Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 21 de junho de 2014

Morre aos 78 anos, o empresário de Porteirinha Omir Antunes

Omir Antunes morreu vítima de parada cardíaca
(Foto: Itamaury Teles/Arquivo Pessoal)
(G1) Faleceu na tarde desta sexta-feira (20) em Porto Seguro (BA), vitima de parada cardíaca, o empresário norte-mineiro Omir Antunes. Morador de Montes Claros, ele estava no litoral baiano com a família.
Natural de Serranópolis, ex-distrito de Porteirinha, Omir foi um grande empresário do ramo algodoeiro e gerou vários empregos no Norte de Minas. Na política foi candidato a vice-prefeito de Montes Claros, na chapa de Pedro Santos no ano de 1982 pelo antigo PDS, mas não foi eleito. Depois, foi suplente do senador Francelino Pereira, por 8 anos, por quem tinha grande amizade.
Aos 78 anos,Omir Antunes deixa a mulher, quatro filhas e 12 netos.
O corpo do empresário chega a Montes Claros neste sábado por volta das 12h e deverá ser velado no velório da Santa Casa. O horário do enterro ainda não foi divulgado.

Goleiro Bruno é transferido para Penitenciária de Francisco Sá

O ex-goleiro Bruno durante o julgamento, em 2013
(G1) Já está na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais, o goleiro Bruno Fernandes. Ele foi transferido da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, para o interior de Minas na tarde dessa sexta-feira (20).
A Superintendência de Administração Prisional (Suapi) confirmou, em nota, que ele chegou ao presídio por volta das 13h. A transferência foi feita sob sigilo, e o preso foi escoltado desde Belo Horizonte pelo Comando de Operações Penitenciárias Especiais (Cope).
Segundo a nota, o ex-goleiro passou por atendimento médico, jurídico e psicológico na chegada à unidade, e que o cadastro só foi finalizado na manhã deste sábado (21).
Bruno está preso desde julho de 2010 e cumpre pena de 22 anos e 3 meses de reclusão pela morte da ex-amante Eliza Samudio.
A transferência do goleiro foi publicada no do Diário Oficial do estado no último dia 10, com prazo a ser cumprido até o próximo dia 30.
A transferência foi pedida pela defesa do goleiro durante a negociação de um contrato de cinco anos assinado pelo atleta no dia 28 de fevereiro com o Montes Claros FC, time de mesmo nome da cidade, no Norte de Minas. A equipe disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro. O presidente do time, Ville Mocelin, disse que não foi comunicado oficialmente pelos advogados de Bruno sobre a chegada do goleiro.
O objetivo dos advogados de defesa do goleiro é que ele cumpra pena perto do clube, ele possa conseguir a liberação para voltar aos gramados. A nota divulgada pela Suapi afirma ainda que a esposa dele mora em Montes Claros, e que esse foi o motivo da transferência.
Em março deste ano a defesa de Bruno tentou a transferência para o presídio de Montes Claros, o que foi negado pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Francisco Lacerda que alegou superlotação no local.
Posteriormente foi feito um pedido para que ele pudesse trabalhar, o que foi negado pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Contagem, Wagner Cavalieri. A decisão cabe agora do juiz da Vara de Execuções Penais de Francisco Sá, Flambo da Costa.
A cidade de Francisco Sá fica a 55 quilômetros de Montes Claros. Já a Penitenciária está a 10 quilômetros da cidade e o acesso é por uma estrada de terra. 
Conforme informações passadas ao G1, inicialmente Bruno ficará separado e em observação por alguns dias, período que funcionários do sistema prisional farão avaliações e exames.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dimas da Codevasf leva PMDB de Janaúba para o entorno de Paulo Guedes

(Por Luis Cláudio Guedes) O Brasil anda meio parado com a Copa do Mundo, mas a política não. Entre um jogo da seleção e outro, os pré-candidatos prometem suar a camisa em busca de apoios. E as novidades vão surgindo, ainda que sem muita repercussão - porque todos os olhares estão mesmo ligados no mundo da bola e sua passagem meteórica pelo país.
Uma desses fatos de pré-campanha foi a confirmação do apoio do PMDB de Janaúba, capitaneado pelo ex-deputado estadual e ex-prefeito do município Aldimar Dimas Rodrigues [na foto acima, microfone em punho, ao lado do prefeito de Manga, Anastácio Guedes, em recente visita ao município]. O atual superintendente da Codevasf em Minas, anunciou na sexta-feira, durante a visita do pré-candidato petista ao governo de Minas, Fernando Pimentel, que vai o projeto de reeleição do deputado estadual Paulo Guedes. 
Nas últimas eleições, em 2010, o grupo liderado por Dimas esteve ao lado do então debutante na política Tadeu Leite Martins, o Tadeuzinho (PMDB), filho do ex-prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite, aquele que só não frequentou a hospedagem do Presídio Regional de Montes Claros porque estava em viagem para tratamento de saúde fora do país.
As tratativas entre Guedes e Dimas Rodrigues se intensificaram durante a visita que o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, fez a Manga há duas semanas. Dimas Rodrigues acompanhou o petista Guedes na recepção a Vaz. Posteriormente, eles voltaram a se encontrar durante a Exposição Agropecuária de Janaúba, quando o martelo do apoio foi finalmente batido.   
O PMDB de Janaúba já havia decidido apear da canoa do deputado Tadeu Martins, quando discutiu a possibilidade do lançamento da candidatura do vice-prefeito de Janaúba, Aldimar Rodrigues Filho (PMDB), que filho e herdeiro político de Dimas. O mandachuva da Codevasf em Minas, entretanto, recuou da ideia de levar o filho para a Assembleia e optou pelo apoio ao manguense Paulo Guedes.

Homem é morto com 11 tiros em Manga

(R7) Um homem de 41 anos foi morto a tiros nesta quarta-feira (18) em Manga, no norte de Minas Gerais. O crime ocorreu no bairro Boa Vista.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi baleada 11 vezes, não resistiu e morreu no meio da rua. A corporação foi acionada por vizinhos, que ouviram os disparos.
Os suspeitos, que estavam em uma motocicleta, fugiram em seguida. Os militares não sabem qual foi a motivação para o crime. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal).

Parcialmente carbonizado, corpo de jovem é encontrado em Taiobeiras

O corpo de um jovem, de 19 anos, foi encontrado parcialmente carbonizado no fim da tarde desta quinta-feira (19) em Taiobeiras, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, após denúncia anônima, os policiais chegaram até a vítima, na Barragem Dona Joana, no bairro Milton Júnior.
Ainda de acordo com a PM, as condições em que o corpo se encontrava indicam que o jovem foi vítima de um homicídio. A polícia investiga a motivação e autoria do crime, mas até o momento nenhum indício de suspeitos foi encontrado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Motociclista morre em Janaúba depois de atingir animal e ser atropelado

Um motociclista morreu na noite dessa quarta-feira (18), depois de atingir um cavalo, cair na pista e ser atropelado na MG-401, em Janaúba (MG). Segundo informações da Polícia Militar, o condutor se deparou com o animal na rodovia; com o impacto, ele caiu e o capacete se desprendeu da cabeça. O motociclista foi arremessado a aproximadamente 20 metros.
Ainda segundo a PM, um veículo, que transitava no mesmo sentido, passou por cima do motociclista, que estava caído na pista. O condutor disse à polícia que viu a moto na pista contrária e reduziu a velocidade, foi quando percebeu que havia passado sobre algo; ele parou o veículo e constatou que se tratava de uma pessoa. O motociclista morreu no local.
Ainda segundo a polícia, o cavalo morreu minutos depois e o proprietário não foi localizado. O condutor do veículo foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e nada de irregular foi constatado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Corpus Christi em Janaúba

Celebração na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A Festa do Corpus Christi, instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264 significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. 
A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”.  Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja local, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade, em cada paróquia para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstolos.
A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia.  Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia)  à Igreja Universal( Católica). Através da publicação da bula " Transituru do Mundo", Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
Procissão de Corpus Christi presidida pelo padre Fábio Junior
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa,  no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.



Pe. Fábio Júnio de Oliveira Marçal
Pároco - Paróquia N. Sra. Aparecida -Janaúba/MG

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Desvio no Projovem em 7 cidades mineiras passa de R$ 3 milhões

(G1) A Polícia Federal e os Ministérios Públicos Estadual e Federal desarticularam 10 esquemas de corrupção no Norte de Minas Gerais em dois anos. O rombo aos cofres públicos pode chegar a R$ 1 bilhão. 60% de todo o trabalho da unidade da PF em Montes Claros é voltado para a investigação de casos de corrupção, percentual que supera o tráfico de drogas, por exemplo.
Esta segunda reportagem da série "Corrupção: Impactos de um crime" explica como funcionava um esquema que envolveu sete cidades mineiras: Januária, São Francisco, Taiobeiras, São José da Ponte, Araçuaí, Coração de Jesus e Três Corações. A Justiça estima que a fraude tenha causado prejuízo de mais de R$ 3,6 milhões aos cofres públicos.  23 pessoas foram presas, entre elas, o ex-prefeito de Januária, Maurilio Arruda.
Na região, os cursos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens no mercado de trabalho (Projovem) eram oferecidos pelo Instituto Mundial de Desenvolvimento e Cidadania (IMDC) com sede em Belo Horizonte. Entretanto, conforme o procurador do Ministério Público Federal (MPF), André de Vasconcelos, o instituto não tinha condições adequadas para oferecer os cursos, o que prejudicou a atendente de supermercado, Samara Cristina, de 22 anos.
dados Pessoais, oferecido pelo Projovem. Segundo Samara, a experiência foi frustrante.
“A gente ficou sabendo que deveríamos visitar salões de beleza e seguir o livro passo a passo. Só que isso não aconteceu. Eu acredito que ninguém teve proveito do curso”, comenta a atendente de supermercado.
“Ele [IMDC] era uma ‘terceirizadora’, ou melhor, o instituto vivia a partir da terceirização da mão de obra não qualificada, com o objetivo de superfaturar os serviços contratados para serem executados”, diz Vasconcelos.
Por meio de convênios, as prefeituras pagavam o IMDC com dinheiro recebido do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU), feito em junho de 2013, mostra uma série de irregularidades na contratação do IMDC. Em algumas cidades foi dispensada a licitação e o pagamento chegou a ser feito antes da execução dos serviços.
“O IMDC é uma instituição como poderia ser qualquer outra, de nome ABC ou DCE. Não importa. Foi uma instituição montada, a nosso juízo, para propiciar esse tipo de desvio. Mas se não houvesse o IMDC, seria constituído outro para propiciar o desvio”, completa André de Vasconcelos.
“A orientação do parecer do doutor Vicente é no sentido de pagar somente o serviço que ia ser executado, e assim foi feito. Quem determinou abrir o processo administrativo fui eu, quando chegaram no meu gabinete as notícias”, comenta Arruda.
Conforme a Justiça, ele teria ignorado orientações sobre as irregularidades do esquema. Ainda de acordo com as investigações, quem facilitava a fraude na região era Marcos Vinicius da Silva, o “Marquinhos”. Desde o dia 9 de novembro de 2013 ele é considerado foragido. Entre os cargos ocupados por ele, está o de assessor do deputado estadual Ademir Camillo; criador do projeto que regulamentou o Projovem trabalhador em todo o Brasil.
Segundo a PF, o MPF e o MPMG, este não foi o único esquema de fraude com dinheiro público comandado por Marcos Vinícius no Norte de Minas. O nome dele aparece também em investigações de um esquema que envolvia compra e venda de precatórios para compensar dividas de prefeituras com a Receita Federal. Marquinhos seria o responsável por fazer a ligação entre uma empresa do Espírito Santo, que vendia os documentos, e as prefeituras do Norte de Minas, entre elas Montes Claros.
Compensar dívidas com a Receita Federal usando os precatórios é legal, mas vários procedimentos precisam ser feitos para autorização. De acordo com o delegado da Receita Federal, Gilmar Medeiros, para realizar tal compensação é necessário autorização judicial.
“Posterior a isso, o contribuinte deve ir a Receita Federal e requerer um pedido da habilitação desse crédito que será analisado previamente para depois compensar os tributos”, relata o delegado.

Caso “Laranja com Pequi”
Ainda de acordo com Medeiros, o ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, sabia das regras dos precatórios, mas tentou burlar as normas, iniciando uma sucessão de fraudes. Os documentos apresentados para justificar a compensação dos créditos eram falsos. Montes Claros teve muitos danos com a fraude.
“Na fiscalização realizada houve uma apuração de crédito tributário em torno de R$ 30 milhões. Em respeito ao contraditório, o município apresentou impugnação do orçamento. Juntou-se alguns documentos a essa impugnação todos eles vistados pelo ex-prefeito. E dentre esses documentos, novamente juntou-se um ofício falso da Previdência Social, e ainda ele teve a audácia de apresentar um ofício falso supostamente emitido pela própria Receita Federal da Delegacia de Brasília”, completa o delegado da Receita Federal.
Luiz Tadeu Leite foi prefeito de Montes Claros quatro vezes. O nome dele apareceu também nas investigações de outro esquema de desvio de verba pública na cidade. No primeiro semestre de 2012, o Ministério Público Estadual apurou que os contratos de fornecimento da merenda escolar na cidade eram superfaturados.
A suspeita começou quando o valor gasto com a alimentação dos alunos saltou de R$ 2 milhões para R$ 12 milhões. No inquérito, o nome do ex-gestor aparece como atuante no esquema. Em Montes Claros, quatro pessoas foram presas. Tadeu Leite não respondeu ao processo segundo a Polícia Federal, por causa da imunidade parlamentar.
“Prefeitos, deputados e outros políticos que são corruptos contumazes não são efetivamente presos no momento inicial da operação, porque eles gozam dessa horrível prerrogativa de função. De modo que são julgados pelos tribunais, evitando a apreciação dos fatos pelo juiz de 1ª instância”, comenta o delegado da Polícia Federal Marcelo de Freitas.
Por causa do esquema dos precatórios, no dia dois de julho de 2013, a Justiça emitiu um mandado de prisão temporária para o ex-prefeito de Montes Claros. Ele não foi preso e alegou nos Estados Unidos para tratamento médico. Atualmente, conforme apuração do MG Inter TV, Luiz Tadeu Leite mora em um prédio de luxo em Miami. O imóvel é orçado em US$ 700 mil dólares.
“Eu fico imaginando como é que a pessoa tem coragem de depois de um dia de trabalho ir para casa e dormir, o sono que deveria ser dos justos. Como ele consegue fazer isso e no outro dia chegar e olhar para sua cidade e ver o caos implantado. Eu custo a crer como é que um ser humano possa ser tão insensível diante desse caos absoluto que foi provocado em boa parte pela própria má administração”, afirma o promotor Paulo Márcio.

O que dizem os envolvidos
A produção do MG Inter TV 1ª Edição, tentou por várias vezes falar com algum representante do Instituto Mundial de Desenvolvimento e Cidadania (IMDC), mas nenhuma das ligações foi atendida.
Marcos Vinicius informou ter conseguido habeas corpus derrubando o último mandado de prisão, que ainda havia contra ele, junto ao Superior Tribunal de Justiça. A informação foi confirmada no site do STJ.
A decisão concede a Marcos Vinícios da Silva, o direito de aguardar o julgamento em liberdade, mas estipula o cumprimento de algumas medidas cautelares, como comparecimento periódico em juízo e proibição de acesso a qualquer órgão da administração municipal dos municípios em que teriam sido praticados os crimes referidos no processo, bem como o contato com pessoas suspeitas no caso ou testemunhas.
Sobre o mandado de prisão temporário por causa dos precatórios, aberto em nome do ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, a Justiça informou que foi revogado.
Em relação a possíveis fraudes no fornecimento de merenda escolar, o advogado de Tadeu Leite, Sânzio Nogueira, informou que o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais invalidou as investigações da operação “Laranja com Pequi”, porém este parecer foi reformado pelo Superior Tribunal de Justiça. Cabe agora ao STJ decidir.
Ainda segundo o advogado, o Ministério Público não tem competência para investigar o prefeito e, mesmo que a Justiça entenda o contrário, as investigações, segundo ele, não se concretizam em provas contra o ex-prefeito.
Quanto à operação Esopo, Sânzio Nogueira disse não saber se as investigações se transformaram em denúncia junto à Justiça, por isso a defesa fica impossibilitada de manifestar amplamente sobre as acusações.
Também de acordo com o advogado, Luiz Tadeu Leite está à disposição das autoridades e, logo que tomar ciência dos fatos, não se negará a prestar em juízo os esclarecimentos necessários.

Mulher de 27 anos é presa por tráfico de drogas em Janaúba

Material apreendido pela polícia
Uma mulher de 27 anos foi presa no Bairro Boa Vista, Janaúba (MG), nesta segunda-feira (16), por tráfico de drogas. A Polícia Militar chegou até a suspeita depois de monitorar uma casa que estava sendo usada como local para embalar drogas. No imóvel foram apreendidos R$ 2.800 e um tablete de maconha.
Em uma outra residência, que fica perto do local da denúncia, os militares estavam em cima de um muro quando viram a mulher jogando duas embalagens em cima de um telhado, em uma havia 45 pedras de crack e na outra foram encontrados 41 papelotes de cocaína. A PM também apreendeu material para embalar a droga no local, além de munições e celulares.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem é atingido por tiro na coxa no Bairro Algodões em Janaúba

A polícia procura por dois homens que tentaram matar outro, na noite desta segunda-feira (16), em Janaúba. O crime aconteceu no Bairro Algodões.
De acordo com as informações da Polícia Militar, a vítima estava em frente de casa, na Rua Itaúna, com o irmão, quando foram surpreendidos por dois homens de moto. Eles pararam e o garupa atirou três vezes.
Ainda segundo a PM, um dos disparos acertou a vítima na coxa esquerda. O Corpo de Bombeiros esteve no local e prestou atendimento. O homem atingido foi levado para um hospital.
A vítima identificou um dos suspeitos, que ainda não foi localizado. A motivação do crime está sendo investigada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Acidente mata rapaz de Janaúba na ponte Sítio Novo

Um jovem de 24 anos morreu na madrugada deste domingo (15-06) na ponte do rio Sítio Novo, na BR-122, saída de Porteirinha para Janaúba. Paulo Malone Leles Cangussu ocupava um automóvel que bateu na ponte por volta das 2h30, os outros ocupantes do carro tiveram ferimentos leves.
Paulo Malone morava em Janaúba e trabalhava como supervisor de vendas em uma distribuidora de bebidas. As autoridades policiais ainda não divulgaram apuração sobre os motivos do acidente.
Nas redes sociais amigos e parentes, principalmente de Janaúba, expressam os sentimentos pela perda.


Porteirinha Notícias

Dudu, do Grêmio, começa projeto social em Taiobeiras

Aproveitando a folga para curtir a família e os amigos em Goiânia, o atacante Dudu também mostra seu lado solidário. O jogador do Grêmio está iniciando um projeto social em Taiobeiras, no norte de Minas Gerais. Com o nome de "Criança feliz é criança sem drogas", a ação, que foi criada pelo seu pai e empresário Giba Brasil, tem o objetivo, como o próprio nome diz, de conscientizar os jovens sobre os malefícios do uso de entorpecentes.
- Acho importante pessoas que tenham certo reconhecimento se envolver em questões sociais e contribuir para uma melhora da sociedade de alguma forma. Querendo ou não, somos exemplos para jovens. Por isso é bom participar das ações. Espero que tenha um resultado bem positivo na cidade e que possa se espalhar pelo Brasil - disse o camiseta 7 do Tricolor.
Com a agenda cheia devido à retomada dos treinamentos, Dudu participará de forma mais intensa durante as férias. O objetivo inicial é atender 200 crianças. O projeto vem sendo desenvolvido por Giba Brasil desde o início do ano. O pai do destaque gremista no primeiro semestre aponta a importância do envolvimento ativo do jogador com a causa.
- Isso é um objetivo que o Dudu tem desde que começou a jogar. Ele é uma pessoa de coração muito bom, quer sempre ajudar os familiares e amigos. Aproveitei que ele teve alguns dias de folga e nos reunimos para definir detalhes finais do projeto. Sempre que tiver oportunidade, ele estará em Taiobeiras para participar das ações - revelou.
Dudu retorna para Porto Alegre no domingo. No dia seguinte, inicia intertemporada com o grupo comandado por Enderson Moreira. Com boas atuações, o veloz atacante caiu nas graças da torcida e assumiu a titularidade sem contestações.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

POLÍCIA FRUSTRA TENTATIVA DE FUGA NA CADEIA DE ESPINOSA

A Polícia Militar foi acionada, na manhã de sexta-feira, 13, por agentes penitenciários, que relataram que, durante revista na cela 1 da Cadeia Pública de Espinosa, enquanto os detentos estavam no pátio para o "banho de sol", verificaram que havia um buraco na parede da referida cela de aproximadamente 30 cm, que daria acesso à rua Bahia. A corporação localizou também duas barras de ferro de aproximadamente 18 cm e duas lâminas de aço de 10 cm, que provavelmente estariam sendo utilizadas para cavar o buraco na parede.
O detento Fernando Henrique Cordeiro Barbosa (19 anos) admitiu que estava cavando o buraco na parede da cela, porém, não informou detalhes da citada ação. A guarnição policial e integrantes da Polícia Civil apoiaram os agentes penitenciários no remanejamento dos presos da cela 1.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Miravânia, vizinho tenta separar briga de casal e morre com facada no pescoço

(Por Carolina Caetano) A Polícia Militar de Miravânia, no Norte de Minas, está à procura de um jovem de 18 anos que assassinou o vizinho na madrugada deste domingo (15). O agressor ficou irritado quando a vítima resolveu apartar uma briga entre ele e sua companheira.
Conforme o boletim de ocorrência da corporação, testemunhas contaram à polícia que Ronildo Batista da Mota tomava cerveja e comia carne com os amigos em casa, localizada na avenida Miradouro, no bairro Eldorado, quando, por motivos fúteis, começou a discutir com a mulher.
Ao escutar a confusão, Jinaldo Nunes de Oliveira, de 27 anos, foi ate a casa do vizinho e começou a tirar satisfações com ele. Os homens começaram a se agredir. O irmão de Mota ainda tentou separar a briga, mas a vítima agrediu o suspeito com um soco no rosto.
Em seguida, o jovem pegou uma faca e atingiu o pescoço de Oliveira. O homem ainda chegou a ser levado a um posto médico, mas não resistiu ao ferimento. Após o homicídio, o criminoso não foi mais visto no município.
A ocorrência foi encerrada da 12ª Delegacia de Plantão de Manga, na mesma região. 

Carreteiro bêbado bate em carro e mata quatro pessoas em Francisco Sá

A batida entre uma carreta e um carro matou quatro pessoas na manhã desta segunda-feira em Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais. O acidente aconteceu por volta de 6h30 no km 500, da BR-251. De acordo com a Polícia Federal (PRF), o carreteiro estava bêbado e invadiu a contramão perto da ponte sobre o Rio Caititu. 
Conforme a PRF, o motorista da carreta, Leonel Zatorsk, 31 anos, fez o teste do bafômetro que apontou 1,56 miligramas de álcool por litro de sangue, taxa considerada crime de trânsito. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o veiculo de carga, placa MCI-4247 de Chapecó (SC), colidiu de frente com o Gol, placa JPH-2649 de Francisco Sá.
Todos os mortos são ocupantes do carro. O condutor da carreta foi socorrido pela equipe do Samu, somente para fazer exames no Hospital de Francisco Sá, mas passa bem. Os bombeiros trabalham no resgate de corpos presos às ferragens. O trânsito está parcialmente fechado na rodovia esta manhã.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com