougue no Saudade
Conta o proprietário que foi surpreendido por dois elementos não identificados quando fechava o seu açougue. Armados com revólveres e levaram todo o dinheiro do caixa. O fato aconteceu no último dia 14 no bairro Saudade de Janaúba.

Homem é agredido por sete bandidos em “casa de caboclo”
Quando estava em uma festa na rua Santa Helena no bairro Gameleira em Janaúba, um homem foi chamado por outros sete homens a comprar mais bebidas em um bar na beira do rio Gorutuba. Chegando próximo ao rio, os sete indivíduos passaram a desferir, contra a vítima, socos e pontapés. A vítima conseguiu fugir da casa de caboclo, sendo socorrida no hospital Regional.
A polícia foi acionada e a vítima disse que lhe roubaram motocicleta e documentos.

Bando de desconhecidos rouba duas pessoas na Baixa da Colônia
Seis homens renderam um homem e uma mulher que passavam na estrada da comunidade Baixa da Colônia em Janaúba. Os bandidos, todos armados, fizeram as vitimas deitarem ao solo roubando lhes a motocicleta, dinheiro e dois celulares. O Fato aconteceu no último dia 15.

Em casa abandonada, PM prende traficante e apreende drogas e produtos de furto 

Em uma casa abandonada na rua Nova Esperança, no bairro de mesmo nome em Janaúba, a polícia prendeu um traficante e apreendeu um menor. Eles usavam o local como boca de fumo. Na casa a polícia encontrou uma motocicleta, uma TV, maconha e crack prontas para comercialização. O fato aconteceu no último dia 18.

Ladrões roubam e põem vítima para correr
No último dia 18, na rua Maria de Freitas no bairro Santa Cruz em Janaúba, ladrões abordaram um homem de 36 anos e tomaram-lhe a motocicleta, a carteira e o celular. Contudo, na fuga, os bandidos deixaram a motocicleta para trás.

Adolescentes são apreendidos com arma de fogo
Dois adolescentes suspeitos foram abordados pela PM que encontrou em poder de um dos dois uma garrucha. Eles estavam na avenida Mestre Alfredo Barbosa e foram os autores de um roubo em um bar na avenida Gentil Dias no dia 19. Os adolescentes foram entregues às autoridades competentes. O fato aconteceu no dia 20.

Janaúba, na linha do crime de “puxamento” de caminhão
Em 17fev2015. Durante patrulhamento pela MGC 122, a PM se deparou com o veículo bitrem Scania, acoplado com dois semirreboques, estacionados no acostamento da rodovia (sentido Janaúba Capitão Enéas). No local, não foi encontrado o motorista e o veículo estava destrancado. O seu interior estava todo revirado e com o painel arrombado; as portas dos compartimentos de carga estavam destrancadas e não havia nenhuma carga. Diante dos fatos a equipe conseguiu contatar com a empresa/proprietária do veículo, sendo informada pelo seu representante que o bitrem havia sido furtado no posto novo México, BR 116, KM 28, na cidade de Águas Vermelhas/MG e ele estava carregado com produtos eletrônicos.

PM captura traficante com mais de 1300g de maconha
Cumprindo mandado de busca e apreensão a Polícia Militar prendeu na terça-feira, dia 24, um homem suspeito de assassinato de Manoelino Mendes Pereira no dia 14 de fevereiro deste ano. Em poder do acusado foi encontrado um tablete de maconha de aproximadamente 1 quilo e 100 gramas, mais outro pacote com aproximadamente 250 gramas e ainda outros 6 porções de maconha, duas balanças e um revólver. O acusado foi preso em flagrante em sua casa na rua Manoel Bandeira, no bairro Veredas.

PM prende foragido da justiça nas Caraíbas

Durante patrulhamento pela comunidade Caraíbas, zona Rural de Janaúba,  a PM abordou o indivíduo  Joanes Pereira dos Santos, momento em que foi realizada consulta no sistema, onde foi encontrado um mandado de prisão em aberto.
O autor foi preso e entregue na Delegacia, sem lesões corporais.

Elementos roubam bicicleta e batem em trabalhador
Dois indivíduos, um deles, portando revólver, exigiram que um homem que transitava entregasse-lhes a sua bicicleta e os seus pertences. Um dos assaltantes ainda empurrou a vítima causando-lhe lesão no abdômen. O fato aconteceu no bairro Gameleira na quinta-feira, dia 26. Os assaltantes levaram a bicicleta e um celular da vítima.

Desconhecidos tomam motocicleta
Quando transitava com a sua motocicleta pela rua Domingues Barbosa, a vítima foi surpreendida por três elementos que, após anunciar assalto, roubaram sua motocicleta e sua carteira de bolso contendo cartão de crédito, RG, CPF, CRLV da motocicleta, titulo eleitoral e certificado de reservista. Após os fatos, os autores evadiram o local. O fato aconteceu dia 25, quarta-feira.

Bandido toma mochila, celular e relógio de estudante
Após desembarcar do ônibus de estudantes vindo de Montes Claros a vítima foi abordada por um indivíduo, armado com um revólver, ele anunciou o assalto, ordenando - lhe que entregasse o aparelho celular, o relógio e a mochila de material escolar. Após o assalto, o autor saiu correndo. O fato aconteceu na quinta-feira dia 26.

Tio estupra sobrinha de 6 anos
No bairro Santa Teresinha, em Janaúba, um homem é acusado de estuprar a sobrinha de 6 anos. Uma prima da mãe da criança relatou que o maníaco estava beijando a criança na boca. A pequena vítima relatou que o seu tio a chamou na sala e começou a abraça-la, beijar a sua boca e levantar o seu vestido, passando a mão pelo seu corpo. Ela tentou se soltar, mas só conseguiu após a sua tia chama-la na cozinha. O fato aconteceu na quinta-feira, dia 26. A polícia está procurando o acusado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou