JANAÚBA E A CORRUPÇÃO: Um fantasma que não dá trégua

Prefeitura de Janaúba (Foto: Site Jornal Serra Geral)
A corrupção na máquina administrativa municipal em Janaúba parece entidade imortal. Os políticos fazem de tudo para preservá-la. Entra prefeito sai prefeito e a coisa não se moraliza e, pelo riscado, está longe de ser purificada.
Mesmo com a instituição de leis concernentes ao combate à corrupção e com a justiça apertando o cerco, ainda assim os homens da caneta mágica não se titubeiam na hora de afrontar a ética e a moralidade.
Um histórico do município ilustra bem a bandeira aqui levantada. Não vamos apontar o dedo para ninguém, basta fazer um inventário da trajetória político-administrativa de Janaúba, analisar os fatos e, se for o caso, discutir com os amigos e, pelo bem comum, contar para toda a cidade.
Mas, vamos fazer algumas perguntas e tentar respondê-las, sem querer ferir a consciência de nenhum ex-gestor, se é que isso é possível. Pois bem.
A prefeitura paga hoje, aproximadamente 200 mil reais de aluguel. Alguém já perguntou para quem e por que não é construída uma sede própria?
A prefeitura paga aluguel de mais de 20 veículos, alguém já perguntou por que e para quem é pago o aluguel desses veículos e qual o valor pago por cada carro alugado?
A prefeitura tem secretário que, na gíria entre trabalhadores, é um verdadeiro “morcego”, mas recebe todos os meses.
A prefeitura, sobretudo nesse mandato engatou a marcha do retrabalho que não tem dinheiro que aguenta. Todos os dias se refaz parte do que foi feito anteriormente. Isso tem um custo alto para o município.
Não é a falta de dinheiro que está atrapalhando o mandato de Yuji Yamada, mas sim a falta de gestão. O prefeito está causando um prejuízo incalculável ao município. De caráter irreversível, pois tem gente perdendo vida.

MORTE
Se perder a vida, como as crianças (gêmeas ainda no ventre da mãe e um recém-nascido) que morreram vítimas de falta de assistência, não for falta de gestão, então o que é mesmo a falta de gestão?
O ex-secretário de saúde de Janaúba, Helvécio Albuquerque dizia que a sua secretaria trabalhava com foco na excelência, talvez por isso, era modelo para todo o Brasil, ele atribuía o êxito de sua pasta ao zelo na atenção primária, ele que é médico dizia pedagogicamente, nós cercamos de todos os cuidados uma mulher que vai dar a luz e esse cuidado passa pelo acompanhamento da mãe no pré-natal, parto, aleitamento e o apoio se estende a toda a família.
Naquela oportunidade, os méritos foram atribuídos ao município – à prefeitura para ser mais preciso. Agora, porque o resultado é catastrófico tentam fingir que o problema é alheio.

CORRUPÇÃO
Segundo Calil Simão, é pressuposto necessário para a instalação da corrupção a ausência de interesse ou compromisso com o bem comum. Neste caso, cadê o interesse pelo bem comum? Consciente ou não, o compromisso (se é que existe) do prefeito com o bem comum é falho e com equívocos gritantes – lá atrás –, na gestão, mas em sua gestão.
Desta forma, conforme definição de Calil, o governo de Yuji é ou não é corrupto?
Então, atenção senhores vereadores siga o dinheiro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos