Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 16 de agosto de 2014

Jovem de Espinosa, Patrícia Ramos disputa Jogos da Juventude na China

A atleta norte-mineira Ana Patrícia Ramos ao lado da parceira Paula Hoffman. 
(G1) A norte-mineira Patrícia Ramos, de 16 anos, já está  em Naquim, na China para a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude 2014. Ao lado da carioca Paula Hoffman, a dupla acerta os últimos detalhes antes da estreia na competição neste domingo (16). 
A jovem dupla chegou com antecedência ao Japão para se adequar ao fuso horário local que é de 11 horas à frente do horário de Brasília/DF. Já em solo chinês e com a missão de representar o Brasil, Patrícia treina forte para garantir um bom resultado.
 - Fiquei no Japão por sete dias para fazer uma adaptação e achei incrível toda estrutura do local .Treinamos a semana toda e fechamos o ciclo muito felizes com o resultado dos treinamentos - afirma.
De 29 de julho a 03 de agosto a dupla brigou pela classificação no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia sub-19, realizado na cidade do Porto, em Portugal. Ela diz que apesar do resultado, serviu para confirmar o seu objetivo profissional.
- Terminamos o mundial em 9° lugar, sendo derrotadas pela dupla que foi vice-campeã do campeonato, num jogo muito disputado. Experiência maravilhosa principalmente por ser o meu primeiro torneio internacional. Me mostrou que estou no caminho certo- salienta.
A jovem atleta diz que a experiência adquirida nos jogos disputados em terras europeias contribuirá para mais um desafio internacional.
- Países do mundo inteiro vão disputar as olimpíadas e teremos um jogo por dia. Sem dúvida a experiência de Portugal, vai me ajudar muito aqui na China, porque já entendi como tudo funciona - revela.
Há quase 30 dias longe de casa e com os jogos olímpicos previsto para se encerrar no fim do mês de agosto, Patrícia dribla a saudade da família através das redes sociais. 
 - A saudade é grande, mas é um preço que se paga quando se tem um sonho - ressalta.
Com a responsabilidade de representar a seleção brasileira e o peso de estar entre as melhores da categoria, as expectativas são as melhores para uma boa classificação.
- Acredito muito na nossa dupla, e ter do lado uma bicampeã mundial [Paula Hoffman] me dá ainda mais confiança. Sair daqui campeã representaria pra mim a realização de um grande sonho. Faremos o nosso melhor e se Deus quiser vamos sair daqui campeãs - 
Os Jogos Olímpicos da Juventude foram criados em 2007 e a primeira edição aconteceu em Cingapura em 2010. O evento tem a participação de atletas com idades entre 15 e 18 anos em sete modalidades: esgrima, ginástica artística, handebol, judô, levantamento de peso, lutas e o vôlei de praia.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Estoque do único banco de leite do Norte de Minas é insuficiente

(O Tempo) O único banco de leite humano do Norte de Minas fica em Montes Claros e é responsável por abastecer, além do Hospital Aroldo Tourinho, onde é instalado, a Santa Casa da cidade e o Hospital Universitário. No entanto, dependendo da demanda, o banco de leite também atende a mães que o solicitam, a bebês órfãos da região e a hospitais de cidades do Norte do Estado, como Janaúba, que acionam o estoque sempre que necessário.
O problema é que, atualmente, o banco de leite de Montes Claros está com o estoque extremamente baixo e os poucos litros que mantém têm que ser divididos entre os bebês que estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Infelizmente temos que selecionar os casos mais urgentes para amamentar com o estoque atual. Então, damos preferência aos bebês da UTI, que ainda não tem peso suficiente para sobreviver sem a amamentação necessária”, conta a técnica de enfermagem do Hospital Aroldo Tourinho, Inária Alves.
O estoque atual gira em torno de apenas oito litros de leite por semana, mantido por apenas 12 doadoras. Ainda de acordo com Alves, o estoque ideal teria que ser mantido por cerca de 40 doadoras e gerado uma média de leite semanal de 25 litros.  A demanda se concentra principalmente no Hospital Universitário e na Santa Casa que, juntos, têm 20 leitos de bebês em situação de risco. O ideal seria que eles mamassem de duas em duas horas. Mas a baixa no estoque dificulta este ideal.
No banco de leite de Montes Claros, as doações passam pelo processo de pasteurização, análise de um bioquímico para identificar possíveis bactéricas, controle de qualidade e, só então, é utilizado na amamentação dos bebês. Para doar, a mãe passa por diversos exames a partir do último trimestre de gestação como exame de hepatite, HIV, VDRL e, recentemente, também começaram a passar pelo exame que identifica a doença de Chagas.
O leite materno é essencial nos primeiros meses de vida do bebê por conter vitaminas, minerais, gorduras e proteínas ideais para o organismo da criança, que não poderiam ser encontrados da mesma forma no leite da vaca, por exemplo. Mas, infelizmente, nem todo bebê tem a sorte de ter uma mãe para amamentá-lo na primeira fase da vida e, neste caso, a solução é recorrer ao banco de leite, um estoque do leite materno para amamentar bebês cujo as mães não possuem leite o suficiente ou órfãos.
Para isso, é necessário que as mães que não têm esse problema doem seu leite em um ato de amor e solidariedade. Qualquer gestante ou mãe é habilitada e pode doar seu leite ao banco de leite do hospital Aroldo Tourinho. Para se cadastrar, é só entrar em contato com a unidade pelos números (38) 2101-4062 ou (38) 2101-4034.

Dois mil pinos de cocaína são apreendidos em Mato Verde

Mãe, esposa e suspeito foram presos durante a
ação.
Um homem de 41 anos; a mãe dele, além da esposa de 21 anos foram presos na  tarde desta sexta-feira (15) em Mato Verde.
Segundo a PM, a prisão foi executada em cumprimento de mandado expedido pela Justiça.
Com eles foram encontrados e apreendidos cerca de dois mil pinos de cocaína, crack e armas.
Todos os envolvidos, de acordo com a PM, possuem passagens por tráfico.Eles foram encaminhados à Delegacia de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

‘Rei da Cachaça’ é alvo de mais uma denúncia de abuso sexual


(O Tempo) Pelo menos mais uma denúncia de abuso sexual contra Antônio Eustáquio Rodrigues, 64 – dono das marcas de cachaça Seleta, Saliboa e Boazinha –, deve ser investigada pela Polícia Civil (PC) de Salinas, no Norte de Minas Gerais. A informação é do delegado José Eduardo Gonçalves dos Santos, responsável pelo caso, que atendeu a imprensa em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14), na cidade. Conhecido como “Rei da Cachaça”, o homem é suspeito de cometer crime sexual contra dois adolescentes – uma garota de 15 anos e um garoto com 14 anos, e de tentativa de homicídio contra um homem, de 18 anos.
De acordo com o delegado, depois da prisão do empresário, na última terça-feira, mais um adolescente procurou a corporação para prestar queixa de abusos cometidos pelo suspeito.
O delegado não mencionou em que situação e quantas vezes o crime teria ocorrido. “O processo corre em sigilo, já que o empresário é personalidade na cidade e se tratam de suspeitas”, ressaltou Santos.
Promotora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que acompanha o caso, Maria Constância Martins da Costa afirmou que a nova queixa foi feita por um garoto de 13 anos.

Operação papai noel
O empresário está preso preventivamente na cadeia de Pedra Azul, na mesma região. Segundo a PC, a prisão de Rodrigues foi feita após cinco meses de investigação conjunta com MPMG, pela operação Papai Noel – em referência à barba do suspeito.
O “Rei da Cachaça” deve ficar na cadeia por pelo menos mais sete dias, segundo o delegado. Depois de finalizar as investigações, o caso será entregue ao MPMG, que vai decidir se aceita ou não as denúncias.
A assessoria de imprensa da Seleta e Boazinha Indústria Ltda informou que a família de Rodrigues prefere não se pronunciar sobre o caso. Se condenado, o idoso pode pegar de seis a dez anos pelo crime de estupro e de seis a 20 anos pelo homicídio tentado.
A promotora afirmou que há depoimentos contundentes contra o suspeito, que já responde por crimes ambientais.

Silêncio. O advogado do suspeito não atendeu as ligações da reportagem nesta quinta-feira (14). 
Doença. Considerado o maior produtor de cachaça artesanal do país, Antônio Eustáquio Rodrigues está afastado da direção da Seleta e Boazinha Indústria Ltda desde 2006 por motivo de doença, segundo a assessoria de imprensa da empresa. A instituição informou não ter autorização para divulgar de quê o sócio-fundador da empresa sofre. 

“Rei da Cachaça”. A fábrica, que fica em Salinas, produz 1,5 milhão de litros da bebida por ano. A Seleta, que carrega o título de maior exportadora da bebida, fornece cachaça para China, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Uruguai, Portugal, Nova Zelândia e França.

PM apreende crack, balanças e dinheiro em Janaúba

Materiais apreendidos no Bairro Veredas
A Polícia Militar apreendeu crack, dinheiro e duas balanças na Rua Izaurina Caíres, no Bairro Veredas, em Janaúba (MG), nesta quinta-feira (14). Ninguém foi preso.
Os policiais faziam patrulhamento quando viram um homem de 30 repassando um objeto para outro, em frente a uma casa. Quando os dois perceberam a presença da PM, eles correram e conseguiram fugir. No chão, a PM encontrou quatro pedras de crack, e no interior do imóvel foram encontrados R$ 125,85 e duas balanças.
Ainda de acordo com a PM, o local é utilizado para a venda de drogas. Aparelhos eletrônicos, que podem ter sido conseguidos com a venda de drogas, também foram apreendidos. O material foi levado para a delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pai de irmãos suspeitos de matar militar em Riacho dos Machados é assassinado

Soldado, que era pai de uma crianças de 3 anos,
foi morto em uma tocaia na noite de sábado (9)
O pai de dois homens, suspeitos de matar o soldado Leonardo Santos, 26, no último sábado (9), foi assassinado no fim da noite dessa quarta-feira (13), em Riacho dos Machados, no Norte de Minas. O homem, de 61 anos, pode ter sido vítima de "casinha".
De acordo com a Polícia Militar (PM), o idoso estava em sua casa e teria sido convidado por sua ex-companheira para dormir na "casa dela" e fazer companhia para o atual marido da mulher, que tem problemas de saúde. O imóvel, onde ela mora, está abandonado e anteriormente funcionava como hospital. O terreno foi invadido por populares.
Logo que chegou ao endereço, a vítima foi atingida por três tiros na nuca. Segundo testemunhas, dois homens, em uma moto, teriam atirado e fugido. Até o momento, ninguém foi preso.
A morte do idoso pode estar relacionada ao assassinato do militar Santos, no fim de semana. Os filhos dele são suspeitos do crime e foram detidos.

Relembre o caso
O policial estava acompanhado de seu parceiro atuando em uma festa religiosa no distrito de Barreiro Preto, distante 29 km da cidade. Na hora que eles foram embora, depararam com uma porteira fechada. Quando Santos desceu do carro para abrir, tomou um tiro de espingarda na nuca.
Santos foi colocado na viatura e socorrido, porém, não resistiu ao grave ferimento. O policial morto, que era pai de uma criança de 3 anos, foi enterrado na comunidade Paciência, na cidade de Porteirinha, onde nasceu.
Ele atuava há cerca de seis anos na corporação. "Era um policial muito bom, dedicado, e muito querido tantos pelos militares como pela população. Tinha uma postura muito correta", lamentou o colega de trabalho, sargento Marcos Antônio Nogueira. 

Prisão
Nesse domingo (10), após intenso rastreamento na cidade, os policiais conseguiram deter dois irmãos, de 20 e 24 anos. "Ainda não está confirmado, mas temos muitas informações de que sejam eles. Um dos jovens teria desacatado o soldado Leonardo recentemente e resistido à voz de prisão, sendo que na época os dois chegaram a entrar em luta corporal", explicou o sargento Nogueira.
Ainda conforme a PM, no sábado antes de irem para o povoado onde acontecia a festa, o militar abordou e apreendeu uma moto de um dos irmãos, o que aumenta a suspeita de que eles possam ter planejado a armadilha para executar o policial. "Os dois tem passagens policiais por badernas, desacato, danos ao patrimônio, furto e ameaças", finalizou. 

Polícia Civil apresenta homem suspeito de estupro em Janaúba

Suspeito foi apresentado nesta quinta-feira (14).
A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira (14), um homem de 22 anos suspeito de estuprar uma mulher de 57 anos no dia 26 de julho em Janaúba (MG).
As delegadas responsáveis pelo caso Márcia Miguel e Glenia Torres 
De acordo com informações da delegada Márcia Miguel Meira e Santos, ele foi preso na sexta-feira (8), após ser reconhecido pela vítima e também por provas conseguidas por investigações técnico-científicas. Ele foi preso na própria casa em Janaúba.
"A lesão no braço e o crucifixo foram sinais que identificaram o suspeito.Passamos esses dias documentando e reconhecendo as provas e o caso", diz a delegada.
Ainda conforme a delegada, o jovem possui passagens por delito e tentativa de estupro cometido em 2012. No dia 9 de julho, ele teria conseguido o benefício da prisão domiciliar. "Mesmo após o estupro, ele ainda permaneceu na cidade como se nada tivesse acontecido", completa Márcia Santos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Acidente entre van e caminhões mata seis pessoas em Salinas

Van foi destruída com o impacto
Um grave acidente envolvendo uma van e dois caminhões matou seis pessoas e deixou quatro feridas no início da manhã desta quarta-feira (13) na BR-251 em Salinas, no norte de Minas Gerais. Entre as vítimas está uma criança de um ano e três meses. Os dez atingidos estavam na van.
Segundo o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o acidente aconteceu por volta de 5h. Os quatro feridos foram levados para o pronto-socorro em Taiobeiras.
Os mortos no acidente foram José Maria Nogueira Magalhães, Luzia Martiniano da Silva, Maria Batista do Nascimento, Maria Viviane Leão dos Santos e Joao Victor, de um ano.
Quatro feridos foram levados para hospitais em Taiobeiras e Salinas. Os motoristas dos dois caminhões sofreram ferimentos sem gravidade.
A polícia investiga as causas do acidente. Os bombeiros apontam que dois caminhões teriam batido na rodovia e atingiram a van, que levava os passageiros de Caririassu (CE) para Nova Serrana (MG), onde trabalhavam.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Morre candidato à presidência Eduardo Campos

Morador de Santos postou em sua página no facebook imagens do acidente
O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Henrique Accioly Campos (PSB), morreu na manhã desta quarta-feira (13) na queda de uma aeronave em Santos, na litoral sul de São Paulo. Campos havia completado 49 anos no último dia 10 de agosto. Campos morreu no mesmo dia em que o avô Miguel Arraes.
A aeronave teria partido do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). O acidente aconteceu na rua Vahia de Abreu, no bairro do Boqueirão, região central de Santos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas morreram e ao menos sete ficaram feridas.
Segundo o prefeito de Campinas, Jonas Donizzetti, um dos principais aliados de Campos em SP, a informação repassada ao PSB por integrantes do governo do Estado de SP é de que não há sobreviventes entre os passageiros do avião.
A ex-senadora Marina Silva, candidata a vice-presidente na chapa de Campos, estava ontem no Rio e embarcaria esta quarta no avião que caiu ao tentar pousar no Guarujá (SP). Na última hora, Marina mudou a rota e decidiu embarcar em um avião de carreira com assessores.
Marina está agora em sua casa, em São Paulo, reunida com políticos da Rede e pessoas próximas. Segundo relatos, a ex-senadora está em estado de choque e não vai se pronunciar. Desde a manhã, quando foi divulgada a notícia do acidente, integrantes da campanha de Campos e Marina tentavam confirmar se ele estava na aeronave.
Políticos e parlamentares aguardavam por Campos no Guarujá, mas ele não apareceu e nenhum de seus telefones respondia aos chamados. Pela rota do avião, do Rio até o Guarujá, tudo indicava que ele estava entre as vítimas do acidente.
Campos era casado com a economista e auditora licenciada do Tribunal de Contas de Pernambuco Renata Campos, com quem teve cinco filhos --Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel, que nasceu no começo de 2014. O romance entre Campos e Renata começou ainda na adolescência, quando ele tinha 15 anos e ela, 13, no Recife (PE).

Trajetória
Natural do Recife, Campos era filho de Ana Arraes, ministra do TCU (Tribunal de Contas da União), e do escritor Maximiano Campos (1941-1998). Campos também era neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (1916-2005).
Economista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Campos começou sua militância política como presidente do Diretório Acadêmico da faculdade de economia em 1985. Em 1990, Campos filiou-se ao PSB e conseguiu seu primeiro mandato como deputado estadual.
Em 1990, Campos filiou-se ao PSB e conseguiu seu primeiro mandato como deputado estadual. Quatro anos depois elegeu-se deputado federal, mas permaneceu no governo de Pernambuco durante a gestão do avô (1995-1998), como secretário de Governo e, em seguida, da Fazenda.
Eleito deputado federal em 1998 e 2002, Campos assumiu a presidência nacional do PSB em 2005. No ano seguinte, elegeu-se governador de Pernambuco. Ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula, Campos rompeu a aliança com o PT da presidente Dilma Rousseff no final de 2013. Após o rompimento, Campos selou aliança com a ex-senadora Marina Silva, vice em sua chapa na corrida ao Palácio do Planalto.

Acidente
A aeronave teria partido do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Santos (SP). O acidente aconteceu na rua Vahia de Abreu, no bairro do Boqueirão, região central de Santos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas morreram e ao menos sete ficaram feridas. O Corpo de Bombeiros informou que enviou oito carros para socorrer as vítimas no local do acidente.
A fiação de todas as vias da região foram desenergizadas para facilitar o trabalho de resgate e rescaldo do incêndio provocado pela queda do avião. A Secretaria Estadual da Saúde informou que o secretário da pasta, David Uip, também está indo para o local o acidente.
Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), perto das 9h50 o piloto da aeronave informou que tinha pouca visibilidade para pousar no Guarujá e arremeteu a aeronave. Logo após, a torre perdeu contato com o avião _que tem capacidade para 12 pessoas, em configuração padrão.
O avião havia saído do Rio de Janeiro em um jatinho Cessna 560XL Citation às 9h30, com destino ao Guarujá, cidade vizinha de Santos no litoral paulista. Campos cumpriria agenda em Santos com sua candidata a vice, Marina Silva (PSB).
Segundo o presidente do PSB-SP, Márcio França, que aguardava Campos na base aérea do Guarujá, a aeronave arremeteu. "Perdemos contato com o avião depois disso", afirmou França.
Depois disso, durante cerca de uma hora, houve uma troca incessante de telefonemas entre integrantes da campanha, jornalistas e autoridades aeronáuticas para tentar localizar Campos.

Em Salinas produtor de cachaça é preso suspeito de pedofilia

O empresário Antônio Eustáquio Rodrigues, dono
das marcas de cachaça Seleta, Saliboa e
Boazinha (Foto: Divulgação)
(G1) O empresário dono das marcas de cachaça Seleta, Saliboa e Boazinha, Antônio Eustáquio Rodrigues, foi preso no início da tarde desta terça-feira (12), em seu escritório na cidade de Salinas (MG). Toni Rodrigues, como é mais conhecido, de 64 anos, é suspeito de cometer uma tentativa de homicídio, um estupro de vulnerável e um estupro comum.
De acordo com a Polícia Civil, as vítimas de violência sexual são um menino de 13 anos e uma menina de 15 anos, que moram em um bairro pobre da cidade. 
O advogado de defesa, Jean Racini, esteve na tarde desta terça na delegacia de Polícia Civil de Salinas, onde Toni foi ouvido. Racini preferiu não se pronunciar no momento pois não teve acesso ao inquérito ainda. Já na empresa, nenhum porta-voz foi encontrado pela equipe de reportagem o G1 para comentar o assunto.
O empresário foi preso durante a operação Papai Noel da Polícia Civil de Salinas. A polícia acredita que os abusos começaram quando ambos os menores tinham 13 anos e as abordagens eram feitas pelo suspeito em seu carro.
“Era comum ele distribuir celulares e dinheiro para as crianças do bairro”, conta o menino de 14 anos que diz ter sofrido os abusos. Segundo a vítima, os atos sexuais foram cometidos na casa do suspeito. “Ele me disse que não tinha necessidade de contar para ninguém o que tinha acontecido, porque nós dois nos daríamos muito mal”, afirma.
Segundo o menino, a situação se repetiu por outras duas vezes e o mesmo aconteceu com sua colega que mora no mesmo bairro. A denúncia foi feita pela mãe do garoto ao Conselho Tutelar da cidade. “Resolvi denunciar porque muitas pessoas têm medo dele aqui já que ele é um homem poderoso. Mas não tenho medo, sinto-me aliviada”, diz a mãe.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a tentativa de homicídio aconteceu no dia 18 de julho deste ano, por volta das 23h50. A vítima não foi identificada e a prisão preventiva foi decretada baseada em depoimentos de testemunhas, que disseram que o empresário espancou um jovem e ameaçou dar dois tiros nele.
Toni é dono da maior fábrica de cachaça artesanal do país e produz 1,5 milhão de litros da bebida por ano. A empresa Seleta possui além da fábrica localizada na cidade de Salinas, um grande tonel para armazenamento de cachaça, uma engarrafadora, galpões próprios e emprega mais de 150 funcionários. Maior produtora de cachaça artesanal do Brasil, atualmente exporta para China, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Uruguai, Portugal, Nova Zelândia e França.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Carro adquirido em Janaúba com suspeita de clonagem é apreendido

Um carro com suspeita de clonagem foi apreendido pela Polícia Militar nesta segunda-feira (11), no Bairro Jardim São Luiz cidade de Montes Claros. A PM recebeu informações de que o veículo seria irregular e foi até o local.
A proprietária, uma mulher de 54 anos, afirmou que adquiriu o carro de uma pessoa de Janaúba (MG), por R$ 60 mil. Segundo a PM, o veículo tem as mesmas características de um outro, com placa de Divinópolis (MG).
Ainda de acordo com a PM, o motorista deste carro alega ter sido notificado por duas vezes, após ter cometido infrações de trânsito em Montes Claros, sem nunca ter vindo à cidade. A mulher foi levada para  a delegacia e o carro foi apreendido.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

2º Festival Viola das Gerais sera promovido pela Fundação Roda de Viola de Janaúba e Inter TV

(G1) Terminaram no domingo (10) as inscrições para o 2º Festival do Viola dos Gerais, promovido pela Inter TV e Fundação Roda de Viola de Janaúba. Na cidade muitos cantores já se preparam para o evento. A competição, além de divulgar a música raiz, também revela talentos.
Quando os violeiros se reúnem o show está garantido. Eles contam com o apoio da fundação e o objetivo é fortalecer as raízes da música sertaneja e revelar novos talentos como a dupla Gabriel e Sabrina, de 15 e 13 anos.
“Já vem de família, meu bisavô tocava muito e gostava de cantar também. Me sinto orgulhosa em mostrar o que ele mais fazia que era tocar”, afirma Sabrina.
O jovem músico Gabriel já sonha com o sucesso. “Pretendo ser um bom cantor para esse Brasil inteiro ouvir”, revela.
A competição de música sertaneja raiz é considerada um incentivo pelos músicos gorutubanos. “O Festival é tão grande que resgata nossos valores, as nossas origens e raízes e nos traz até autonomia de reconhecer que somos capazes”, diz o cantor Cícero Alves.
O coordenador do festival, Ney Barbosa, comemora a segunda edição do evento. “É motivo de alegria de estar em contato com esses violeiros resgatando a coisa do campo e da música sertaneja.”
A primeira edição do evento foi realizada em 2009 e movimentou oito cidades do Norte de Minas, atraindo um público de quase 50 mil pessoas. Foram inscritas cerca de 500 músicas e 12 chegaram a grande final. Géo e Beija Flor, dupla de filho e pai, venceram o festival com a canção "O Dia do Pobre".
A viola usada na grande final é guardada com muito orgulho até hoje. “Não dou, não vendo e não empresto. Vou guardar de lembrança que foi vencer esse festival”, salienta Beija Flor.
Além da emoção de participar, o festival também trouxe reconhecimento para a dupla. “Qualquer lugar que a gente vai, as pessoas pedem a música. Cadê a música que vocês ganharam? E eu digo só se for agora”, diz Géo.
Beija Flor sofreu um derrame e está com os movimentos prejudicados, mas nada que o impedisse de cantar. Tanto que o filho já trabalha na música que vai concorrer a segunda edição do evento.
Agora a comissão organizadora terá até o dia 22 de agosto para anunciar o resultado das músicas classificadas. A primeira eliminatória será realizada na cidade de Ipatinga, no dia 30 de agosto e em Montes Claros, em dois dias, 5 e 6 de setembro. No dia 7 de setembro será a grande final no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

Premiação
A categoria Música Sertaneja de Raiz será premiada do primeiro ao terceiro lugar com os seguintes valores:
Primeiro Lugar: R$ 6.000,00
Segundo Lugar: R$ 4.000,00
Terceiro Lugar: R$ 1.000
Os vencedores do 2º Festival Viola das Gerais serão premiados com a gravação de um vídeo musical e a apresentação no programa Inter TV Rural, produzido pelo jornalismo da afiliada Rede Globo, Inter TV Grande Minas ou Inter TV dos Vales.

Polícia Civil de Janaúba ouve suspeitos de morte de policial militar

Leonardo PM. Foto: Facebook
Até o início da manhã desta segunda-feira (11), a Polícia Civil de Janaúba (MG) já ouviu cinco pessoas suspeitas de ter matado o policial militar Leonardo Santos, neste sábado (9).
Segundo a delegada Franciele Figueiredo, três passaram por exame residuográfico, que determina se há presença de pólvora na pele, e foram liberados. Os outros dois ainda estão na delegacia.
Leonardo Santos trabalhava como policial militar há seis anos em Riacho dos Machados (MG). O velório foi feito em uma comunidade rural de Porteirinha (MG), onde ele nasceu.
O PM foi atingido por um tiro na cabeça enquanto trabalhava. O crime aconteceu quando ele e um colega faziam patrulhamento na zona rural. O disparo foi feito no momento em que o militar abria uma porteira. 
Segundo a Polícia Militar, Leonardo morreu a caminho do hospital. Ele era casado há quatro anos e tinha um filho de dois.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 10 de agosto de 2014

Policial militar é morto após tocaia em Riacho dos Machados

Soldado, que era pai de uma crianças de 3 anos, 
foi morto em uma tocaia na noite de sábado (9)
Estão detidos dois irmãos que são suspeitos de terem armado uma armadilha para assassinar um policial militar no fim da noite deste sábado (9), no distrito Barreiro Preto, que pertence à cidade de Riacho dos Machados. O soldado Leonardo Santos, de 26 anos, chegou a ser socorrido, mas sofreu várias paradas cardíacas e morreu antes de chegar à uma unidade de saúde. 
Segundo as informações do sargento Marcos Antonio Nogueira, da 236ª Companhia do 51º Batalhão da Polícia Militar (PM), o policial estava acompanhado de seu parceiro atuando em uma festa religiosa no distrito de Barreiro Preto, distante 29 km da cidade. "Na festa não houve problema e, quando retornavam para a cidade, por volta das 23h30, se depararam com uma cancela fechada", explicou. 
Após o militar descer para abrir a porteira, a viatura passou e neste momento o soldado foi surpreendido por alguém pelas costas. "Foi alvejado por um disparo de espingarda na nuca. Falamos com certeza que foi uma tocaia, o tiro foi quase a queima-roupa. Fecharam a cancela e esperaram eles passarem para cometerem o crime", informou o sargento. 
Assustado, o colega do soldado que conduzia a viatura desceu e chegou a efetuar alguns disparos na direção de onde viu as faíscas da arma do suspeito, porém, sem atingir ninguém. Leonardo foi colocado na viatura e socorrido, porém, não resistiu ao grave ferimento. O policial morto, que era pai de uma criança de 3 anos, será enterrado na comunidade Paciência, na cidade de Porteirinha, onde nasceu. 
Ele atuava há cerca de 6 anos na corporação. "Era um policial muito bom, dedicado, e muito querido tantos pelos militares como pela população. Tinha uma postura muito correta", lamentou o colega de trabalho sargento Nogueira.  

Prisão
Neste domingo (10), após intenso rastreamento na cidade, os policiais conseguiram deter dois irmãos, de 20 e 24 anos. "Ainda não está confirmado, mas temos muitas informações de que sejam eles. Um dos jovens teria desacatado o soldado Leonardo recentemente e resistido à voz de prisão, sendo que na época os dois chegaram a entrar em luta corporal", explicou o sargento Nogueira.
Ainda conforme a PM, no sábado antes de irem para o povoado onde acontecia a festa, o militar abordou e apreendeu uma moto de um dos irmãos, o que aumenta a suspeita de que eles possam ter planejado a armadilha para executar o policial. "Os dois tem passagens policiais por badernas, desacato, danos ao patrimônio, furto e ameaças", finalizou.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com