Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 30 de agosto de 2014

Goleiro Bruno estaria com plano de fuga de penitenciária de Francisco Sá

Bruno Fernandes arquitetou a morte de sua ex-amante, Eliza Samudio
O goleiro Bruno Fernandes, que cumpre pena na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas, estaria com plano de fuga da unidade. Essa informação está no documento de denúncia protocolado no Conselho Regional de Justiça (CNJ) na última terça-feira (26). O atleta cumpre 22 anos de prisão acusado de ser o mandante da morte de Eliza Samudio, em 2010. 
O documento é assinado pelos advogados dos escritório Carbone & Faiçal e de iniciativa do defensor Ângelo Carbone. Segundo o advogado, a investigação sobre o caso começou depois que vários detentos da Penitenciária de Nelson Hungria , em Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte, protestaram sobre a transferência do atleta. “A população carcerária está revoltada com o privilégio. Vários presos citam até o nome da pessoa que beneficiou o Bruno nesta transferência”, contou.
Carbone, que é defensor do detento Jaílson Alves de Oliveira, que cumpre pena de 36 anos na Nelson Hungria, disse que a transferência iria facilitar a fuga do atleta do sistema carcerário. “Esse é o relato tanto de Jailson quanto de outros detentos e até funcionários da unidade, que não entendem como o atleta conseguiu esse benefício de maneira tão rápida”,afirmou o advogado. 
No documento, os advogados destacam que o atleta teria concedido entrevistas de forma remunerada dentro do complexo penitenciário, o que teria facilitado para que conseguisse a transferência. Sobre a mudança para o Norte de Minas teria sido realizada através da influência um pessoa dentro do judiciário. 
Bruno Fernandes, foi transferido para a penitenciária de Francisco Sá, no dia 20 de junho. Entre os critérios avaliados, pela Vara de Execuções Criminais está a residencia fixa na região, segurança e vaga na unidade prisional dentre outros critérios. 
Para o advogado responsável pela defesa de Bruno, Francisco Simim, a denúncia é irreal. “É uma mentira. A noiva (Ingrid Calheiros) de Bruno mora em Montes Claros. Ele não teve nenhum tipo de privilégio. Somente aquilo que é de direito. Esses advogados estão fantasiando”, disse. 
Agora, a denúncia será avaliada e deverá seguir para Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão é responsável por investigar condutas e procedimentos jurídicos.  Segundo Carbone, não há prazo para que o processo de investigação seja instaurado. “Espero que seja o mais rápido possível, pois essa medida pode motivar um rebelião entre a população carcerária devido ao beneficio irregular de Bruno, além de sua fuga do Norte de Minas”, destacou. 
A defesa do goleiro informou que irá esperar ser comunicado oficialmente para tomar providências sobre o caso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Janaúba é segunda cidade mais populosa do Norte de Minas

No Norte de Minas, Montes Claros manteve o status de município mais populoso da região, com 390.212 habitantes e grande folga sobre os demais. Janaúba (70,4 mil) e Januária (68,04 mil) aparecem em seguida, em disputa acirrada pelo posto de segunda maior população do norte-mineiro. Completam a lista dos 10 municípios mais populosos São Francisco (56,2 mil), Pirapora (55,9 mil), Bocaiuva (46,2 mil), Salinas (41,09 mil), Porteirinha (38,7mil),  Várzea da Palma (38,2 mil), Jaíba (36,5 mil), Taiobeiras (33,04 mil) e Brasília de Minas (32,4 mil).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Políticos mineiros lucram com "mercado negro do combustível"

Paulo Guedes (PT), Ana Maria Resende (PSDB) e Jairo Ataíde (DEM) 
(Por Fábio Oliva) Pelo menos três deputados norte-mineiros – Paulo Guedes (PT), Ana Maria Resende (PSDB) e Jairo Ataíde (DEM) - estariam envolvidas numa nova modalidade de fraude tem seduzido agentes públicos em Minas Gerais e criado o que as autoridades classificam de “mercado negro do combustível”. O jornal Hoje em Dia obteve relatórios e ações civis públicas, impetradas pelo Ministério Público perante a Justiça, e conversou com diversas autoridades que revelaram a última moda nas rodas daqueles que se especializaram em lesar o erário. A reportagem da jornalista Amália Goulart foi publicada na edição de domingo, dia 17.08.2014, porém sem os nomes dos parlamentares envolvidos.
Prefeitos, vereadores e até deputados estão na lista dos que podem ter se beneficiado com a fraude. De acordo com o Ministério Público, o golpe consiste na apresentação de cupons e notas fiscais de abastecimento em postos de gasolina para ressarcimento pelas casas legislativas ou prefeituras, só que sem de fato terem comprado o combustível.
Isso é possível porque a maioria das pessoas que abastece os veículos não pede a nota fiscal. E o sistema de emissão dos cupons fiscais, que servem de base para a emissão da nota fiscal, permite que sejam impressos de uma só vez. Não é como em um supermercado, onde os cupons são emitidos instantaneamente, quando se efetua a compra. Nos postos de combustível, os dados ficam “guardados” no aparelho. É possível adulterá-los e inserir, por exemplo, o CPF de qualquer pessoa. Com isso, cupons e notas fiscais são emitidos em nome de quem o dono do posto desejar.
Estão em poder do Ministério Público mineiro notas e cupons apresentados por três parlamentares. Dois deles estaduais. Eles pertencem ao PT (Paulo Guedes), PSDB (Ana Maria Resende) e DEM (Jairo Ataíde).
A Receita Estadual realizou uma fiscalização em postos do Norte de Minas e apreendeu os documentos fiscais em nome dos deputados. Verificou-se que eles foram apresentados à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal para ressarcimento. Os documentos estão com o Ministério Público e a reportagem teve acesso a eles.
No caso de um dos deputados, houve o ressarcimento em dobro. Ana Maria Resende (PSDB) apresentou cupom e nota fiscais relativos a um mesmo abastecimento, e teve direito a duplo reembolso. Em 15 dias (de 15 de setembro a 30 de setembro de 2012) o deputado apresentou notas e cupons no valor de R$ 5.738,78.
Em outra situação, o deputado Jairo Ataíde (DEM) utilizou cupons e notas fiscais relativos a um mesmo abastecimento, mas com valores diferentes, o que, conforme autoridades, comprova a fraude. Os cupons revelam que foram emitidos em nome de outra pessoa. Mas a nota, relativa a eles, foi impressa com o nome do deputado.
O terceiro deputado, Paulo Guedes (PT), utilizou do mesmo expediente. Os cupons foram emitidos em nome de uma empresa privada, porém, as notas relativas aos cupons foram impressas como se o deputado tivesse abastecido.
Todos os parlamentares pediram às casas legislativas o ressarcimento, a título de verba indenizatória, pelos abastecimentos. Em todos os casos há conivência dos donos dos postos de combustível, que também são alvo das investigações.
Gestores públicos do Norte de Minas já foram denunciados. Em pouco mais de um ano de investigações sobre a nova fraude, o Ministério Público Estadual já apresentou ações civis públicas por improbidade administrativa contra gestores públicos e parlamentares em quatro municípios do Norte de Minas. São eles: Bocaiúva, Mirabela, Francisco Sá e Olhos D’Água.
Em Bocaiúva, 17 vereadores, da atual legislatura e de gestões passadas, foram denunciados. Todos eles são acusados de atuarem com os postos de combustível para fraudar notas e cupons fiscais, com vistas ao ressarcimento ilegal das despesas pelo poder público. Empresários também figuram nas denúncias.
O caso mais recente é o que envolve os três parlamentares mineiros, Paulo Guedes (PT), Ana Maria Resende (PSDB) e Jairo Ataíde (DEM). O Ministério Público Estadual e o Federal já estão com a documentação. Todos os três podem ser alvo de ações por improbidade administrativa.
A suspeita é a de que a fraude esteja se disseminando e ocorra em várias regiões de Minas. Em uma das ações civis públicas impetradas pelo Ministério Público, o frentista de um estabelecimento confirma a fraude. “Ocorre de, muitas vezes, os clientes que abastecem no posto não exigirem a emissão dos respectivos cupons fiscais; esses documentos são armazenados na memória do computador e posteriormente emitidos para justificar despesas em nome de outras pessoas; também é certo que esse ‘descarregamento’ geralmente é realizado simultaneamente, o que justifica a emissão sequencial de cupons fiscais em curto espaço de tempo”, afirmou, conforme o depoimento.

Ramificação
Outra linha de investigação diz respeito a empresas que estariam utilizando da mesma fraude. Em uma das ações proposta pelo MP, testemunhas informaram que a fraude seria interessante para os empresários. Eles poderiam utilizar as notas e cupons fiscais para incluir na conta das despesas com gastos não auferidos. Desta maneira, diminuiria a tributação sobre o lucro das respectivas empresas. As informações constam de depoimentos prestados aos promotores.

Estabelecimentos podem deixar cupom "pendente"
Cupons fiscais de abastecimento têm que ser convertidos em notas fiscais relativas ao mesmo abastecimento. Quando as pessoas abastecem seus veículos, as informações da bomba são enviadas para o Emissor de Cupom Fiscal (ECF).
Diferentemente de estabelecimentos como supermercados, os postos revendedores podem lançar a rubrica  “Pendente” nos cupons, não os imprimindo no ato da venda. Com isso, posteriormente, os donos dos postos preenchem informações nos cupons como nome do comprador e CPF. Daí, fazem a emissão tardia.
Fraudadores inserem informações de parlamentares e emitem os cupons e as notas no nome dos mesmos. Os agentes públicos e parlamentares pedem o reembolso aos órgãos públicos, recebendo o ressarcimento indevido dos valores.

Jovens são presos em Mirabela e Janaúba por tráfico de drogas

Dois jovens, de 18 e 24 anos, foram presos na noite dessa sexta-feira nas cidades de Mirabela e Janaúba, Norte de Minas Gerais, por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.
Segundo informações da Polícia Militar, o jovem de 18 anos foi abordado na Rua Pio II, em Mirabela, e com ele foram encontrados oito papelotes de cocaína, três buchas de maconha, celular e dinheiro.
Já o homem de 24 anos foi preso no início da noite dessa sexta-feira, no bairro Veredas, em Janaúba.
De acordo com a Polícia Militar, ele estava em uma motocicleta quando foi abordado pelos policiais. Com ele foram encontrados 30 gramas de cocaína, dinheiro e um celular.
Os dois suspeitos foram levados para as delegacias das respectivas cidades.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Após denúncia anônima, 10 kg de crack são apreendidos em Januária

(G1) Após denúncia anônima, a Polícia Civil apreendeu 10 kg de crack, nessa quarta-feira (27), em Januária, Norte de Minas Gerais.
O material foi apreendido na BR-135 em um automóvel que seguia no sentido Januária para Montes Claros. No veículo estavam um jovem de 24 anos, um homem de 39 anos, que possui passagem por furto em Uberaba, e outro de 27 anos, que também possui passagem por roubo.
Os três suspeitos foram encaminhados para o presídio de Januária. Segundo a Polícia, a droga seguia de Uberlândia para a cidade de Januária.

Universo Pré-Vestibular


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Três são detidos por tráfico de drogas em Francisco Sá e Janaúba

(G1) Um homem de 29 anos foi preso por tráfico de drogas, nesta terça-feira (26), em Francisco Sá. Policiais militares faziam patrulhamento quando receberam uma denúncia de que o suspeito estava traficando drogas na Vila Vieira.
Quando a PM chegou no local, o homem, que estava de bicicleta, tentou fugir, mas foi preso. Com ele, foram encontradas buchas de maconha.
No Bairro Veredas em Janaúba, um rapaz de 20 anos também foi preso por tráfico. A PM monitorava a Rua Izaurina Caires, local usado para a venda de drogas. O suspeito foi abordado quando saía do local de bicicleta. No bolso dele foram encontradas seis buchas de maconha.
Durante a abordagem o rapaz disse para a PM que tinha mais drogas em casa. No local foram apreendidas 32 buchas de maconha, seis pedras de crack, aparelhos eletrônicos, joias e R$ 184, além de material para embalar droga.
Ainda em Janaúba, na Rua Boa Esperança, um menor foi apreendido com drogas. Ao perceber que seria abordado, o adolescente tentou se desfazer de uma bucha de maconha. Ele ainda tentou se esconder dentro de casa. Dentro de um aparelho de som, os policiais conseguiram encontrar mais sete pedras de crack e dois papelotes de cocaína. Ainda foram apreendidos pela polícia, vários aparelhos eletrônicos, relógios e R$ 156.
Todos os suspeitos foram  encaminhados para a Polícia Civil.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Polícia prende 6 suspeitos de tráfico de drogas no bairro Renascença

(Porteirinha Notícias) Seis suspeitos de tráfico de drogas foram presos no bairro Renascença, em Porteirinha, nessa segunda-feira (25-08). A Polícia Militar abordou uma casa na rua Tiradentes e, quando chamou na porta, várias pessoas tentaram fugir por telhados e muros. Foram presas seis pessoas, entre 19 e 24 anos, por tráfico de drogas, todas foram levados para a delegacia.
Segundo a Polícia Militar, com os suspeitos foram apreendidos sete porções de maconha, celulares e dinheiro.
A PM informou ainda que chegou aos suspeitos após uma denúncia anônima informando sobre a existência de pessoas dando tiros para cima num ponto de venda de drogas numa casa daquele bairro.

Homem é encontrado morto na zona rural de Porteirinha

(Porteirinha Notícias) Na manhã desta segunda-feira (25-08), um homem foi encontrado morto em sua fazenda na comunidade de Oriente, região da Várzea Bonita. O corpo foi encontrado por um funcionário da fazenda que acionou a polícia que, ao chegar no local, constatou que o mesmo tinha um ferimento no rosto e um corte na nuca.
Não foram verificados sinais de roubo na propriedade, o que sugere a hipótese de assassinato por pauladas. O homem tinha 69 anos e até o momento não foram divulgadas possíveis motivações para o crime. O corpo será cremado nos próximos dias, a pedido do próprio, quando vivo.
Segundo a Polícia Militar, no local não foram encontrados vestígios ou evidências para esclarecer os fatos e até o momento não foi localizado nenhum suspeito.

Três pessoas são detidas com maconha em Janaúba

Um homem de 20 anos foi preso e dois menores, de 16 e 17 apreendidos, suspeitos de tráfico de drogas, nesta segunda-feira (25), na Vila Isaías, em Janaúba. Com eles, a Polícia Militar apreendeu dois tabletes e 17 buchas de maconha e uma balança.
De acordo com a PM, eles estavam perto de uma obra abandonada, onde uma balança foi apreendida. Um dos tabletes estava escondido embaixo de um tijolo e o outro, foi encontrado sob um monte de folhas. As buchas de maconha foram encontradas na casa de um dos menores.
Os três e a droga foram levados para a delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Acidente com vitima fatal em Jaíba

No final da manhã do último sábado (23) integrantes da VP 18962, compareceram no KM 24 da LMG-633 cidade de Jaíba, onde encontraram o corpo da vítima José Maria da Cruz, 64 anos, já sem vida, vítima de acidente envolvendo duas motocicletas (colisão).
Compareceu no local o perito da Policia Civil que fez os levantamentos de praxe, liberando o corpo para a Funerária. O envolvido Sr. Roberto Marcos Alves da Silva, 39 anos, teve ferimentos leves e foi conduzido a Delegacia de Policia de Janaúba-MG, para prestar maiores esclarecimentos.
A envolvida Amanda Graziella Nunes Silva, foi medicada no HPS de Jaíba e liberada. Os veículos foram liberados no local.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Jaíba homem morre em acidente com arma de fogo

No final da manhã do último domingo (24) no Povoado Poço Da Vovó, zona rural do município de Jaíba/MG, a PM registrou um grave acidente com arma de fogo que culminou com a morte da vítima Alcebíades Alves De Souza, 51 anos.
Os policiais apuraram no local que a vítima e seu companheiro saíram para fazer trilha de motocicleta e praticar caça predatória de animais silvestres como e de costume. Chegando ao percurso da serra, ambos combinaram o horário de retorno ao local de encontro e se separaram para caçar com espingardas cartucheiras.
Visto que a vítima demorou muito e não retornou no horário, a testemunha foi a sua procura e o encontrou agonizando com intenso sangramento próximo a uma cerca de arame. A vítima ainda com vida e consciente disse ter sido um acidente a arma havia disparado atingindo-o no tórax abaixo da costela lado esquerdo.
A vítima foi socorrida ao hospital em Jaíba, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu minutos depois de dar entrada no hospital. A PM efetuou as apreensões da arma, uma espingarda cartucheira calibre 32, munições, e pertences da vítima.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Jaíba adolescente é apreendido

(ASCOM) Na tarde do último domingo (24), na cidade de Jaíba, a PM através da equipe do Sargento Machado obteve informações do cidadão dando conta de que sua filha uma adolescente em conflito com a lei de 14 anos, usuária de drogas e reincidente na prática de atos infracionais análogos a furtos, teria furtado seu aparelho celular para trocar por drogas.
Os policiais em parlamentação com a adolescente, esta confessou a autoria do ato infracional, bem como informou haver repassado o aparelho celular para outro adolescente de 17 anos, seu comparsa, integrante da facção do bairro Veredas, em troca de duas pedras de crack.
Mediante as declarações, os militares deslocaram até a residência do acusado localizada na Avenida Valdemar Domingos, bairro Veredas, para maior esclarecimento dos fatos, porém ele não se encontrava no local.
Com a autorização do seu genitor do adolescente, os policiais entraram na casa, onde fizeram buscas, encontrando 66 pedras de crack, uma munição calibre .38 e um aparelho celular, com várias chamadas de um mesmo número, do qual o solicitante perguntava se havia pedras de crack para serem vendidas.
Diante dos fatos, a adolescente infratora foi apreendida por ato infracional análogo ao crime de furto e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Janaúba, o adolescente proprietário da droga não foi localizado.

Em Porteirinha adolescente é apreendido

(ASCOM) Na noite do último sábado (23), a viatura comandada pelo Sargento Moreira, fazia o patrulhamento pela cidade de Porteirinha, quando ao passar pela Rua Leopoldino José dos Santos, avistaram o adolescente em conflito com a lei L. R. S, em atitude suspeita.
Os militares fizeram a abordagem do adolescente com este foi encontrada a quantia de R$ 53,00 (cinquenta e três reais) em dinheiro e uma bucha de maconha.
O adolescente em conflito com a lei foi apreendido em flagrante delito por ato infracional análogo ao crime de tráfico ilícito de drogas, sendo entregue na Delegacia de Policia Civil de plantão da cidade de Janaúba/MG, onde ficou a disposição da justiça.

Humorista Pedro Manso fará show em Janaúba

JANAÚBA – A cidade de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas, volta a ser palco de mais um grande show de humor brasileiro. Desta vez, quem pisará em solo gorutubano para apresentação inédita é o consagrado humorista, Pedro Manso, do SBT. Ele se apresentará dia 14 de setembro, no Centro Cultural do Sindicato Rural, às 20h 30 minutos, palco de apresentações de outros renomados nomes do humor nacional, caso de Maurício Manfrini (Paulinho Gogó), Marlei Cevada (Nina), Geraldo Magela (O Ceguinho), Geovane Braz (o Bêbado), da Praça É Nossa, do SBT, e Pedro Bismarck (Nerso da Capitinga), Bené Barbosa (Papudim) da Globo, todas as atrações trazidas a Janaúba pelas empresas que mais investem no segmento cultural na cidade, a Agência Olhe News Comunicação e Eventos, e PHD Produções e Eventos.
Pedro Manso ficou conhecido após vencer um concurso de imitadores no programa Domingão do Faustão. Integrante da bancada de jurados do quadro “Dez ou Mil”, competição de calouros do programa do Ratinho, Manso é a atração principal do quadro, graças à sua irreverência e capacidade de improviso ao emplacar a imitação de diferentes famosos antes de dar a nota ao calouro. Entre as pessoas que imitam estão o apresentador, Fausto Silva, Gugu, apóstolo Valdemiro Santiago, o cantor Leonardo, a apresentadora Marília Gabriela, Netinhno de Paula, Marcelo Resende, Datena, Aguinaldo Timóteo, Clodovil entre outras pessoas famosas.
Pedro Manso, além de atuar como imitador, no palco dá um show de piadas, causos e contos.
Em Janaúba ele promete realizar um grande show e arrancar muitos aplausos do público. Aguarde.


Por Luiz Cabrine

Grife de Gabriel Donato de Andrade arrecada R$ 1,2 milhão com a venda de 161 touros

No sábado, 23 de agosto, o criador Gabriel Donato de Andrade levou parte de sua produção realizada há mais de 40 anos em Janaúba, à Terra do Zebu, Uberaba, para a realização de mais um evento de sua grife. O 8º Leilão Reprodutores Nelore Colonial fez parte da bateria de leilões da 7ª Expogenética e movimentou R$ 1,2 milhão.
Foram negociados 161 touros à média de R$ 7.884, valor equivalente a 69,7 arrobas na troca por boi gordo para pagamento à vista no Norte do Estado (R$ 113/@). O grande destaque foi a venda de Junik COL, fechada em R$ 43.200 com a CSA Genética Bovina. O touro de 43 meses é filho de Quark COL em vaca Paisagista, foi Campeão do Programa Nacional de Avaliação de Touros (PNAT), da ABCZ, em 2012 e distribuiu 570 doses de sêmen para teste de progênie para 19 criadores de todo Brasil.
Todos os animais saíram avaliação do Nelore Brasil, da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). A oferta foi reforçada com a produção da Nelore Byo, de Huarrisson Antunes Gangussu, também de Janaúba.
As vendas foram fechadas na batida do martelo do leiloeiro Adriano Barbosa, com pagamentos fixados em 24 parcelas. O evento teve organização da Programa Leilões e transmissão do Canal do Boi.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Jaíba menina rouba celular do pai para trocar por pedras de crack

Uma adolescente de 14 anos foi apreendida após roubar o celular do pai e o trocar por duas pedras de crack, em Jaíba, no Norte de Minas, nesse domingo (24).
A vítima, de 59 anos, foi quem procurou a Polícia Militar (PM) e denunciou a filha. De acordo com ele, a menina, conhecida como “Ciganinha”, é usuária de drogas e já roubou outros objetos da casa deles.
Desta vez, ela pegou o celular do próprio pai e foi até o bairro Veredas para repassar o objeto a um adolescente de 17 anos, em troca de duas pedras de crack. O rapaz é conhecido pela polícia por envolvimento com o tráfico de drogas e por porte ilegal de arma. Ele não foi encontrado pela PM.
Na casa do jovem, a PM apreendeu 66 pedras de crack, prontas para comércio, embaixo de um fogão a gás. No quarto dele, dentro de uma gaveta, os militares acharam uma munição calibre 38 intacta. Ainda, foi apreendido o celular usado pelo adolescente para negociar a venda de drogas com usuários, que tocou na presença dos policiais na casa.
A menina confessou o roubo e a compra da droga e foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com