Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 10 de maio de 2014

Operação policial detém nove pessoas em Pirapora

Todos foram encaminhados para a Policia Civil de Pirapora
Nove pessoas foram presas durante uma operação policial em Pirapora, no norte de Minas Gerais. Foram apreendidos 80 pedras de crack, R$ 170 e celulares.  
Um homem de 43 anos foi detido em uma casa onde ele escondia entorpecentes dentro de um armário. Ele já foi denunciado várias vezes por tráfico de drogas. Entre os detidos há ainda um foragido e um adolescente de 15 anos. Todos foram encaminhados para a Policia Civil da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Várzea da Palma, diretor de jornal é baleado no ombro em atentado

Jornalista postou imagem do hospital
(R7) Diretor do jornal "Tribuna do Povo", em Várzea da Palma, no norte de Minas, o jornalista Dirceu Marques de Oliveira, o "Dirceu Borboleta", 62 anos, sofreu uma tentativa de homicídio nesta sexta-feira (9).
Segundo a Polícia Militar, ele entregava a edição mais recente da publicação impressa no centro da cidade quando foi cercado por dois homens em uma Honda Biz na porta da prefeitura. O tiro disparado pelo passageiro atravessou o ombro direito do jornalista, que foi levado para o pronto-socorro da cidade. Ele está consciente e não corre risco de morrer. Dirceu postou um vídeo no Facebook contando como foi atingido.
— Quando estava tirando do banco de trás os jornais que sempre deixo no Fórum, escutei o estampido, pensei que alguma coisa tivesse estourado. Vi que tinha sido baleado e vi uma moto pequena, um cidadão de camisa verde e branca colocando o revólver na cintura e sumindo. O pessoal da polícia já esteve aqui. Vamos aguardar, porque estamos vivendo um momento muito triste em Várzea da Palma.
Os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados. A princípio, o jornalista não conseguiu reconhecê-los.
Não é a primeira vez que o jornalista é alvo de atentados. Em 2007 e 2011, a sede do jornal foi incendiada e teve todo o equipamento destruído. No site do jornal, o diretor acusa um grupo político da cidade como autor dos crimes. A Polícia Civil vai investigar se os casos têm relação. A principal suspeita é que denúncias publicadas no jornal tenham motivado os ataques.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ator que protagonizou o "super-herói” Jaspion visita o prefeito Yuji

O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, com o ator Hiroshi, que protagonizou super-heróis, como o Jaspion
Janaúba (Por Luiz Cabrine) – O Prefeito de Janaúba, Yuji Yamada recebeu na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, o ator japonês, Hiroshi Fujioika, famoso no cinema e na TV por interpretar personagens do universo dos  super-heróis entre os anos de 1997 e 1998. Hiroshi, também ficou bastante conhecido por protagonizar o herói, Jaspion que faz parte da infância de muitas crianças espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil.
Em Janaúba, o ator em companhia de sua equipe de produção visitou o prefeito Yuji.  Na oportunidade, ele informou que o objetivo da visita foi conhecer o prefeito que também é Japonês,  e de espírito “Samurai” - que significa pessoas de bem, que se dedicam a ajudar o próximo, caso  do  empresário Yamada que, agora como prefeito conhece o outro lado de sua vida, já que, como gestor público tem a missão, através das funções que o cargo público lhe confere promover ações em benefício do bem comum, ou seja, de toda a comunidade. Ainda de acordo com Hiroshi, o prefeito Yuji carrega consigo a casta de um professor, que na cultura japonesa, significa uma filosofia que é conferida às pessoas de valores: morais, éticos, que se prestam a praticar o bem em meio ao ambiente social, visando sua melhoria, principalmente no aspecto social.
O ator Hiroshi já percorreu quase 200 países, mais precisamente em locais que são focos de pobreza com pessoas vivendo em dificuldades. Ao longo dessa caminhada que já dura anos, tem contribuído por meio de sua imagem, seu nome, no sentido auxiliar esses países na busca de recursos na tentativa de pelo menos tentar amenizar as desigualdades sociais.         
O prefeito Yuji falou à imprensa e disse ter ficado emocionado pela referência à sua com o título de professor, referente a sua pessoa de que carrega a filosia Samurai.
Durante a visita do ator à Janaúba, a sua produção fez várias imagens e sonoras com o prefeito que será transformado em um documentário. Para tanto, a produção percorreu todos os setores do prédio da Prefeitura.  

Janaúba será palco da IX Semana da Luta Antimanicomial

Janaúba (Por Luiz Cabrine) – A IX Semana da Luta Antimanicomial será realizada entre os dias 12 a 19 de maio. Durante o evento várias ações farão parte da programação, como blitz educativa em vários pontos da cidade. Confira programação abaixo:
Dia 12, a semana iniciará com blitz educativa por toda a cidade em vários horários; dia 13/05, haverá passeata percorrendo várias ruas, às 08 horas da manhã, com saída em frente ao Caps, na avenida Marechal Deodoro – centro; dia 14/05, será realizado passeio com os usuários dos serviços do Caps, no Clube Abip, as 08 horas; dia 15/05, culto na Igreja Presbiteriana, na avenida Brasil, centro, às 19h30; dia 16/05, a partir das 08h, Rua de Saúde, na rua Amazonas - em frente ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Dente Grande; dia 18/05, missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, às 09h30, e no encerramento dia 19/05, participação da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Janaúba, as 18h.
A semana também conterá as cores verde e amarelo, numa alusão à Copa do Mundo, que este ano acontecerá no Brasil.
Segundo os organizadores o objetivo do evento é conscientizar a população acerca da importância das ações em prol da luta Antimanicomial, como forma de valorizar o trabalho dos profissionais que atuam á frente do Caps e o Capsi, na área da saúde mental. A realização desse evento é da Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde com a Saúde Mental.

Humorista Geraldo Magela, o “Ceguinho”, faz convite para seu show em Janaúba no Programa do Ratinho



JANAÚBA (Por Luiz Cabrine) – O humorista, Geraldo Magela, o Ceguinho, aproveitou sua participação no Programa do Ratinho – no SBT, na última terça-feira, para convidar a população de Janaúba a assistir seu show na cidade, dia 17 de maio, sábado, no Centro Cultural do Sindicato Rural. 
Na oportunidade, o humorista desceu no Tobogã do Ratinho. Na inédita apresentação de um dos maiores nomes do humor brasileiro, Geraldo Magela, ou como é carinhosamente chamado,"Ceguinho" vai fazer muita gente rir. Será, com certeza, uma apresentação espetacular em Janaúba do seu mais novo show: "Só quero ver na Copa".
Os convites para o show de Geraldo Magela estão à venda nos seguintes postos de venda: Água de Cheiro, Farmácias da Rede Bem Viver e no Quiosque da Kibon, com o Zaca. O quarto lote de convites antecipado sai por R$ 20,00. A realização do evento é da PHD Produções e Eventos e Agência OLHE NEWS Comunicação.   

"Errei demais", diz adolescente que matou namorada com golpes de canivete

Amiga diz que adolescente batia na namorada de chinelo
(R7) O adolescente que matou a namorada de 15 anos com golpes de canivete em Manga, no norte de Minas Gerais, D.R.S, de 17 anos, está arrependido do crime. Ao ser apresentado pela Polícia Civil à imprensa, ele chorou e contou detalhes sobre o assassinato de Joelma Antunes Pereira que foi motivado por ciúmes.
— Eu perguntei a todo momento [se havia sido traído] e ela falava que não. Nós fomos para o lote vago e eu perguntei de novo. Ela disse que tinha ficado com um menino e ficava de novo. No momento da raiva eu dei uma facada no abdome dela e depois cortei o pescoço. Errei demais. Acabei não só com a família dela mas com a minha vida também.  
No velório de Joelma colegas fizeram orações e cantaram em homenagem à garota. Uma amiga que preferiu não ter o nome revelado diz que o casal namorava havia quatro anos e o relacionamento era muito conturbado.
— Ele sempre a ameaçou. Já bateu nela de chinelo, puxava o cabelo dela e já colocou um pit bull para dar uma mordida no pescoço dela. Ela chegava na minha casa e falava que era ameaçada mas que não era para eu contar para a família dela.
Um dos irmãos da menina, Juliano Lopes, chegou a ser ameaçado pelo adolescente com um punhal quando contou à vítima que o namorado a traía. Leandro Lopes, outro irmão da garota, presenciou os últimos segundos de vida de Joelma.
— Eu estava saindo de casa e ela veio correndo e chorando com uma roupa branca da escola toda suja de sangue. Ela me reconheceu, me abraçou e falou "pelo amor de Deus, me salva". Abaixou a cabeça e morreu nos meus braços.
Depois do crime, o jovem fugiu de bicicleta e só foi encontrado pela polícia há 3 km do local do homicídio, numa ilha do rio São Francisco onde sua família tem um imóvel. Ele estava tentando fugir do flagrante aconselhado pelo pai.
D.R.S não tinha passagem pela polícia. O único registro com seu nome é um boletim de ocorrência feito pela vítima no fim de março quando o namorado quebrou seu celular e a menina procurou os militares.  
O garoto completa 18 anos em outubro deste ano e está à disposição do Ministério Público.

Polícia registra duas tentativas de homicídio em cidades no Norte de MG

Dois homens foram baleados nessa quinta-feira (8) em uma padaria no bairro São Francisco em Buritizeiro, Norte de Minas Gerais. Segundo informações da Polícia Militar, os dois estavam no local quando outros dois homens entraram e atiraram contra eles. As vítimas foram encaminhadas para o hospital e passam bem. Nenhum suspeito foi identificado e os motivos do crime estão sendo investigados.
E em Bocaiuva, também no Norte de Minas, um homem foi preso e dois menores apreendidos suspeitos de tentativa de homicídio. De acordo com a PM, a vítima estava em casa quando foi chamada por um dos suspeitos para dar uma volta.
Ainda de acordo com a polícia, quando saíram de casa, um menor, que estava armado, saiu de um matagal e efetuou vários tiros contra a vitima. O homem e o menor fugiram, mas a polícia conseguiu encontrá-los. Em seguida, a PM apreendeu também o outro menor, que teria sido o mandante do homicídio. Todos foram encaminhados para a delegacia e a vítima para o hospital.


Pablo de  Melo
pablo-labs@hotmail.com

Estelionatário é preso na operação '171' da Polícia Civil em Araçuaí

Estelionatário foi preso em Araçuaí
(G1) A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (9) em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, um homem suspeito de estelionato. Elizério Marcos Ribeiro da Silva, de 42 anos, foi preso na 'Operação 171', que investigava os crimes há cerca de cinco meses. Ele foi preso em casa.
Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito aplicou golpes em pelo menos nove cidades, no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, desde lojas de roupas a depósitos de material de construção. De acordo com o delegado José Eduardo dos Santos, estima-se que só em 2014 os golpes cheguem a meio milhão de reais. "Esse criminoso vinha atuando há muito tempo e os golpes eram com valores altos. Somente em uma vítima, ele aplicou um golpe de R$ 30 mil", afirma o delegado.
Suspeito foi preso em casa na operação 171
Ainda segundo a polícia, na casa de Elizério foram encontrados cheques em nomes das vítimas, contratos de empréstimo, cartões de crédito e documentos falsos. De acordo com a polícia, as investigações continuam para encontrar outros envolvidos no esquema.
"Já temos evidências de pelo menos duas pessoas envolvidas, uma está foragida. Vamos continuar com as investigações para tentar prender os receptadores", afirma.
Segundo o delegado, o suspeito foi ouvido na delegacia de Salinas e encaminhado para o presídio de Pedra Azul.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Matias Cardoso se transforma na capital nacional do Limão

Começa nesta quinta-feira 08/05 e se estende até o próximo domingo 11/05, em Matias Cardoso, a 4ª Festa Nacional do Limão e do 22º Aniversário de Emancipação Político Administrativa. O evento que conta com uma super programação de shows como: Rogério Henrique, a cantora gospel Damares, a dupla Rick & Renner, as bandas Love Proibido, Polentinha do Arrocha, Carlinhos Bala, Flávio Rocha e Luxuria; além de rodeios, encontro de Som Automotivo, Veloterra, Campeonato de Supercross, torneios de peteca, truco, dominó, capoeira e Malha, tem como sua principal vedete o Limão.
A fruta que é produzida em larga escala e que atinge uma área cultivada em 1,5 mil hectares distribuídos entre os municípios de Matias Cardoso e Jaíba, no período de safra, gira em torno de 1,7 mil sacas de 20 quilos.
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a citricultura mineira ocupa o 4º lugar no ranking de produção de frutas cítricas no Brasil. A região Norte de Minas, por exemplo, tem sido grande exportadora para a comunidade europeia. Dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), a produção de limão em Minas alcançou mais de 88 mil toneladas, com destaque para os municípios de Matias Cardoso, Jaíba, Uberaba , Belo Vale e Janaúba.
“A festa é uma forma de divulgar a fruta e homenageá-la, pois através dela estão sendo gerados centenas de empregos diretos e indiretos no município. E isto é importante pois gera divisas e ajuda a combater o êxodo rural dos moradores para os grandes centros comerciais. Nossa meta é aumentar a área de cultivo e ampliar as exportações do limão”, comentou o prefeito Edmárcio Leal.

4ª Festa Nacional do Limão e 22º Aniversário de Matias Cardoso
PERÍODO – 08 a 11 de Maio de 2014 – Entrada franca!
ATRAÇÕES –
- 08/05 – Rogério Henrique
- Artistas Regionais
-09/05 – Damares (Gospel).
- Artistas Regionais
- 10/05 – Rick & Renner
- Polentinha do Arrocha
- Love Proibido
- Artistas Regionais
- TORNEIOS de Peteca, Truco, Dominó, Capoeira e Malha
11/05 – Seu Maxixe
- Flávio Rocha
- Carlinhos Bala e Banda
- Luxuria
Artistas regionais
- 1º Encontro de Som Automotivo
- Veloterra
- Campeonato InterTV de Supercross
E AINDA:
- Rodeio (todos os dias)

Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Minerva tem lucro de R$69,1 milhões no 1T, exportações dominam

A Minerva Foods registrou um lucro líquido de R$69,1 milhões no primeiro trimestre deste ano, 13 vezes maior que o lucro da empresa no mesmo período um ano atrás, impulsionada pelo ganho de 22% no volume exportado devido à queda na produção de carne bovina em mercados importantes como os Estados Unidos e Europa, anunciou a empresa na quinta-feira à noite (7).
Durante os primeiros três meses deste ano, a receita líquida da Minerva totalizou R$1,4 bilhão, um aumento de 17% ante o primeiro trimestre de 2013, e em linha com os R$ 1,44 bilhão em receita no último trimestre de 2013.
O primeiro trimestre foi difícil para a indústria de proteína animal do Brasil. Após fortes vendas em janeiro, a seca atingiu o país inteiro em fevereiro e março e levou a uma redução significante na oferta de gado, disse Fernando Galletti de Queiroz, diretor presidente da Minerva, em uma mensagem com o relatório trimestral.
A Minerva utilizou sua diversidade geográfica de unidades no Brasil e na América do Sul, e adquiriu mais gado no primeiro trimestre para garantir o abastecimento de suas plantas de abate. A empresa também elevou as exportações para gerar mais capital de giro, notou Queiroz.
A receita bruta consolidada do mercado externo no trimestre foi R$ 1,01 bilhão, um aumento de 19% ano-a-ano, e no mercado domestico atingiu R$ 469,7 milhoes, crescimento de 11% ante o 1T de 2013. A Minerva fechou o periodo com uma participação de mercado de 17% das exportações de carne bovina do Brasil, 8% do Uruguai (ou 14% com o inclusão eventual do Carrasco), e 17% do Paraguai.
Com o retorno de chuvas ao Brasil em abril, a Minerva espera que a oferta de gado volte ao normal em maio e junho, o que poderia forçar os preços para baixo. A empresa espera que o confinamento de gado cresça este ano, com base em projeções de melhor rentabilidade, o que deve reduzir a volatilidade dos preços do gado no período de entressafra de julho a novembro.
Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) chegou a R$136,3 milhões, 35,8% acima do valor no primeiro trimestre do ano passado, mas abaixo dos R$153,3 milhões no quarto trimestre de 2013. A margem EBITDA da empresa atingiu 9,7%, expansão de 140 pontos básicos em relação à margem do 1T de 2013.
A companhia avançou no primeiro trimestre em frentes importantes do seu atual plano de crescimento, adquirindo uma planta de abate e desossa na cidade de Janaúba (MG) e um frigorífico no bairro de Carrasco, na cidade de Montevideo, no Uruguai.
Com a conclusão destas duas aquisições e as plantas da BRF, uma aquisição ainda sob análise do CADE, a Minerva elevará sua capacidade produtiva em aproximadamente 40%, passando de 11.480 cabeças por dia para 15.880 cabeças por dia, informou a companhia.
Investimentos em imobilizado totalizaram R$ 83,6 milhões no trimestre, com R$ 30 milhões destinados à manutenção das operações, R$ 42 milhões referentes ao pagamento integral da planta de Janaúba e cerca de R$ 12 milhões destinados à expansão das operações, especialmente da Minerva Fine Foods, explicou a companhia. As operações na planta de Janaúba devem iniciar a partir do segundo semestre deste ano.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Em Manga adolescente de 15 anos é morta pelo namorado após confessar traição

Uma adolescente de 15 anos foi assassinada pelo namorado, na noite dessa terça-feira (6), em Manga, no Norte de Minas, após supostamente ter confessado uma traição. O suspeito de 17 anos foi apreendido.
De acordo com o sargento Afonso Coelho Santos, da Polícia Militar do município, o crime aconteceu na rua Almirante Barroso, no bairro JK, quando Joelma Antunes Pereira voltava para a casa depois de sair da escola.
No meio do caminho, D.R.S a abordou e eles iniciaram uma discussão. Nervoso, o jovem pegou um canivete e golpeou a vítima no abdômen. Em seguida, o suspeito provocou um corte profundo no pescoço da namorada.
Joelma chegou a ser socorrida pelo irmão, foi encaminhada ao Hospital de Amparo ao Homem do Campo, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia foi acionada depois que a menina deu entrada na unidade de atendimento.
“Começamos a procurar pelo jovem na casa do pai, que está vivendo na Ilha do Curimatá. Tivemos que pegar um barco para atravessar o rio São Francisco. Quando chegamos na barraca do homem, ele disse que o filho estava na casa de outra pessoa”, contou o sargento.
Os seis policiais que participaram da operação conseguiram localizar o menor três quilômetros depois da barraca do pai. Ele não resistiu à prisão, confessou o crime e contou como tudo aconteceu. “O suspeito disse achava que estava sendo traído. Na versão dele, ao se encontrar com a namorada, ela foi questionada e confirmou a traição”, disse o militar.
Os policiais retornaram com o adolescente para o centro de Manga e ele foi encaminhado à delegacia de plantão da cidade. Ainda segundo o sargento, o garoto não tinha antecedentes criminais.
O corpo de Joelma foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Januária, na mesma região, e deve ser sepultado nesta quarta-feira (7). 

Matou e foi dormir
Nesta quarta, o suspeito será ouvido pela delegada de Manga, Iranir Santos Gil. Ele chegou ao local acompanhado do pai. “Aparentemente, o menor está tranquilo e não demonstra arrependimento. Ele fez tudo consciente e, após o homicídio, foi dormir”, contou a delegada.
Ainda segundo Iranir, será lavrado um auto de apreensão em flagrante por ato infracional (AAFAI) por homicídio qualificado por motivo fútil. O promotor e o juiz da cidade serão os responsáveis por definir para qual centro de internação o menino será encaminhado. 

Sem brigas
Cerca de cinco horas antes do crime, o clima entre o casal era bom. De acordo com uma comerciante da cidade, que pediu para não ter o nome divulgado, os jovens chegaram a entrar em sua mercearia conversando normalmente.
“A menina comprou um doce e dividiu com ele. Eles se abraçaram e se beijaram. À noite, o crime aconteceu em frente ao meu comércio. Fiquei chocada com a notícia”, contou a mulher.


Fonte: O Tempo

Suspeitos de furto, roubo, ameaça e lesão corporal são presos em Salinas

A Polícia Civil prendeu três homens, com idades entre 25 e 40 anos, suspeitos dos crimes de lesão corporal, ameaça, furto e roubo, em Salinas, no Norte de Minas Gerais.
De acordo com a PC, os criminosos atuavam juntos e são parentes. Os mandados de prisão foram cumpridos nesta quarta-feira (7). Policiais de Salinas e Taiobeiras participaram da operação.
Segundo delegado José Eduardo Santos, da PC de Salinas, durante o cumprimento dos mandados um dos suspeitos tentou fugir. Eles estavam sendo investigados desde dezembro de 2013. A maioria dos furtos e roubos cometidos pelos três tinham residências como alvo. Em um dos casos de agressão, a vítima ficou paraplégica.
"A população local tinha pavor dos criminosos, por se tratarem de pessoas extremamente violentas. Há casos de moradores que mudaram da cidade, com medo", destaca o delegado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Três quilos de crack são apreendidos dentro de armário em Pirapora

Um homem de 43 anos foi preso com três quilos de crack em Pirapora, no Norte de Minas, durante uma operação, realizada pela Polícia Militar, nesta terça-feira (6).
De acordo com a PM, o criminoso foi detido em uma casa, na Avenida São Francisco, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. A droga estava escondida dentro de um armário. Ainda conforme a PM, o suspeito já foi denunciado várias vezes por tráfico de drogas.

Nove detidos
Ainda durante a operação, foram apreendidas mais de 80 pedras de crack, cinco celulares e R$ 170, no Bairro Industrial. Nove pessoas foram detidas no local, entre elas, um foragido da Justiça e um menor de 15 anos.
Todos os suspeitos foram encaminhados para a Polícia Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2014

SAÚDE SUSPENDE REPASSE DE RECURSOS PARA 23 MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS

Portaria do Ministério da Saúde, publicado último dia 2, no Diário Oficial da União, suspende a transferência de recursos financeiros para 1.027 municípios que não cadastraram os serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e não alimentaram regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial. Do Norte de Minas, 23 entes municipais tiveram recursos suspensos.
De acordo com o texto, fica suspensa a transferência de recursos financeiros do Componente de Vigilância Sanitária do Bloco de Vigilância em Saúde, da competência dos meses de janeiro a abril de 2014, para estados e municípios irregulares no monitoramento feito no dia 25 de março. A portaria entrou em vigor na sexta-feira com efeitos financeiros retroativos a janeiro deste ano.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sanguessugas: Empresários mineiros são alvo de nova denúncia do MPF

(Por Fábio Oliva) Oito anos depois da descoberta do esquema direcionado à fraude com verbas da saúde destinadas à compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares, o Ministério Público Federal (MPF) continua buscando a punição dos envolvidos.
No dia último 24, foi oferecida mais uma denúncia, desta vez relativa a fatos ocorridos no município de Congonhas do Norte/MG, região central do estado.
O MPF pediu a condenação dos empresários Aristóteles Gomes Leal Neto, Ivana Ottoni Leal Xavier e Suzete Leal Xavier, irmãos e sócios nas empresas Lealmalq Ltda e UMS-Unidade Móvel de Saúde Ltda; de Luiz Amaro Dominici, proprietário da Platina Ônibus Ltda;  e de Josélio de Souza Rocha, Valéria Elisa Vieira, Conceição Barboza de Ávila Oliveira e Ednéia Farnese da Silva Barbosa, funcionários públicos da Prefeitura de Congonhas do Norte à época dos fatos.
O ex-prefeito José Alves Franco não foi denunciado, porque, como ele possui mais de 70 anos, fator que reduz o tempo de prescrição pela metade, os crimes praticados por ele já prescreveram.
Mesmo roteiro - Segundo a denúncia, os crimes praticados foram os de fraude à licitação (artigo 96, I e IV, a Lei 8.666/93) e apropriação de recursos públicos (artigo 1º do Decreto-lei 201/67).
A verba destinava-se à compra de uma ambulância e foi destinada ao município por meio do convênio 2.268/2002. A União repassou R$ 40 mil e o Município deveria arcar com uma contrapartida de R$ 8 mil.
A ambulância acabou adquirida por R$ 50.100,00 da empresa Lealmaq. Além do emprego de recursos acima do valor originalmente previsto no convênio, também ficou comprovado superfaturamento. É que o mesmo tipo de veículo custava, à época, R$ 35 mil.
Segundo o MPF, esse sobrepreço era comum no esquema das sanguessugas, assim como o direcionamento das licitações. O roteiro era sempre o mesmo: as prefeituras realizavam procedimentos licitatórios, sempre na modalidade carta-convite, que tinham também sempre a participação das mesmas empresas integrantes do esquema, as quais faziam propostas previamente combinadas entre si.
Em Congonhas do Norte/MG, esse acerto prévio ficou evidenciado a partir das análises das propostas apresentadas à prefeitura: as três empresas entregaram propostas idênticas, inclusive com os mesmos erros de português e/ou digitação. Por exemplo, "osigênio" ao invés de "oxigênio", e "pela única" ao invés de "peça única".
Outro indicativo da existência do conluio consistiu no valor das propostas, todas muito superiores ao preço de mercado. Basta ver que a menor delas já possuía um sobrepreço de mais de 25%, o que geralmente não acontece em licitações, que se destinam exatamente ao contrário, que é a obtenção de propostas mais vantajosas para a Administração Pública.
E mesmo adquirida por valor superior ao de mercado, a ambulância ainda foi entregue incompleta. Auditoria do Ministério da Saúde constatou a falta de um dos itens previstos no contrato: um respirador pneumático ciclado a pressão com fluxo ajustável.
O desvio de recursos públicos tem pena que vai de 2 a 12 anos; a fraude em licitações prevê pena de 3 a 6 anos de prisão.
- Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Federal em Minas Gerais.

Filhote de sussuarana é encontrado em uma rua de Porteirinha

Filhote de sussuarana é capturado por morador de Porteirinha
Filhote de suçuarana foi capturado na manhã desta segunda-feira (5) por um morador do bairro Vila São Sebastião, em Porteirinha, no Norte Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, o bairro faz limite com uma região de mata e o animal estava na rua acuado na calçada.
Segundo testemunhas, em uma propriedade próxima do local onde o felino foi encontrado ocorreu recentemente o aparecimento de um bezerro ferido e há indícios de que tenha sido provocado por um animal selvagem.
Um morador capturou o filhote, colocou em um caixa de papelão coberta com uma tela para evitar que o bicho fugisse e encaminhou a sede da PM do município.
A Polícia de Meio Ambiente encaminhou o animal para o Ibama de Montes Claros. A PM acredita que o filhote tenha se perdido da mãe.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Detento é flagrado com maconha dentro da cueca em Janaúba

Um detento do presídio de Janaúba (MG) foi flagrado na tarde desse domingo (4) com sete papelotes de maconha escondidos na dentro cueca.
Segundo informações da Polícia Militar, o presidiário, de 31 anos, trabalhava na horta e ao retornar para cela foi submetido a busca pessoal, momento no qual foi encontrada a droga e o detento foi autuado pelo crime.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 4 de maio de 2014

Acidentes deixam pelo menos um morto no Norte de Minas

Na BR-251, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um acidente no início deste domingo. A batida envolveu três carretas no KM 474.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta tentou efetuar uma ultrapassagem forçada, mas acabou batendo em outros dois veículos. Ninguém ficou ferido.
O trânsito no local ficou interditado por cerca de uma hora. O trânsito flui normalmente.
Um motociclista morreu em um acidente na madrugada deste domingo (4) na BR-251, próximo a Barrocão, distrito de Grão Mogol, no Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, vítima realizou uma ultrapassagem indevida e bateu em uma carreta, no KM 454.
De acordo com a polícia, o jovem de 21 anos não tinha habilitação e morreu no local.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Produtores de banana vão aproveitar campanhas contra racismo para vender

(Por Luiz Ribeiro) A banana nunca foi tão badalada. Na última semana, a fruta foi destaque na mídia – e em diferentes partes do mundo –, sendo exibida nas redes sociais por personalidades como o jogador Neymar, a cantora Ivete Sangalo, os apresentadores Luciano Huck e Angélica, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e o técnico da Itália, Cesare Prendelli. Também levou à manifestação da presidente Dilma Rousseff. Tudo por conta da campanha contra o racismo. Agora, a Confederação Nacional dos Produtores de Banana (Conaban) quer aproveitar a superexposição da fruta para fazer uma campanha de marketing estimulando o consumo. 
“A ideia é que, além de combater o racismo, possamos aproveitar esse episódio para divulgar e valorizar os valores nutricionais da fruta. Vamos contratar uma agência para difundir que ‘todos nós devemos comer banana e que ela faz muito bem à saúde’”, afirma o presidente da Conaban, o mineiro Dirceu Colares Moreira, numa alusão à campanha “Somos todos macacos”, que foi “lançada” por Neiymar (orientado por uma agência de publicidade), depois que o jogador Daniel Alves comeu uma banana atirada em sua direção por um torcedor no jogo do Barcelona contra o Vilarreal, domingo passado.
De acordo com a confederação nacional, com uma área plantada 523 mil hectares, o Brasil alcança hoje uma produção de 6,846 milhões de toneladas de bananas por ano, situando-se como quinto maior produtor mundial, depois de Índia, China, Filipinas e Equador. A bananicultura gera faturamento no Brasil de US$ 4,37 bilhões anuais. Minas Gerais é o terceiro produtor nacional, sendo superado por São Paulo e pela Bahia. No território mineiro, as maiores colheitas são feitas na região de Janaúba e Jaíba (Norte do estado), que tem cerca de 15 mil hectares de bananais. 
O consumo médio de banana dos brasileiros é de 30 quilos por habitante/ano. Dirceu Colares ressalta que existem condições para ampliar o consumo não somente da banana, mas também de outras frutas. “De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), mundialmente, é recomendado o consumo de 100 gramas de frutas por dia. O brasileiro consome, em media, 70 gramas de frutas diariamente, tendo a banana como carro-chefe. Mas a nossa intenção é estimular o consumo de todas as frutas tropicais. O ideal é que os brasileiros consumam todos os dias uma salada de frutas”, observa. 
Colares lembra que há algum tempo o governo brasileiro anunciou que lançaria uma campanha publicitária, envolvendo diversos ministérios, para estimular o consumo de frutas, especialmente da banana, como forma de combater consequências da má alimentação, como a obesidade – pois pesquisa recente demonstra que a metade da população brasileira está acima do peso. “Estivemos várias vezes nos ministérios da Saúde e da Agricultura cobrando a veiculação da campanha, que nunca começa”, lamenta o líder classista.
Ele afirma que a divulgação da banana pelas celebridades representa uma boa oportunidade para destacar as qualidades da fruta, especialmente do produto que é colhido no Brasil. “Existe uma grande vantagem no país que é a produção de banana em praticamente todos os estados. Assim, os brasileiros consomem uma fruta fresca, mais saborosa”, comenta Colares. “Quando a banana é exibida por celebridades fica mais fácil divulgar que se trata de uma fruta muito saudável e saborosa. Vamos fazer uma campanha de marketing mostrando essas qualidades”, anuncia. 

DISPUTA COM O EQUADOR 
O Equador, maior exportador mundial de banana, tenta vender a fruta para o Brasil e trava uma luta contra os produtores brasileiros, que fazem gestões junto ao governo para que seja impedida a compra da fruta do país vizinho. Na semana passada, o presidente do Equador, Rafael Correa, também entrou na “onda” da banana contra o racismo, assim como fez a presidente Dilma. Correa divulgou um post nas redes sociais em que aparece segurando uma penca de bananas, junto com a frase: “Do Equador, o maior e melhor produtor de bananas do mundo, rejeitamos o racismo #somostodosmacacos”. 
O presidente da Confederação Nacional dos Produtores de Banana, Dirceu Colares, disse que já fez diversos apelos ao governo brasileiro para impedir a importação da fruta equatoriana, o que, segundo ele, vai causar uma instabilidade no mercado nacional e acarretar prejuízos para os agricultores. Colares também questionou o presidente do país vizinho, no que diz respeito à qualidade da banana daquele país. “A nossa banana é muito melhor do que a do Equador porque aqui se consome uma fruta mais fresca e mais saborosa. Além do mais, podemos dizer que a banana brasileira é produzida quase na agricultura orgânica, pois recebe, em média, quatro aplicações de defensivos anualmente. No Equador, são realizadas de 40 a 50 aplicações de defensivos a cada ano”, compara.

OSCILAÇÃO DE PREÇOS
Ao mesmo tempo em que banana ganha maior divulgação por causa da campanha contra o racismo, os consumidores brasileiros conviveram com a oscilação de preços do alimento nos últimos meses. O quilo da banana-prata anã, que custava R$ 1,20 no fim do ano passado, chegou a R$ 1,80 em janeiro e agora está em cerca de R$ 1,50. Em Montes Claros, no Norte de Minas, em abril, o quilo da banana para o consumidor teve uma queda de 3,18% depois de sucessivas elevações nos meses anteriores, de acordo com Índice de Preços do Consumidor (IPC) da Unimontes.
“A variação de preços da banana sempre ocorre entre a época da safra e o período da entressafra, como estamos vivendo agora. Isso é consequência da lei da oferta e da procura”, afirma Dirceu Colares. Ele diz que o preço começou a cair em abril e que deverá reduzir ainda mais à medida que se aproxima de uma nova safra, no meio do ano.