Silvanei resgata prestígio político de Porteirinha e implanta eficiência no serviço público municipal

Prefeito de Porteirinha Silvanei Batista
Passados dois anos da administração do prefeito Silvanei Batista em Porteirinha, o balanço é positivo. Esta é uma avaliação feita pela própria comunidade do município em todos os âmbitos. O prefeito que enfrentou grandes desafios, dado ao desastre que foi a administração anterior, coloca Porteirinha, agora, em posição de destaque entre as cidades da região.
Entre os acertos às novas políticas da gestão Silvanei, sublinha-se o poder de articulação, a honestidade, a liderança e o prestígio político, elementos indispensáveis para as conquistas obtidas por seu governo e que enobrece o nome de Porteirinha e de sua gente. Na verdade, o jovem prefeito retoma o prestígio histórico que por décadas acompanhou este município e que infelizmente havia se perdido nos últimos anos.
A população agradece. A autoestima voltou e está estampada na face e em cada gesto do povo deste município. Isso porque um dos objetivos centrais da administração atual é o acolhimento e respeito ao cidadão porteirinhense.
Silvanei mudou radicalmente a postura de administrar, e vem fazendo escola na região, o seu governo consegue, ao mesmo tempo, valorizar o servidor, acompanhar de perto as famílias em todos os lugares da cidade, suprir as demandas e necessidades possíveis da população, zelar pelos serviços públicos e defender os interesses do município em todas as áreas de governo e ainda captar recursos para as grandes e pequenas realizações de que o município precisa.
Mesmo com a insuficiência financeira enfrentada no início da gestão, em 2013, e com a precariedade em que se encontrava a máquina pública, a atual administração municipal soma comemoráveis conquistas ao longo dos dois primeiros anos de atuação. As dificuldades financeiras não foram frentes para desanimar o prefeito e sua equipe.
Logo de início o prefeito recupera a liderança política do município de Porteirinha. Silvanei consegue se eleger a presidente do consórcio intermunicipal da Serra Geral, onde liderou os interesses de 15 municípios desta microrregião em vários aspectos nas esferas estadual e federal até o final de 2014. Nesta instituição ele capta vários recursos para região, e ainda, deixa em caixa o valor de 140 mil reais.
No âmbito municipal, também, logo no início de seu governo, o atual prefeito renegocia e paga uma eterna dívida no valor de 3 milhões e 700 mil reais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dívida essa herdada da gestão anterior que recolhia do servidor e não repassava à previdência e, por conseguinte inadimplia o município impedindo, assim, a prefeitura em receber recursos dos governos, de firmar convênios e também de realizar diversas operações junto a agentes financeiros. A dívida com o INSS chegava ao montante de 7 milhões de reais.
Vem desta gestão um dos maiores sonhos da população: a conquista do polo do Instituto Federal. Para tanto, a prefeitura doou o espaço. O Instituto Federal irá ministrar cursos técnicos (ensino médio) profissionalizantes e cursos superiores, totalmente gratuitos à população. E com um diferencial, de início os cursos serão escolhidos pela própria população em reunião previamente marcada e amplamente divulgada.
Os investimentos na educação ilustram bem a intenção do governo Silvanei. Foram implantados vários projetos e programas governamentais nas escolas, elevando o nível do aprendizado dos alunos, e a satisfação do profissional de ensino. As 54 escolas do município, hoje oferecem ambiente mais aconchegante, mais bem higienizados, mais bonitos e existem mais recursos para a equipe docente e para os discentes.
Ancorada no conceito qualidade, a administração contemplou 4 mil alunos com uniformes e materiais escolares, imprimindo disciplina e oferecendo condições de frequência de aula aos estudantes. É assim que a administração trata o seu povo, permitindo galgar novos valores, oferecendo apoio e dando condições de escalar novos horizontes.
Com foco na humanização ao atendimento à saúde, a administração implantou o sistema contínuo de qualificação de agente comunitário e de agente em endemias. O sistema transformou a saúde no município, contabilizando melhoria significativa na atenção primária, prevenindo doenças e evitando que outras se agravem e, por conseguinte reduzindo número de internações e fila nos hospitais e ainda, por outro giro, diminuindo o sofrimento da população que é sem dúvida o objetivo principal.
Para melhorar assistir ao paciente, a administração ampliou o hospital São Vicente de Paulo, uma reforma geral foi realizada em todo o complexo hospitalar.
Próximo da população, o prefeito construiu um amplo prédio moderno para sediar a agência do INSS, oferecendo assim conforto e comodidade às pessoas que, por direito, procuram o seu benefício. Desta feita, significa mais emprego no município e mais dinheiro no comercia, já que, a agência passa a atender outras cidades. Com isso, o fluxo de beneficiários tende a aumentar.
Marco histórico do município: a agropecuária, volta a ocupar o seu devido lugar, várias palestras e cursos são oferecidos ao agricultor, uma maneira de enfrentar o problema da seca, já que o fenômeno é uma realidade na região. Alternativas vêm sendo desenvolvidas através de cursos e capacitações ao produtor rural. Tanto é que a feira no mercado municipal ganhou projeção nos últimos meses, e vem atraindo a atenção, inclusive, de moradores de outras praças.
Neste sentido, pelo segundo ano consecutivo é realizada a festa do leite, uma forma de valorizar e mostrar a potencialidade local, de trocar experiência, aprimorar os conhecimentos e adotar novas tecnologias. Não por acaso, o município produz 150 mil queijos por mês.
Vai crescendo a produção, vai ampliando a visão. É assim que o prefeito conceitua esse segmento, e para valorar ainda mais a produção, Silvanei vem tentando junto aos órgãos regulamentadores, o registro da marca do queijo Porteirinha. Significa mais mercado, mais valor à produção e ao produtor e destaque para o município. É assim que se valoriza um segmento.
Arrojo é definição correta ao projeto da barragem Sítio Novo, encampada pelo prefeito, ele acredita que daria para irrigar mais de 3 mil hectares de terras férteis do município, além de contribuir com a segurança hídrica. O prefeito adotou com muita determinação esse projeto, para este e outros projetos, ele conta com o apoio do secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes.
Outro projeto que expõe notável determinação é a construção do distrito indústria. A intenção é dotar o local de infraestrutura adequada e assentar as empresas afins do município e incentivar a vinda de outras companhias de diversas partes do país, gerando, então emprego renda e divisas ao município.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos