Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 2 de agosto de 2014

Lula, em Montes Claros, critica Aécio por misturar bens públicos com propriedade particular da família

"Lula esteve em Montes Claros, onde se encontra com o candidato a governador Fernando Pimentel (PT), o candidato ao senado Josué Alencar (PMDB-MG), filho do ex-vice presidente José Alencar e com a presidenta Dilma sexta-feira às 19 hs, para comício na Praça da Catedral.
Lula concedeu uma boa entrevista a "Gazeta Norte Mineira". Quando perguntado sobre como Fernando Pimentel poderia vencer os tucanos que estão há 12 anos no governo de Minas, Lula disse, entre outras coisas, que "Pimentel sabe que o governo do estado não pode ser tratado como propriedade para benefício de uma família...". 
Sem citar nomes, é uma crítica à forma que Aécio Neves tratou o dinheiro público quando foi governador, construindo aeroportos sem movimento perto das fazendas [dele e] de sua família. Aliás uma fazenda de 950 hectares de Aécio nessa região norte de Minas, na cidade de Montezuma, era de terras públicas e foram apropriadas por um rumoroso processo de usucapião pelo pai do senador tucano.

Eis a entrevista do presidente Lula:

- Presidente, o Brasil vive a expectativa de inflação alta e com desemprego a vista, como o senhor entende que a equipe econômica deve agir para conter a onda de pessimismo?

Sobre a inflação, temos que fazer um resgate do que aconteceu neste país. Quando chegamos à Presidência, pegamos uma inflação de 12,5% e reduzimos pela metade. Há 10 anos a inflação não sai da meta e este ano também vai ficar dentro dela. O governo está adotando todas as medidas necessárias para combater a inflação. Não há razão para pessimismo. Se você observar, verá que a economia brasileira cresceu muito nos últimos 12 anos. O PIB saltou de 550 bilhões para 2,2 trilhões de dólares. Adotamos uma política de valorização real do salário mínimo. No governo tucano, diziam que o aumento do salário mínimo causaria desemprego, mais informalidade no mercado de trabalho e que a Previdência iria quebrar. Mas nós provamos o contrário: as taxas de desemprego caíram e o número de empregos com carteira assinada cresceu significativamente. O Brasil tem um dos mais altos índices de emprego no mundo. Desde a crise de 2008, o mundo eliminou 62 milhões de empregos, enquanto o Brasil criou 10 milhões de empregos com carteira assinada. Pela primeira vez no Brasil, alcançamos tecnicamente o pleno emprego a a economia brasileira, com os investimentos que estão sendo feitos no pré-sal e nas obras de infraestrutura, tem todas as condições para crescer nos próximos anos.

- Presidente, o Norte de Minas teve poucos investimentos por parte do governo federal na luta contra a seca que tanto tem prejudicado e trazido prejuízos para a economia local. O senhor e a presidente Dilma têm alguma ação para mudar esse quadro que o senhor conhece tão bem?

Desde 2003, o Governo Federal tem investido fortemente no norte de Minas. O crédito para a agricultura e o financiamento para as empresas da região aumentou de modo extraordinário. Vocês sabem melhor do que eu que o nível de emprego no norte de Minas nunca foi tão alto. E isso se deve principalmente aos programas sociais do Governo Federal que fazem o dinheiro circular no interior do país. Além do Bolsa Família e do salário mínimo, eu poderia citar o financiamento da agricultura familiar, a compra da merenda escolar na própria região, o Luz para Todos, as obras do PAC 1 e PAC 2, o próprio Minha Casa, Minha Vida, que já entregou milhares de casa no norte de Minas. Os governos do PT apostaram no desenvolvimento da região, e não apenas em medidas emergenciais. Mas para enfrentar a seca, o governo fez tudo que estava ao seu alcance. Já construiu e entregou mais de 61 mil cisternas e garantiu o Bolsa-Estiagem para cerca de 22 mil famílias. Também contratou pipeiro; só no mês passado foram 710 em 42 municípios. Além da perfuração de poços e construção de grandes e pequenas barragens. Eu conheço bem os problemas da seca e a presidenta Dilma também conhece. Ela nunca deixará de cuidar do povo do semiárido.

- O senhor acha que a derrota da seleção brasileira de alguma forma interferirá na reeleição da presidente Dilma e como o senhor analisa a copa do mundo e seus resultados finais.

O povo sabe separar o futebol da política. A oposição previa um caos na organização da Copa de 2014. Eles diziam que os estádios não ficariam prontos, que os aeroportos entrariam em colapso e que o transporte coletivo não iria funcionar. E até racionamento de energia e surto de dengue falavam que iria ter. Nada disso aconteceu e o governo e o povo brasileiro deram uma grande demonstração de competência e eficiência. Hoje, a imprensa mundial diz que o Brasil realizou uma das melhores Copas de todos os tempos. Aconteceu o que eu já falava antes da Copa: um grande encontro de povos e civilizações no nosso país.

-Presidente, hoje o PT vive um situação inusitada de grande desgaste que o senhor mesmo já reconheceu, como pode reverter essa situação, já que o senhor continua sendo a maior estrela e seu maior garoto propaganda?

Eu não acredito em desgaste, acredito sim que o PT tem que se renovar, constantemente. Nós criamos o Partido dos Trabalhadores para promover a democracia e o desenvolvimento econômico com distribuição de renda e inclusão social. Nesses 34 anos, o PT deu uma contribuição extraordinária ao país, especialmente depois que chegou ao governo, fazendo o Brasil avançar como nunca, beneficiando todos os setores da sociedade. Hoje, a população brasileira tem novas demandas, e o PT precisa entender isso, dialogando com os movimentos sociais, a juventude e os trabalhadores rurais, entre outros setores. O Brasil de 2014 não tem mais os mesmos problemas que tinha quando criamos o PT. Não tem mais a inflação que tinha nos anos 80...os altos índices de desemprego dos anos 90...a falta de oportunidade para os jovens...então, são novas demandas e o PT tem que estar preparado para dar resposta novas aos novos desejos das pessoas.

- O que o povo pode esperar ainda do PT em se falando de renovação política, social e governamental?

O povo pode esperar muito, até porque o partido já fez muito pelo povo brasileiro. No Brasil, milhões passavam fome, sede e não tinham energia elétrica. Nós tiramos 36 milhões de pessoas da miséria e levamos 42 milhões para a classe média. Foi a maior ascensão social coletiva que o país já conheceu, fruto da geração de empregos, da valorização do salário mínimo e de todos os programas sociais que eu já mencionei. A presidenta Dilma tem ampliado e aperfeiçoado esses programas e criado outros novos, como o Ciência sem Fronteiras, o Mais Médicos e o Pronatec, programa de formação profissional, que já beneficiou 7 milhões de jovens. Além de cuidar do presente, o governo está preparando a sociedade brasileira para o futuro, investindo em infraestrutura e destinando os recursos do pré-sal para a educação e a saúde. Estamos lutando também para reformar profundamente a política brasileira. O PT está fazendo uma campanha no país inteiro para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular sobre a Reforma Política. Queremos atingir 1,5 milhão de assinaturas. Precisamos eliminar a influência do poder econômico no processo eleitoral; adotar critérios mais rigorosos para a formação de partidos e coligações e, principalmente, aprofundar os mecanismos de participação da sociedade nas políticas públicas.

- Presidente, em Minas o PSDB tem mantido o poder por alguns anos e nessa eleição o que esta sendo feito pelo PT para mudar esse quadro? Existe uma nova proposta capaz de seduzir o eleitor para a mudança para se eleger Fernando Pimentel?

O Brasil cresceu muito nos últimos 12 anos e Minas Gerais infelizmente não acompanhou esse crescimento. Não precisa ser mineiro para saber que o Governo de Minas faz muita propaganda e pouca ação. O Governo Federal, sim, investiu fortemente em Minas Gerais. No meu governo e no da presidenta Dilma, criamos 2 milhões de empregos em Minas, construímos moradia para 366 mil mineiros, destinamos doze vezes mais recursos para a agricultura familiar -- antes eram apenas R$200 milhões por ano, e nós passamos para R$2,5 bilhões – garantimos o Bolsa Família para 1,200 milhão de famílias mineiras, entre tantas outras realizações. 
Os tucanos é que não fizeram a parte deles. Eles não têm programas sociais e, por isso, se apropriam dos programas do Governo Federal, mudando somente os nomes. Por exemplo, o "Fome Zero" vira "Minas sem Fome", o "Minha Casa Minha Vida" vira "Morar em Minas", o "Rede Cegonha" vira "Mães de Minas", o "Luz para Todos" vira "Clarear" e assim por diante. A maior parte do dinheiro é federal, mas eles nunca reconhecem isso. A presidenta Dilma, por ser mineira, tem um olhar especial pelo seu estado e nunca deixou de fazer o que precisava ser feito em todas as regiões de Minas. Agora, com o Fernando Pimentel, Minas tem uma chance real de crescer com distribuição de renda e de dar um salto de qualidade, tornando-se um estado justo e bem governado. Pimentel foi um excelente prefeito e um grande ministro e com certeza será um grande parceiro do governo federal, fazendo por Minas tudo aquilo que eu e Dilma fizemos pelo Brasil. Ele sabe que o governo do estado não pode ser tratado como propriedade para benefício de uma família e que não pode ser centralizado na capital, que tem que atender às demandas das mais diferentes regiões de Minas, desde o Norte e o Vale do Jequitinhonha ao Triângulo e o Sul, entendendo as diferenças e dando soluções ao que cada região precisa. E, além disso, Minas poderá contar com nosso querido Josué Alencar no Senado. Josué é filho do saudoso José Alencar, que me ajudou a fazer coisas maravilhosas pelo Brasil. Tenho certeza de que Josué também dará uma grande contribuição ao norte de Minas, ao seu estado e ao país."

Janaubense Jackson Antunes diz que ‘As pessoas perdoam até assassino, menos gordo’

Jackson Antunes se prepara para estrear em "Império" 
(EGO) Depois de quatro anos afastado das novelas, Jackson Antunes está de volta ao horário nobre. Na novela “Império”, de Aguinaldo Silva, o ator será Manoel, dono do bar frequentado pelo Comendador (Alexandre Nero). O retorno à TV apresenta um novo Jackson Antunes.
Aos 54 anos, o ator que atuou em “Renascer”, “O Rei do Gado”, “Terra Nostra” e recentemente em "O Caçador", ao lado de Cauã Reymond, entre outros sucessos, volta repaginado. Em seu último trabalho no horário das nove, quando viveo o Léo, de “A favorita”,  Jackson - que vinha engordando ao longo dos anos - desafiou os ponteiros da balança. O ator começou a gravar a trama com 120kg e quando a história chegou ao fim havia engordado mais 20. “Há 23 anos, quando deixei minha cidade no interior de Minas, Janaúba, e me mudei para o Rio, abandonei os hábitos saudáveis da roça, onde comia maxixe, muito verde e comidas mais naturais. O trabalho não me deixava ter rotina e comia qualquer coisa. Resultado, sofri três tromboses. Na primeira trombose o médico disse que eu ia me aposentar; na segunda que ia ficar numa cadeira de rodas e na terceira eu mesmo me dei alta”, lembra Jackson.
Na época em que estava gordinho, o ator conheceu as dificuldades enfrentadas por quem está acima do peso. Além dos problemas físicos, como insônia e dificuldades para respirar, o maior obstáculo de Jackson foi o preconceito. “As pessoas são cruéis com o gordo. Senti preconceito de todas as formas. Foi muito cruel, violento, terrível! A sensação que eu tive é que as pessoas perdoam tudo, até um assassino, mas não perdoam um gordo. As pessoas associam à gordura uma pessoa desmazelada, relaxada, que não se cuida porque é preguiçosa. Não é isso.”

FOTOS: Jackson Antunes posou para o EGO na praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio
Jackson também constatou que todo gordo é um carente em potencial: “As pessoas acima do peso com quem conversava sofriam de depressão ou tiveram um relacionamento rompido. Essas pessoas carecem de muita ternura e carinho, afeto e atenção.”
Jackson Antunes quando estava acima do peso

Preconceito na pele
Quando começou na carreira, Jackson chegou a ser apontado como um galã rústico do campo. Mas na época que estava acima do peso, conheceu a falta de glamour. “Uma mãe pediu para a filha tirar foto do meu lado e a garota disse: ‘Não quero tirar foto com esse gordo, não!’. Uma vez também uma fã perguntou se eu era o ‘cara da TV’. Para encurtar a conversa disse que não era. Daí, ouvi dela: ‘Já imaginei, um gordo desse não faz televisão!’”.
Depois de um cheque-mate do médico, Jackson resolveu emagrecer. O processo, lento e gradual, levou três anos. Ele se orgulha de dizer que recuperou a velha forma sem a ajuda de intervenção cirúrgica ou remédios. “Nada contra quem se utiliza desses recursos. No meu caso, procurei uma nutricionista especializada em cuidar da alimentação de atletas. Ela entendeu minha maneira de ser e não me impôs nada diferente do que eu gostava de fazer. Não foi sacrifício nenhum, porque juntei o emagrecimento com as coisas que gosto. Tenho um sítio na região serrana do Rio e subia o morro, capinava... No meu apartamento no Rio tenho uma esteira onde caminho oito quilômetros por dia. Senti uma melhora radical. Comecei a dormir e a respirar melhor, pensar melhor, enxergar o mundo melhor. Foi um exílio permitido”.
Jackson Antunes hoje celebra a saúde

Na cidade de Montes Claros advogado é preso em visita a cliente

O advogado já foi preso em São Paulo
(R7) Um advogado foi preso após visitar um cliente no Presídio Regional de Montes Claros. Os agentes penitenciários descobriram que haviam um mandado de prisão por receptação de veículos em São Paulo contra Marcos Madureira Mafra Júnior, de 31 anos.  
Segundo o advogado do suspeito, Reinaldo de Oliveira Xavier, Marcos chegou a ser preso em São Paulo, mas o juiz revogou a prisão.
Ainda de acordo com o advogado, era a primeira visita que Marcos fazia ao presídio como profissional. 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Em Janaúba, suspeito confessa ter estuprado e torturado mulher

Vítima foi socorrida e teve o estupro confirmado por médicos do Hospital Regional de Janaúba
A Polícia Civil (PC) de Janaúba pediu a prisão temporária de um homem detido pela Polícia Militar (PM) e que teria confessado que estuprou e torturou uma mulher de 57 anos no último dia 26 de julho. Além de ser estuprada, a vítima foi obrigada a engolir urina e fezes do suspeito.
Segundo as informações repassadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do município, desde o dia do crime vários suspeitos foram apontados, mas nenhum reconhecido pela vítima como  o autor. Nesta quinta-feira (31), um rapaz foi abordado pela PM e confessou que teria praticado o crime. 
Entretanto, segundo a delegada Márcia Miguel Meira, responsável pela investigação, o suspeito aparentava não estar em perfeitas faculdades mentais, uma vez que seu depoimento não seguia uma linha coesa e, por isso, não terá o seu nome e idade divulgados. Questionado sobre detalhes do crime, o rapaz falou apenas sobre coisas que já haviam sido divulgadas pela imprensa e, por isso, a policial prefere não afirmar que ele seja o autor. 
Ainda de acordo com a corporação, a família do rapaz foi ouvida e negou que ele estivesse fora de casa no horário em que o crime foi cometido. Além disso, o jovem que confessou o crime disse ter contado com a participação de um colega, que também foi ouvido e negou qualquer envolvimento no estupro. 
Como ele confessou o crime, a delegada representou na Justiça pela prisão temporária do suspeito. A PC ainda informou que a vítima estava lúcida no momento que viu o suspeito e também não o reconheceu como autor, além de ter certeza que apenas um homem cometeu o delito. A investigação do caso ainda segue acontecendo. 

Relembre o caso
No último dia 26 a mulher foi encontrada nua, com lesões pelo corpo, chorando muito e fazendo vômito de sangue e de uma substância semelhante a fezes. Ela foi socorrida ao Hospital Municipal de Janaúba e, depois de receber atendimento, contou os detalhes aos militares. 
Ela afirma que por volta das 18h fazia uma caminhada ouvindo uma missa com os fones de ouvido em seu celular. De repente, ela foi imobilizada por um homem com uma gravata. Ele era moreno, estatura mediana, magro, sem barba, cabelos baixos tipo corte militar, usava um terço com crucifixo e apenas bermuda, sem camisa.
Ele arrastou a vítima para um matagal próximo ao rio Gorutuba e a agrediu com socos e chutes no estômago. Segundo relatos da vítima, o tempo todo ele dizia que conhecia a sua família e que iria matá-la caso ela chamasse a polícia. Em seguida, ela teve as roupas rasgadas pelo autor, que a estuprou. Simulando estar armado, o autor mandou que a vítima fizesse sexo oral e engolisse o esperma. A vítima também teve que engolir a urina do autor. Ela ficou inconsciente depois que o suspeito a penetrou no ânus, de forma violenta. Não satisfeito, o suspeito defecou no chão e obrigou a vítima a comer suas fezes. Sob ameaça, ela obedeceu.
O autor então disse que teria que matá-la e a arrastou até as margens do rio. Neste momento, na tentativa de escapar, a mulher teria mordido o braço do suspeito, que a agrediu com um soco na cabeça. A vítima desmaiou e só acordou no hospital.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: O Tempo

Homem é preso suspeito de molestar criança de 5 anos em Montalvânia

Um homem de 39 anos foi preso nesta quinta-feira (31) suspeito de estuprar uma criança de 5 anos, filha de uma vizinha, na cidade de  Montalvânia, no Norte de Minas.
Segundo a Polícia Militar, a responsável pela menor precisou ausentar-se da residência, deixando duas crianças sob a guarda do vizinho. Quando a mãe retornou, encontrou a criança se queixando de ter sido molestada.
Ainda segundo a PM, a menor foi levada ao hospital da cidade, e após exames foi constatado o estupro. A polícia realizou um rastreamento e localizou o suspeito em uma fazenda próximo ao município, onde foi preso e encaminhado à delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Minerva tem lucro de R$ 18,5 mi no segundo trimestre

A Minerva anunciou nesta sexta-feira, 01, que registrou um lucro líquido de R$ 18,5 milhões no segundo trimestre de 2014, resultado significativamente superior ao verificado no mesmo período do ano passado. Além disso, o trimestre marcou o início das operações da planta de Carrasco, no Uruguai, e a inauguração de um Centro de Distribuição em Assunção, no Paraguai.
“O segundo trimestre foi marcado por resultados muito positivos para a Minerva tanto do lado operacional e financeiro, quanto no processo de consolidação do ciclo de expansão da Companhia. A receita líquida subiu mais de 25%, a margem EBITDA ajustada se manteve em cerca de 10% e, além disso, avançamos na meta de redução da alavancagem. Nós também assumimos as operações do Frigorífico Carrasco (adquirido em Março) e estamos nos beneficiando de um momento extremamente positivo da indústria no Uruguai”, disse o diretor-presidente da Minerva Foods, Fernando Galletti de Queiroz. Segundo ele, o período ainda registrou a emissão de US$ 300 milhões do Bond perpétuo, ferramenta que auxilia na otimização da estrutura de capital da Companhia e reduz o custo da dívida.
No segundo trimestre de 2014, a Minerva reportou receita líquida de R$ 1,656 bilhão, valor 25,2% superior ao verificado no mesmo período do ano passado. Essa alta é resultado de um acréscimo de 28,1% nas vendas para o mercado externo e de 20,8% para o mercado interno ante o segundo trimestre de 2013.
O Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) atingiu 21% no 2T14, 2,7 p.p. superior ao ROIC do 2T13, reafirmando o comprometimento da administração com o retorno gerado nas operações. O EBITDA do 2T14 foi de R$ 178,7 milhões, 33% acima do valor apresentado no 2T13. A margem EBITDA no primeiro trimestre de 2014 foi de 9,9%, estável em relação a margem reportada em 2013. A relação dívida líquida/EBITDA ao final do 2T14 ficou em 3,43x, 0,15x inferior ao reportado no final do 1T14.
No segundo trimestre de 2014 a Minerva avançou em frentes importantes do atual plano de crescimento, que estão alinhados com o plano de diversificação geográfica de suas operações na América do Sul. Foi inaugurado em junho, um Centro de Distribuição em Assunção, no Paraguai, com o objetivo de capturar a crescente demanda daquela região. Adicionalmente a empresa assumiu as operações do frigorífico Carrasco, no Uruguai, que já impactou positivamente nos números deste trimestre. Além disso, estão previstas para o segundo semestre o início das operações da de Janaúba (MG), que está em faze pré-operacional, e dos dois ativos da BRF no Mato Grosso, em análise no CADE.
“Vale destacar que apesar do processo de aquisição das plantas da BRF continuar sob análise do CADE, a Minerva celebrou no final do segundo trimestre um contrato de prestação de serviços com a BRF, contrato este em que a Minerva fornecerá o gado à BRF, que realizará o serviço de abate e desossa, bem como embalagem, acondicionamento e disponibilização da carne bovina em suas unidades fabris. Posteriormente, a Minerva retirará e distribuirá estes produtos nos mercados interno e externo, dependendo da estratégia comercial”, afirma Galletti de Queiroz.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeitura divulga nomes de vias que serão asfaltadas em Janaúba

(ASCOM) Na manhã de quinta-feira, 24 de Julho, a prefeitura municipal de Janaúba divulgou o programa de asfaltamento que irá beneficiar 50 ruas e duas avenidas na cidade de Janaúba. O anúncio foi feio pelo o Secretário de Obras e Serviços Urbanos Arley Carvalho,junto com o Prefeito Yuji Yamada, acompanhados pelo Secretário de Planejamento João Coragem e pelos responsáveis técnicos das duas secretárias, durante coletiva de imprensa realizada na sede da prefeitura. Segundo o anúncio feito a região central da cidade e 12 bairros do município serão beneficiados pelo programa.  Os trabalhos para asfaltar as vias contempladas já começaram e tem previsão para terminar emJaneiro de 2015.
A prefeitura divulgou ainda que o investimento total para execução das obras de pavimentação asfáltica gira em torno de R$ 4 milhões de reais. O investimento feito é proveniente de emendas parlamentares, sendo o recurso liberado por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Caixa Econômica Federal. Já a coordenação das obras fica a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Ao todo, serão 83 mil metros quadrados de pavimentação, resultando em 10,6 km de asfalto em ruas e avenidas de Janaúba. Também serão beneficiadas as vias de alguns dos distritos do município tais como Vila Nova dos Poções e Quem-Quem.
Além do asfalto serão implantados a sarjeta (vala para o escoamento pluvial) e o meio-fio.As obras em questão não terão nenhum custo para o morador, segundo afirmação feita pelo Prefeito Yuji. Quanto à escolha das ruas que receberão asfalto, o Secretário Arley Carvalho lembrou que essas ruas já haviam sido selecionadas mediante estudos feitos anteriormente de acordo com as verbas liberadas e que não podem ser redefinidas nesse momento. Contudo, o prefeito Yuji Yamada anunciou que um investimento de R$ 1 milhão de reais já foi adquirido e será aplicado em drenagem e pavimentação de mais seis ruas cujos nomes ainda não foram divulgados.
Confira a lista oficial divulgada pela Prefeitura de Janaúba com os nomes das ruas que serão beneficiadas com o programa de asfaltamento iniciado nesse mês de Julho:
Centro: Avenida Marechal Deodoro e parte da avenida Brasil, do cruzamento com a rua Inhumas até a praça Joaquim Maurício de Azevedo (antiga praça da Estação) em frente ao Centro Viva Vida. Bairro Dente Grande: ruas Cirilo Freire, Pedro Marques, São José e A;Bairro Algodões: Ruas José Miguel, Antônio Silveira e Formiga;Bairro Cerâmica: Ruas Corinto, Bom Jesus, Santa Efigênia e Dió Cuia;Bairro Santo Antônio: Ruas Jacó Pereira, Evaristo Marques, Leandro Pereira, Sansão Durães, Landir Carvalho e Cinco;Bairro Padre Eustáquio: Ruas Antônio Augusto Oliveira e Maura Alves de Jesus;COHAB: Ruas Francisco da Mota, Júlia de Aguiar e Mateus Cosme Damião;Bairro Veredas: Ruas Florença, Maria de Jesus, Honório Antônio de Farias, Ernesto Marques, Manoel Bandeira, Porto Alegre, Joaquim Caldas, Tomás Gonzaga, Isaurina Caires e ainda as ruas 18, 22, 35, 105, 106, 107 e 108;Bairro Rio Novo: Rua João Ferreira de Souza;Bairro São Vicente: Ruas Antônio Lacerda, Edgar Ataíde e Darcira Parrela e ainda o acesso à escola técnica;Bairro São Gonçalo: Rua Délio Azevedo Bahia;Bairro Isaías Pereira: Ruas Leonora Miranda e J;Bairro Jacarezinho: Avenida Gentil Lopes de Oliveira;Distrito de Quem Quem: Rua Rio Verde;Distrito de Vila Nova dos Poções: avenida Julião Mendes.

Adolescente morre ao levar choque no iPhone

Segundo a irmã, o aparelho estava carregando próximo a adolescente
Desta vez o caso foi na região de Xinjiang, na China. Uma adolescente de 18 anos morreu após levar um choque do iPhone 4s, enquanto dormia. Segundo a irmã da vítima, ela deixou o aparelho carregando ao lado dela.
Em entrevista ao The China Times, a irmã da jovem disse que sentiu um cheiro forte de queimado vindo do quarto da garota. Ao abrir a porta encontrou o corpo da adolescente todo queimado e o iPhone 4s ao lado, com o vidro quebrado. A perícia concluiu que o motivo da morte foi eletrocussão.
A Apple orienta aos clientes para que não usem carregadores falsificados. Não há informação sobre a originalidade do objeto usado pela chinesa.
Na última semana, um Galaxy S4 de uma moradora do Texas (EUA) pegou fogo enquanto carregava, perto de um travesseiro. A dona do aparelho não teve ferimentos. Em 2013, um comissário de bordo chinês morreu, quando atendeu o iPhone 5 que estava recebendo carga.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Na cidade de Bocaiúva motociclista sem CNH morre em acidente

Na noite desta quarta-feira (30), um motociclista morreu em um acidente na LMG-651, em Bocaiuva, no norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o homem de 29 anos não possuía carteira de habilitação.
Ainda de acordo com a PMRv, um carro seguia pela rodovia e ao desviar de um cachorro, invadiu a contramão e bateu de frente com a motocicleta. O homem morreu no local. Já o motorista do veículo não se feriu
Ao fiscalizar a documentação do motociclista, a polícia constatou que ele não tinha CNH.
O condutor do carro fez o teste do bafômetro, que deu negativo. Ele foi encaminhado para a delegacia de Bocaiuva para prestar esclarecimentos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em São Francisco pai suspeito de abusar sexualmente das filhas há oito anos é preso

Um homem de 51 anos está detido no Presídio de São Francisco, suspeito de abusar sexualmente das filhas de 18 e 15 anos de idade.
De acordo com a Polícia Civil de São Francisco, o pai teve a prisão preventiva decretada no dia 16 de julho, depois que a filha mais velha fez a denúncia na delegacia. O inquérito foi concluído nesta quarta-feira (30) e conta com depoimentos detalhados das jovens violentadas.
“A jovem de 18 anos informou com riqueza de detalhes o modo, o local, a ocasião e a forma como o pai as tratava durante os abusos sexuais”, afirma o delegado Emanoel Robson Gomes.
Segundo a filha mais velha, o pai praticava tais atos há 8 anos e a ameaçava de morte utilizando armas de fogo, uma espingarda e um revólver.
Ainda de acordo com o delegado, a família é de classe média da cidade e as mães das jovens negaram conhecimento sobre o comportamento do pai.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dilma e Lula visitam Montes Claros na sexta-feira

A cidade de Montes Claros receberá a visita de ícones da política nacional na próxima sexta-feira (1). Está programada a vinda da presidenta e candidata a reeleição, Dilma Rousseff (PT), ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) e candidato a senador, Josué Gomes da Silva (PMDB), que fará o lançamento da candidatura na cidade.
O objetivo da visita é a realização de um comício para o lançamento da candidatura ao Senado de Josué, que será realizado na Praça Pio XII, em frente à Catedral de Nossa Senhora, às 19h. O evento terá inicio após a celebração da missa, mas a concentração do público será a partir das 18h30.
Um dos representantes do PT em Montes Claros, vereador Eduardo Madureira fará a recepção dos convidados e os acompanhará durante toda a programação. Ele fala da importância da visita da presidenta do Brasil à cidade. “O Norte de Minas mais uma vez mostra a força que tem na política nacional. Será um grande momento da campanha onde iremos dar a largada para a vitória de Dilma. Vamos mostrar que a população quer um Brasil melhor, e isso acontecerá com a escolha de candidatos como Dilma, Pimentel e Josué”, ressalta.
A agenda do ex-presidente Lula começa às 14h, com a chegada ao aeroporto. Às 16h ele fará reunião com prefeitos dos municípios Norte Mineiros no Dimas Lessa Hotel. Às 17h Lula receberá a imprensa durante coletiva, no mesmo local.
A presidenta Dilma chega às 19h e já segue para o local do evento acompanhada por Lula. Será o primeiro ato de campanha oficial de Dilma no estado. Neste ano, ela já veio a Minas oito vezes para cumprir agenda presidencial. A expectativa é que milhares de pessoas prestigiem o comício.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Ministério Público pede indenização de R$ 350 milhões a Copasa

(G1) A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) poderá ter que pagar uma indenização coletiva de cerca de R$ 350 milhões pelos danos causados ao meio ambiente. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, a empresa se omitiu no tratamento do esgoto em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas Gerais.
Por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Montes Claros, O MP propôs uma Ação Civil Pública (ACP). De acordo com a promotora Aluisia Beraldo Ribeiro, problema é antigo, principalmente em razão do lançamento in natura de todo o esgoto sanitário da cidade, que é feito diretamente no córrego Vieiras, afluente do Rio Verde Grande, que, por sua vez, deságua no Rio São Francisco.
Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (29) no site do MPMG, em outubro de 1974, o município concedeu à Companhia Mineira de Água e Esgotos (Comag), atual Copasa, o direito de implantar, administrar e explorar, com exclusividade, os serviços de esgoto sanitário e de abastecimento de água da sede do município, pelo prazo de 30 anos.
O Ministério Público afirma que o contrato previu que, aceitando a concessão do serviço de água, a companhia se responsabilizava pela execução dos estudos, projetos e obras, direta ou indiretamente, com o objetivo de equacionar e solucionar, de forma satisfatória, no mais curto prazo possível, o problema de abastecimento de água e também de esgoto sanitário da sede do município, visando eliminar o déficit e assegurar disponibilidade suficiente para atender o crescimento da demanda.
A promotora Aluisia Beraldo Ribeiro destaca que durante estes anos não foram introduzidas alterações significativas no contrato, tampouco foram verificadas iniciativas concretas para o tratamento de esgoto sanitário.
Aluisia Beralda explica que, com base nas novas negociações, surgidas exclusivamente em razão da proximidade de vencimento do prazo da concessão contratada inicialmente e da pressão da sociedade civil, desenvolveu-se um longo caminho de cobranças para a efetiva instalação do sistema de tratamento de esgoto sanitário do município.
“No curso desse longo caminho, entre as muitas intervenções feitas pelo Ministério Público, foi ajuizada uma outra ACP que atingiu o objetivo de sustar a cobrança ilegal de tarifa integral dos cidadãos para remuneração do serviço de esgoto, quando, na verdade, contrariando critérios legais estabelecidos, sua atividade, quanto a este aspecto, ficava restrita à coleta e ao seu despejo in natura nos cursos d’água”, afirma.
Ainda segundo informações do site do Ministério Público, no primeiro semestre de 2010, foi inaugurada a estação de tratamento de esgoto local. Entretanto, segundo a promotora de Justiça, “nos últimos 40 anos, a ré pouco fez para minimizar os impactos da sua atividade altamente poluente. Muito ao contrário, quedou-se acomodada durante muitos desses anos, mesmo diante da grave responsabilidade assumida e da exuberância do crescimento experimentado pelo município de Montes Claros no mesmo período, a exigir o enfrentamento da questão”.
A Copasa esclareceu por meio de nota enviada no fim da tarde desta terça-feira (29) ao G1 Grande Minas que Montes Claros está classificada como uma das cidades mais bem saneadas do país, de acordo com pesquisa do Instituto Trata Brasil, baseada em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.
Em relação a ação do Ministério Público, a Companhia diz que não vai se pronunciar, pois ainda não foi notificada oficialmente.

Homem é preso com 1/2 quilo de cocaína em São Francisco

Droga estava dentro de carro
Uma operação entre as Polícias Civil e Militar de São Francisco, no Norte de Minas Gerais, prendeu um homem de 30 anos por suspeita de tráfico de drogas, na noite desta terça-feira (29).
Uma denúncia anônima foi feita e o suspeito estava sendo monitorado pelo serviço de inteligência da polícia. Ele foi abordado próximo a Vila do Morro. No carro em que ele estava, com placa de Montes Claros (MG), foram apreendidos 500 gramas de cocaína.
O homem foi levado para a delegacia de São Francisco.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 29 de julho de 2014

Minas Gerais cai em ranking de competitividade dos estados

São Paulo e Rio de Janeiro são os estados mais competitivos do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, segundo uma pesquisa feita pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit por encomenda do Centro de Liderança Pública (CLP).  Mas Minas Gerais, que aparecia no terceiro lugar do ranking, caiu 3 posições, para o 6º lugar.
O ranking considera a infraestrutura e a burocracia, dando notas de 1 a cem em oito quesitos: ambiente político, ambiente econômico, regime de impostos e regulação, políticas para o investimento estrangeiro, recursos humanos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade.
São Paulo lidera a tabela com 77,2 pontos, e é o único estado considerado "muito bom". Rio de Janeiro e Paraná têm, respectivamente, 72,3 e 69,3 pontos. Os dois estados, mais Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais são considerados "bons".
A maioria dos estados aparece como "moderados": Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pará, Acre, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e Tocantins. Piauí, Maranhão e Amapá são considerados "ruins", com o último carregando a "lanterna", com 18,6 pontos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Ex-prefeito de Montezuma (MG) é preso por porte ilegal de arma

Erival teve o mandado cassado em junho de 2013
O ex-prefeito da cidade de Montezuma, no norte de Minas Gerais, foi preso após as Polícias Civil e Militar encontrarem uma arma em seu sítio. Erival José Martins é suspeito de furtar objetos e equipamentos públicos.
Durante dois meses, os policiais apuraram denúncias de apropriação de bens públicos por Erival José Martins, que teve o mandado cassado em junho de 2013.
As denúncias partiram da população. Quando Erival era prefeito, vários móveis e equipamentos eletrônicos sumiram do Balneário que é administrado pela cidade. Desde então, nada foi recuperado e a suspeita era a de ele estivesse com todo o material. Os oficiais realizaram buscas na casa dele, mas nada foi encontrado.
Os policias estiveram também em um galpão que pertence ao homem. No local estavam guardados colchões, impressoras e aparelhos de ginástica, muito parecidos com os usados nas academias populares, mas todo o material tinha nota fiscal.
Em um sítio do ex-prefeito, os policiais encontraram uma espingarda e uma moto, com o chassi raspado. O material foi apreendido e Erival encaminhado para a delegacia, por porte ilegal de arma.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Jovem de 18 anos está desaparecida há 9 dias em Pirapora

Pai divulga cartazes com a foto da filha Tayná. 
Os pais da jovem Tayná Rodrigues Pereira, de 18 anos, natural de Pirapora,  busca informações para esclarecer o desaparecimento da filha. Segundo o pai da garota ela desapareceu há nove dias.
Antônio Wanderley Pereira da Silva, pai de Tayná, diz que o último contato com a jovem foi feito no domingo (20) à tarde. Ela é a mais nova de cinco filhos de Wanderley e estava sozinha na casa do sítio da família,no bairro Industrial em Pirapora, no Norte de Minas Gerais.
O sítio fica nas margens do Rio São Francisco a dois km da área urbana. O pai da jovem conta que ela havia levado um lanche onde ele e mãe dela trabalhava em uma lavoura, e quando eles retornaram do trabalho Tayná já não estava mais no sítio.
“O lugar que ela [Tayná] falou que ia era a casa da vizinha, mas me disseram que ela não passou por lá. Esperei algumas horas e acionei a polícia. Para mim é muito estranho, pois ela não é de sair”, afirma Vanderlei.
Wanderley diz que a jovem já havia concluído o ensino médio e realizava um curso profissionalizante, além de ser muito assídua com os afazeres domésticos. De acordo com o pai, ela estava com um telefone celular, mas este só acusa que está desligado.
“Na escola, as colegas e na igreja estão todos empenhados nesse caso para nos ajudar a encontrá-la. A gente não sabe se realmente fugiu, se foi um sequestro. Ela levou o celular, mas parece que nem está usando mais o chip”, ressalta.
De acordo com Wanderley, a família está abalada e que mãe Valdirene Rodrigues Soares Pereira está à base de calmantes. Ele afirma que não houve nem um desentendimento familiar para explicar o desaparecimento da filha.
“O coração está abalado. A gente fica pensando se morreu, se está viva, se foi estuprada. Não sabemos o motivo, pois não houve discussão, nada de ruim dentro de casa”, destaca.
A Polícia Militar de Pirapora confirmou o registro do boletim de ocorrência, mas a delegacia especializada em casos de desaparecidos da Polícia Civil ainda não informou sobre como estão as investigações.
A família da jovem desaparecida pede que se alguém tiver alguma informação para entrar em contato nos telefones (38) 9919-0090 / (38) 3741-4205 ou ainda no 190 da polícia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Porteirinha recebe “Minas ao Luar” neste sábado na Praça Odilon Coelho

(Porteirinha Notícias) Neste sábado, 2 de agosto, acontece em Porteirinha mais uma edição do Projeto Minas ao Luar, com início às 21h na Praça Odilon Coelho, centro de Porteirinha. O evento tem entrada franca e é realizado pelo SESC de Minas Gerais. A abertura do evento ficará por conta da Banda Filarmônica Municipal de Porteirinha.
O Minas ao Luar caracteriza-se pela apresentação do cancioneiro popular, da seresta, das antigas serenatas, interpretadas por músicos profissionais. Em 18 anos de história, já contabilizou mais de dois milhões de espectadores, visitando mais de 180 municípios e a produção de dois discos.
O Projeto oferece cultura, na forma de apresentações musicais noturnas e ao ar livre. Sempre gratuito e itinerante, o Minas ao Luar conta com apresentação de uma banda que promove difusão cultural e preservando a tradição seresteira, ao mesmo tempo em que cultiva e difunde o repertório do cancioneiro musical popular brasileiro, com repertório que incluem letras e melodias de todos os tempos.

Jovem é morto com golpes de peixeira em Coração de Jesus

Um jovem de 19 anos foi morto com golpes de peixeira nesse sábado (26) em Coração de Jesus, no norte de Minas Gerais. O crime ocorreu no povoado de São Joaquim.
Segundo a Polícia Militar, a vítima estava bebendo em um bar quando o suspeito se aproximou. Armado com uma faca tipo peixeira, o autor deu dois golpes no peito do rapaz, que morreu no local.
O suspeito fugiu em seguida e tentou se esconder em uma chácara, mas acabou sendo preso. Com o rapaz, de 18 anos, foi encontrada a arma usada no crime e R$ 12 que seriam da vítima.
Os militares não confirmam se o ocorrido foi um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. O caso vai ser investigado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PRF registra três acidentes nas BRs que cortam o Norte de Minas Gerais

A Polícia Rodoviária Federal registrou três acidentes nas BRs que cortam o Norte de Minas Gerais, neste domingo (27).
Duas ocorrências aconteceram na BR-251. Um carro bateu na traseira de outro na saída de Montes Claros (MG). Ninguém ficou ferido. O outro acidente foi na serra de Francisco Sá (MG). Uma carreta deu "L", após o motorista perder o controle da direção, e caiu em cima de um carro. Duas pessoas ficaram feridas. A pista ficou interditada por duas horas.
A terceira ocorrência foi na BR-365, em Montes Claros, na região da ponte branca. Segundo a PRF, uma carreta de leite condensado e creme de leite tombou na rodovia. A carga ficou espalhada pela via, que ficou escorregadia.
Os dois sentidos da pista ficaram interrompidos das 20h até 20h30. Ninguém ficou ferido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Criança de 6 anos morre em acidente entre Porteirinha e Nova Porteirinha

Uma criança de seis anos morreu, após ter sido lançada de um carro, em um acidente entre os municípios de Porteirinha e Nova Porteirinha neste domingo (27).
De acordo com as informações que a Polícia Militar conseguiu com testemunhas, o motorista de um carro perdeu o controle da direção em uma curva e capotou.  A pista molhada pode ter contribuído para o acidente.
O condutor e um dos passageiros foram socorridos em estado grave. Eles foram levados para um hospital em Janaúba (MG). A criança morreu no local.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba mulher de 57 anos é estuprada, torturada e ameaçada

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar um crime que chocou a cidade de Janaúba nesse fim de semana. Uma mulher de 57 anos foi encontrada nua, com lesões pelo corpo, chorando muito e fazendo vômito de sangue e de uma substância semelhante a fezes, no sábado (26). Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital Municipal de Janaúba, do Norte de Minas. Depois de receber atendimento, ela contou aos militares que, por volta das 18h, fazia caminhada, ouvindo uma missa com os fones de ouvido, em seu celular.
Quando estava próxima ao clube Caiçara, ela foi imobilizada por um homem com uma gravata. Ele era moreno, estatura mediana, magro, sem barba, cabelos baixos tipo corte militar, usava um terço com crucifixo e apenas bermuda, sem camisa. Ele arrastou a vítima para um matagal próximo ao rio Gorutuba e a agrediu com socos e chutes no estômago. Segundo relatos da vítima, o tempo todo ele dizia que conhecia a sua família e que iria matá-la caso ela chamasse a polícia.
Em seguida, ela teve as roupas rasgadas pelo autor, que a estuprou. Simulando estar armado, o autor mandou que a vítima fizesse sexo oral e engolisse o esperma. A vítima também teve que engolir a urina do autor. Ela ficou inconsciente depois que o suspeito a penetrou no ânus, de forma violenta.
Não satisfeito, o suspeito defecou no chão e obrigou a vítima a comer suas fezes. Sob ameaça, ela obedeceu. O autor então disse que teria que matá-la e a arrastou até as margens do rio. Neste momento, na tentativa de escapar, a mulher teria mordido o braço do suspeito, que a agrediu com um soco na cabeça. A vítima desmaiou e só acordou no hospital.
No hospital, foi constatado que a mulher apresentava lesões a vagina, no ânus, em várias partes do corpo e vomitou sangue e fezes. Um médico da Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan) confirmou o estupro.
Militares fizeram rastreamento em busca do suspeito, mas nenhum dos homens encontrados com características semelhantes às do autor foi reconhecido pela vítima. Segundo informações recebidas pela PM, o autor estaria em uma bicicleta vermelha, com cesta, modelo feminino. Até o momento, ninguém foi preso.
De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo tratado pela Delegacia de Crimes contra a Mulher de Janaúba. A vítima está no hospital e os investigadores continuam levando fotos de possíveis suspeitos para que ela identifique o agressor. “Muito abalada, ela não reconheceu nenhuma das fotos até o momento, o que segundo a Polícia Civil, pode estar relacionado ao estado emocional da vítima”, disse a corporação por meio de sua assessoria de comunicação.

Quem tiver informações que possam ajudar a polícia a encontrar o suspeito pode ligar para o telefone 181. Não é preciso se identificar.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 27 de julho de 2014

Estudantes universitários de Janaúba passam por dificuldades

(Jornal Gorutuba) A cidade de Janaúba é famosa na região toda pelo rápido crescimento, pela força que o povo possui, pela água límpida e pela terra rica e generosa. Janaúba e os janaubenses têm o poder de conquistar e de encantar conhecedores das mais belas paisagens.
Mas, como está acontecendo no Brasil todo, Janaúba está passando pela fase de mudança, pela qual todos os outros países passaram ou passarão, quando mudam de subdesenvolvidos para desenvolvidos: o Brasil é emergente agora.  Como consequência desse processo, as taxas de natalidade estão mais altas do que nunca, as de natalidade caem como nunca estiveram, o mercado se torna mais seletivo, os trabalhadores se qualificam e o próprio ritmo da cidade ou do país muda totalmente. É a época própria para uma melhoria geral e para reforma em todos os setores da sociedade.
E é por esse momento que a classe que fará o futuro de nossa cidade luta. Os jovens, tão abundantes e tão esforçados, colocam, cada dia mais, como a principal importância de suas vidas o estudo.
O estudo, tão nobre, tão rico, que enobrece a mente e eleva o espírito. O estudo, que melhora o físico, que levanta a autoestima, que reforça a moral e que constrói o intelecto.
É estudando que as pessoas crescem nos dias atuais. A abertura que existe atualmente em instituições de ensino técnico e superior ajuda muito na conquista profissional de milhões de brasileiros, como também auxilia e dá o suporte necessário ao desenvolvimento de um país inteiro.
E, quando a formação é concluída, os jovens, como todas as outras faixas etárias que estudam, servem ao mercado, e aos consumidores do trabalho que eles ajudarão a enriquecer, e a facilitar a vida dos que precisam.
Se uma pessoa nascida em Janaúba se forma no curso superior, o mais provável é que ela volte a Janaúba para servir aos outros janaubenses, já que, ajudando conterrâneos, eles também ajudarão o novo profissional a adquirir experiência, escrevendo uma história de sucesso, e tornando a vida mais satisfatória, tanto no âmbito profissional, quanto no familiar e afetivo. E, se estes profissionais não viverem em Janaúba, eles não deixam de serem janaubenses. Se conseguirem ser bons profissionais em capitais ou em outras regiões ainda é ótimo para Janaúba.
Nesta cidade ainda não são oferecidos, nas instituições de ensino superior, todos os cursos que existem, embora já exista até a riqueza de possuir um campus Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri em Janaúba, o que oferece um ensino superior de alta qualidade e gratuito, em diferentes áreas da engenharia. Como não são ofertados muitos cursos, há a necessidade de estudar em outras cidades, principalmente em Montes Claros.
É claro que mudar de cidade não é uma atitude fácil e muito menos econômica. São muitos os gastos com que uma pessoa deve arcar, quando decide mudar de cidade, e não são todas as famílias que possuem condições de arcar com a vultosa quantia. É principalmente esta a razão (e por outras, como o trabalho e a própria família) pela qual grande parte dos estudantes janaubenses das faculdades e universidades montesclarenses que precisam de ir e voltar todos os dias para aquela cidade.
Despertada esta necessidade, é dever, tanto da sociedade como de todos os representantes públicos, dar apoio para que o estudante conclua seu curso.
Foi criada uma associação, a Associação dos Estudantes Universitários em Janaúba, a qual é procurada por todos os universitários que precisam de vir e voltar todos os dias para estudar. Para ingressar na associação e conseguir uma vaga em um dos ônibus, preenche-se uma ficha cadastral e são entregues alguns documentos pessoais. Mas não está tão fácil assim.
Por exemplo: para conseguir ocupar uma poltrona no ônibus, é necessário entrar numa fila de espera (interminável) para concorrer à poltrona, por meio de sorteio.
Mas será possível tamanha dificuldade para conseguir um lugar para sentar num ônibus para ir estudar?
Segundo a associação, a prefeitura de Janaúba já auxilia na manutenção de dois ônibus, e o resto é mantido pelo pagamento da mensalidade de 120 reias, além da taxa de 300 reais paga pela matrícula de cada aluno. Mas apenas isso não basta! Tanto que há uma lista de espera que encheria mais de um ônibus!
É necessário mais apoio para a classe dos universitários, na cidade de Janaúba, já que é ela que transformará a tão sofrida situação do povo janaubense.
Se é ou não sua responsabilidade, o Prefeito deveria ao menos tentar ajudar os estudantes, que não apenas merecem, como pedem a atenção. Viajar todos os dias para estudar, chegar de madrugada, trabalhar, pagar impostos, ser um cidadão e contribuir com os deveres da cidadania não é um trabalho pouco cansativo. Viver com a preocupação de um futuro incerto por não ter estudado também é cansativo.
A situação dos estudantes universitários de Janaúba não está boa, e os representantes da população parecem nem se comover com isso.

SEDS REGISTRA AUMENTO DE QUASE 28% NO NÚMERO DE ROUBO CONSUMADO EM MG

Assim como nos últimos balanços de criminalidade divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o roubo consumado segue como a modalidade criminosa que mais aumenta no Estado. Nos últimos seis meses houve uma alta de 27,52%. Em contrapartida, em comparação entre os meses de maio e junho, os roubos caíram 15,14%.
Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (23/7) pelo secretário Rômulo Ferraz. Além dos números, Ferraz também apresentou o número de presos da lista de alvos prioritários do programa “Pacto contra a Impunidade”. De acordo com a secretaria, mais de 40% dos 6.741 cidadãos listados já foram detidos.
Já em junho, se comparado com maio deste ano, apenas estupro tentado e extorsão mediante sequestro não tiveram redução. A queda aconteceu no período em que houve aumento de policiamento da capital para a Copa do Mundo de 2014, mas a secretaria não credita isso somente ao reforço policial na capital.
“De fato a Copa no caso de Belo Horizonte certamente contribuiu para a contenção e queda de números de criminalidade de uma maneira geral, contudo a estatística de junho revela que de forma linear em todas as grandes cidades do estado também apresentaram redução nos índices.”, explicou o secretário Rômulo Ferraz.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

AVASSALADORA: SECA CAUSA PREJUÍZOS DE R$ 800 MILHÕES

Avassaladora, a rigorosa seca avança pelo semiárido mineiro, deixando para trás um devastador e desanimador rastro na economia e no campo social. O que parecia coisa do passado volta à realidade sertaneja: o êxodo rural. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) informa: subiu para 136 o número de municípios que decretaram situação de emergência por causa da estiagem, que caminha apressadamente para completar três anos. Dos territórios flagelados pela seca, 86 são do Norte de Minas. Apesar da sua grave situação e de cobrar providências aos órgãos federais de combate aos efeitos da seca, Montes Claros não integra a lista dos 136 entes que decretaram situação de emergência junto à Cedec.
Coordenador-técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) em Montes Claros, o engenheiro agrônomo Reinaldo Nunes de Oliveira informa que a longa estiagem já provou prejuízos da ordem de R$ 800 milhões no Norte de Minas, onde as perdas de produção de grãos atingiram a marca dos 90%, o rebanho perdeu 700 mil cabeças de gado, com consideráveis perdas também de outras culturas, além de devastação de pastagens e recursos hídricos. A maior testemunha do rigor da seca é o Rio São Francisco. O Velho Chico está tão esquálido, que bancos de areia surgiram no meio do seu leito de morte e a pedraria das corredeiras de Pirapora se revelou aos olhos de todos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Rapaz de 18 anos é preso por matar jovem de 19 em Coração de Jesus

Um rapaz de 18 anos foi preso, suspeito de homicídio, neste sábado (26), no Povoado de São Joaquim, zona rural de Coração de Jesus, no Norte de Minas Gerais.
Segundo a Polícia Militar, os suspeito deu duas facadas em um jovem de 19 anos, que estava em um bar. O Samu esteve no local e confirmou a morte. Após o assassinato, o criminoso fugiu e foi preso quando se escondia em um matagal.
Com o rapaz de 18 anos a PM apreendeu a faca, utilizada no crime, e R$ 12 que seria da vítima. A motivação está seno investigada pela polícia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com