Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Inquérito do MP vai apurar falta de leito em UTI neonatal

O Ministério Público abriu inquérito para apurar as deficiências de vagas de leitos na Unidade de tratamento Intensivo (UTI) Neonatal em Montes Claros. A medida foi tomada após o neurocirur-gião César Felipe Gus-mão denunciar a precariedade no atendimento no Norte de Minas.
Segundo ele, o número de vagas é insuficiente para atender a mais de 1,7 milhão de habitantes. “São pacientes que já nascem com a necessidade de cuidados especiais e não temos como oferecer o atendimento”, disse.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram a região em estado de alerta. Em caso de urgência, os pequenos pacientes têm disponíveis 28 leitos, sendo oito na Santa Casa de Misericórdia, dez no Hospital Universitário, ambos em Montes Claros, e dez em Janaúba, número insuficiente. “Como a cidade é referência em tratamento médico, os leitos são insuficientes”, afirmou Gusmão.

Novos leitos
A SES reconhece o déficit e planeja aumentar o número de leitos na região. Para isso, serão criados até julho outros 30 leitos divididos em cidades vizinhas: dez para Taiobeiras, dez para Pirapora e mais dez para Brasília de Minas. “O objetivo é fazer com que esses leitos desafoguem o sistema de Montes Claros e que essas cidades consigam atender a demanda de municípios vizinhos”, afirmou o coordenador do Núcleo de Redes de Atendimento à Saúde da SES, Alfredo Prates Neto.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Paula de Oliveira Nascimento, um dos problemas é o grande número de cidades assistidas por Montes Claros. “Somos referência para 86 municípios quando o assunto é gestação de alto risco, sobrecarregando todo o sistema”, explicou.
O promotor João Paulo Alvarenga Brant, da Promotoria de Saúde, solicitou às unidades de saúde um parecer a respeito. “Queremos saber se a quantidade de leitos respeita as normas do Ministério da Saúde para fazer um diagnóstico completo da macrorregião Norte”, afirmou.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Galo gigante se torna atração dos moradores de Salinas

Com 1,18 metros, o Galo Rex recebe visitas diariamente. (Foto: Nei Oliveira / VC no G1)
(G1) Um galo gigante tem se tornado a atração de moradores de Salinas, no Norte de Minas Gerais. O dono da ave, o internauta Nei Oliveira, deu até nome ao galo, Rex. Ele filmou, fotografou o animal e enviou ao VC no G1.
O tamanho de Rex impressiona os moradores da cidade. Com 1,18 metros ele se tornou o xodó do município. “Todo mundo quer conhecer a ave. Ele recebe visitas todos os dias”, afirma o internauta.
Oliveira disse ainda que Rex é uma ave da raça índio gigante, que surgiu após cruzamento de outras raças. Mesmo assim a elegância da ave desperta a admiração dos visitantes. “Quando as pessoas veem as fotos elas não acreditam, mas quando veem de perto ficam todas admiradas”, afirma o internauta.

Nota da Redação: Segundo o técnico da Emater, Fernando Mendes, a raça índio gigante se destaca pelo tamanho e peso, que são adquiridos em pouco tempo. Geralmente, em dois meses o índio gigante pode chegar a 6 kg.

Mendes informou ainda que a criação desta ave como animal de estimação tem se tornado comum devido as características ornamentais de suas penas.
Quanto ao tamanho do galo Rex, o técnico disse que realmente é impressionante já que a média desta raça é de até um metro.

Secretário Gil Pereira é condenado por improbidade administrativa

(G1) O desembargador Elias Camilo Sobrinho, da 3ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou, nesta quinta-feira (13), o ex-deputado estadual e atual secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Gil Pereira, por improbidade administrativa. De acordo com o TJMG, o crime ocorreu quando ele tentava se candidatar a prefeitura de Montes Claros, em Minas Gerais, no ano de 2004. Da decisão cabe recurso.
Segundo o TJMG, o então deputado participou da festa de comemoração de 50 anos da cidade de Juramento, município vizinho de Montes Claros. O evento estava sendo promovido pelo prefeito do município no momento, Jânio Lima Borges. Na ocasião, o prefeito realizou o sorteio de 234 lotes aos habitantes carentes da cidade, e fez um discurso no qual promovia a candidatura de Pereira, incentivando a população a votar nele nas próximas eleições.
De acordo com a Justiça, foi entendido que o evento foi usado com objetivo eleitoral, já que os dois políticos aproveitaram o momento para promover Gil como futuro prefeito de Montes Claros. Lima Borges também foi condenado pelo mesmo crime.
O TJMG informou que a pena será a suspensão dos direitos políticos pelo período de três anos,  uma multa civil no valor de 10 vezes a remuneração do cargo de deputado, que ele já  exercia na época, além da proibição de contratação com o poder público.
O advogado de defesa José Sad Júnior informou, por meio de nota, que Gil Pereira confia que a decisão será revertida por meio dos recursos. Segundo ele, o caso não se trata de um ato de improbidade, e sim de uma conduta que é comum em todas as esferas de governo.
À reportagem do G1, a secretaria informou que não vai se pronunciar neste momento.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bombeiros de Janaúba realizam treinamento no lago do Bico da Pedra

No treinamento foram abordados temas pertinentes e apresentadas técnicas de salvamento aquáticas previstas em legislação interna, acrescidas de uma instrução prática de mergulho equipado com ênfase em buscas submersas.
A instrução serviu de parâmetro avaliativo, buscando aperfeiçoar a qualidade na prestação dos serviços na área de Salvamento Aquático, haja vista que com a proximidade do feriado de carnaval, são inúmeras as solicitações de caráter preventivo na área de atuação deste pelotão BM.
A participação voluntária dos bombeiros militares evidenciou o comprometimento dos profissionais desta fração BM, os quais realizaram com êxito e primazia as atividades previstas no conteúdo programático.


Jornal Montes Claros

Homens armados assaltam agência dos Correios em Padre Carvalho

Uma agência dos Correios foi assaltada na tarde desta quinta-feira (13) em Padre Carvalho, Norte de Minas Gerais. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, dois homens armados renderam funcionários e fugiram em uma motocicleta.
O assaltantes fugiram levando R$ 7.200 mil da agência. A polícia realiza buscas na região para tentar prender os suspeitos.
Assalto em Josenópolis
Ainda nesta quinta-feira, quatro homens em duas motocicletas assaltaram uma agência dos Correios em Josenópolis, também no Norte de Minas.
Policiais chegaram no local e houve troca de tiros com os assaltantes. Um dos assaltantes foi atingido por um tiro, segundo a PM, disparado por uma pessoa que estava no local, mas ainda não foi identificada.
Outras duas pessoas também foram atingidas pelos tiros. Uma das vítimas é uma mulher de 40 anos que foi atingida na cabeça e está em estado grave.
As vítimas foram socorridas e levadas para hospitais da região.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Prefeitura investe na recuperação de estradas rurais e beneficia produtores

(Por Luiz Cabrine) A Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos investiu no ano passado, cerca de R$ 800 mil reais no maior programa emergencial de recuperação de estradas rurais do município. Foram beneficiadas cerca de 19 comunidades rurais. Além de receberem o patrolamento e encascalhamento as estradas receberam a instalação de manilhas em alguns pontos visando melhoria do escoamento de água que antes empossava no período chuvoso. As informações vêm do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos de Janaúba, Dailton dos Santos. Segundo o secretário o trabalho que envolveu uma verdadeira força-tarefa foi realizado no período de fevereiro a novembro do ano passado.
O secretário afirma que havia estrada que não era recuperada há pelo menos 14 anos, caso da estrada da comunidade de Canta Grilo. Com isso, as estradas se encontravam em condições precárias de trafegabilidade prejudicando, assim, o deslocamento dos produtores rurais até à cidade, bem como o escoamento da produção agrícola, especialmente dos agricultores familiares. No total, conforme Dailton dos Santos foram recuperados cerca de 400 quilômetros de estradas em comunidades rurais. As localidades beneficiadas são: Canta Grilo, o trecho Janaúba a Mandasaia, Pageu - 1 e 2, Monte Alto, Lagoa Grande, Tira Fogo, Zé Faustino, Maromba, Quem-Quem, Barroquinha, Paus-Alto, Boi Velhaco, Jatobá, Taquaril, Jataí, Taboquinha, Terra Branca e Barreiro de Dentro.

Prefeitura e Senac formam novos pizzaiolos em Janaúba

(Por Luiz Cabrine) Com cursos de formação profissional de jovens, cada vez mais necessária na atualidade, crescem as parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, vista com bons olhos pelo mercado de trabalho.
Em Janaúba, cidade polo na região da Serra Geral de Minas, que possui comércio forte, mas que, ainda enfrenta déficit de mão de obra qualificada, a formatura dos alunos do curso de pizziolo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) formou na última sexta-feira, 8 de fevereiro, duas turmas com um total de ... alunos. O resultado é uma parceria entre a Prefeitura, Secretaria municipal de Promoção Social e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
O curso poderá suprir possíveis vagas no setor de pizzaria, na cidade, mercado que possui vários estabelecimentos do gênero.
Com isso, esses estabelecimentos passam a ter a possibilidade de buscar no mercado, profissionais capacitados, e assim, ampliar seu quadro de colaboradores, bem como a produção de pizzas. Além dos formandos esteve presente o prefeito Yuji Yamada, o secretário de Promoção Social, Euler Rodrigues, de Janaúba. Na oportunidade, o prefeito parabenizou os alunos e reconheceu a importância da capacitação profissional na vida dos jovens, que agora passam a contar com um novo horizonte e possibilidades maiores de inserção no mercado de trabalho.

Secretária de Saúde confirma a construção da sede própria do CAPS em Janaúba

(Por Luiz Cabrine) O município de Janaúba, polo na microrregião da Serra Geral de Minas acaba de ser contemplado com uma unidade de referência para o tratamento de dependentes químicos. Trata-se do Cento de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD III. Essa unidade representa importantes ganhos à região que conta com atendimento de forma deficitária.
As informações são da enfermeira com especialização em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Lara Jamille Silveira Silva. Além de ser pólo nessa microrregião, do Norte do estado, região bastante carente, a secretária ressalta que o município de Janaúba que conta com esse importante serviço merece maior atenção e cuidado no tratamento relacionado ao uso de álcool e drogas.
A implantação do CAPS AD III no município janaubense, de acordo com a dirigente da pasta da Saúde, surge da demanda da população, do desejo da administração municipal em organizar, estruturar e garantir um espaço de assistência adequada e humanizada, comprometida com os direitos humanos e qualidade de vida dos usuários, tendo em vista o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Marilena Soares - coordenadora municipal de Saúde Mental no município, explica que, essa rede tem como finalidade a ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O CAPS AD III é um espaço aberto com atendimento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, aos usuários de crack, álcool e outras drogas. Para tanto, conta com equipamento intermediário entre a atenção básica, o hospital, a Rede de serviços de Janaúba e territórios. É um serviço gratuito, credenciado pelo SUS que atenderá os 15 municípios da Microrregião, segundo a secretária Jamille.
Desta forma, a implantação do CAPS ADIII, como local de acolhimento dos usuários, atuará com empenho na construção e desenvolvimento de ações, que irão de encontro às necessidades tanto dos usuários, quanto de suas famílias e comunidade, preenchendo a lacuna existente no que tange aos cuidados e tratamento desse público-alvo, de acordo com as portarias do Ministério da Saúde, assegura a secretária.
Atualmente, conforme a coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Marilena, o município dispõe para o atendimento da população janaubense, na área da Saúde Mental, de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), um Consultório na Rua, uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil. Com a pactuação desse serviço, a população é assistida com mais esse serviço na área da Saúde Mental, afirma a secretária.
Ela informa ainda que, no ano de 2013 foi elaborado projeto de construção da sede própria do CAPS ADIII e encaminhado ao Ministério da Saúde, sendo aprovado. Em janeiro deste ano o município foi contemplado com uma parcela do recurso total de R$ 1 milhão de reais, valor da obra, que será edificada em terreno cedido pela prefeitura, localizado próximo ao Hospital Regional de Janaúba.
O recurso é oriundo do Ministério da Saúde. A Portaria que dispõe sobre o funcionamento do CAPS é a 336/GM de 19 de fevereiro de 2002, e a Portaria 615 de 15 de abril de 2013 que dispõe sobre o incentivo financeiro de investimento para construção de CAPS.
A secretároa e a coordenadora ressaltam que esse é um serviço de grande relevância para Janaúba, pois o uso abusivo de álcool e outras drogas atualmente se tornou uma importante demanda na saúde pública do país. “Com certeza a implantação desse serviço contribuirá significativamente no tratamento de dependentes químicos e será um grande avanço no sistema de saúde, especialmente na Saúde Mental, do nosso município e região da Serra Geral”, observa Lara e Marilena.

Projeto Dom Mauro ganha carro zero que vai auxiliar nas ações da entidade

(Por Luiz Cabrine) O Projeto Dom Mauro, entidade conceituada que presta relevantes ações sociais ao município de Janaúba, foi contemplada, recentemente com um veículo novo. O automóvel é uma picape Wolksvagem modelo Saveiro, é uma doação do deputado estadual, Luiz Henrique, através de emenda parlamentar. A escolha da Associação Dom Mauro para receber o carro foi do vereador e presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Sérgio Henrique Coelho. Para acertar a compra do veículo, por um preço inferior ao praticado no mercado, a participação da funcionária da Monvep Janaúba, Soraia Correia foi fundamental. Como o valor do recurso alocado pelo deputado não foi suficiente para a aquisição do automóvel, o prefeito Yuji Yamada contribuiu do seu próprio bolso com determinada quantia para que se chegasse ao valor exigido pela concessionária.
Na oportunidade, o prefeito esteve presente na sede do projeto e ressaltou a importância da doação à citada instituição, que presta relevantes ações à comunidade, especialmente na educação de crianças. Também reconheceu o trabalho conjunto do deputado Luiz Henrique e do vereador Sérgio Coelho na aquisição do automóvel que será bastante últil no transporte de frutas, verduras e merenda.
Também esteve presente ao evento o assessor parlamentar, Paulo André Nunes, que na ocasião representou o deputado Luiz Henrique. Nunes esclareceu que o deputado não se fez presente porque acompanhava o governador, Anastasia durante visita ao Projeto de Irrigação do Jaíba.
A irmã Marília Paz Beline, agradeceu a todos pela doação e afirmou que o carro irá ajudar e muito no dia a dia o projeto.
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Sérgio Coelho, lembrou que a decisão de indicar o Projeto Dom Mauro como beneficiário da doação partiu de sua esposa, a promotora de Justiça, Vanessa do Carmo Diniz, pela obra social mais que importante que presta à comunidade janaubense.

Shiatsu, a cura pelas mãos

Shiatsu (transliteração do kanji1 japonês 指圧) é um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX, tendo-se criado desde o princípio diferentes técnicas, ramos e estilos, que seguiram modificando-se quando o Shiatsu encontrou-se com outras culturas de cura por todo o mundo. A despeito das muitas diferenças entre suas várias escolas, o Shiatsu mantém sua característica básica, que é ser uma terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo (Em japonês, o vocábulo vem de Pressão="Atsu"+dedos="Shi"). O Shiatsu é praticado de forma profissional, mas também em ambiente familiar (amador).
O Shiatsu tem várias aplicações, sendo a principal a promoção e manutenção da saúde individual e coletiva. Pode tratar desde problemas físicos (exemplos: problemas de rim, evacuação, queimação de estômago, dores de coluna); problemas psicossomáticos (hipertensão nervosa, doenças de fundo emocional ou psicológico e ainda autoimunes, insônia, depressão etc); emocionais (como baixa auto-estima, apatia, transtornos de apetite).
Para aqueles que desejam ter os benefícios do Shiatsu, o Sírius Beleza e Estética está agendando atendimentos. Interessados entrar em contato pelo celular (38) 9129-6443, ou irem até a rua Virgílio de Melo Franco Nº 309 no Centro de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Assalto a agência dos Correios deixa feridos em Josenópolis, no Norte de Minas

Quatro pessoas foram baleadas em um assalto a uma agência dos Correios na cidade de Josenópolis, a 136 quilômetros de Montes Claros, no Norte de Minas, na manhã desta quinta-feira.
O crime aconteceu por volta das 8h. De acordo com o 50º Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros, testemunhas disseram que quatro homens em duas motocicletas – modelos Tornado, uma vermelha e outra amarela -, armados, renderam os funcionários da agência e roubaram malotes. O dinheiro levado ainda não foi contabilizado. Uma equipe da PM de Josenópolis foi até o local e houve troca de tiros, mas os criminosos fugiram. Todo o efetivo policial da cidade está mobilizado nas buscas pelos criminosos. O município fica a 20 quilômetros de um entroncamento com a BR-251 e só possui um acesso.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os criminosos já chegaram nos Correios atirando em direção aos clientes. Duas pessoas teriam sido atingidas na cabeça e outras duas nas pernas no tiroteio. Unidades de Cristália, Taiobeiras e Salinas foram acionadas para socorrer as vítimas. As vítima que se encontram em estado grave podem ser transferidas para hospitais em Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Senac oferece oportunidade em Janaúba e Montes Claros

O Senac Montes Claros e o Senac Janaúba estão oferecendo oportunidades de trabalho.
Em Janaúba, as vagas são para: 

· Assistente Financeiro I

· Assistente Pedagógico I

· Auxiliar Administrativo

· Secretaria Escolar

· Supervisor Pedagógico

· Técnico de Informática

Em Montes Claros, as vagas são para: 

· Analista de Eventos Jr.

· Consultor de Negócios Jr.

· Trainee – Diretor de Escola

As vagas estão disponíveis através do site da Instituição: www.mg.senac.br, link: Trabalhe Conosco (é necessário realizar o cadastro) até o dia 24 de fevereiro.
O Senac é uma instituição educacional de direito privado, focada na capacitação profissional na área de comércio de bens, serviços e turismo. Desde sua fundação, em 1946, a instituição vem contribuindo para a superação dos problemas sociais e econômicos do Estado, por meio da educação profissional.
Em suas unidades, distribuídas em todo o Estado, a instituição oferece inúmeros cursos presenciais e a distância, nos seguintes níveis de ensino: capacitação profissional, ensino técnico, graduação, graduação tecnológica, extensão e pós-graduação. Com uma infraestrutura devidamente adequada, os alunos vivenciam situações reais do dia a dia das empresas. 

Cinco homens armados assaltam fazenda de ex-prefeito em Itacarambi

Cinco homens armados assaltaram uma fazenda em Itacarambi, no Norte de Minas Gerais, na noite desta quarta-feira (12), por volta das 22h30. Foram levados R$ 2 mil, um revólver, um computador e uma televisão.
Segundo as informações da Polícia Militar, a propriedade pertence ao ex-prefeito da cidade, José Ferreira de Paula. Os suspeitos ainda não foram presos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Cadáver é encontrado em Janaúba

No inicio da noite de quarta-feira (12) a PM recebeu uma denuncia de um cadáver em avançado estado de putrefação jogado em um lote vago situado na rua dezenove, bairro Veredas. A equipe do Sargento Lanier, compareceu ao local constatando a veracidade do fato.
A pericia técnica da Polícia Civil ao realizar o serviço de praxe, constatou o óbito, e que a vítima tinha aproximadamente 40 anos de idade, 1,75 de altura, cor da pele morena, cabelo crespo, estava trajando uma bermuda tactel cor cinza, camiseta regata cor laranja, boné vermelho e com apenas um chinelo modelo havaiana nº 44 em um dos pés. 
O corpo apresentava sinais de violência, sendo identificadas sete perfurações no corpo dentre elas na cabeça, ombro, axila, braço, virilha e calcanhar, proveniente de instrumento contundente/perfurante e que provavelmente o fato ocorreu há aproximadamente, quatro dias. Após o perito concluir o trabalho pericial, compareceu ao local a testemunha Silvano Souza da Silva com visíveis sintomas de embriaguez, afirmando veemente que a vítima era seu irmão de nome Edson Souza Silva e que as vestes e características eram semelhantes, desde quando seu irmão desapareceu desde o dia 07/02/2014.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba caminhoneiro atira em jovem que conversou com mulher dele no Facebook

(O Tempo) Um caminhoneiro é suspeito de atirar em um técnico de informática em Janaúba. O crime teria sido motivado por ciúme, já que Jhonata Almeida Mendonça, de 23 anos, atirou em Guilherme Vieira Rodrigues, de 21, depois de descobrir que a vítima estaria conversando com a companheira dele pelo Facebook.
De acordo com a Polícia Militar (PM), na manhã dessa terça-feira (11), a vítima recebeu uma ligação de uma pessoa que estaria precisando de manutenção em um computador e foi ao encontro do suposto cliente, no bairro Rio Novo. Quando chegou ao local, ele foi recebido pelo autor, que disse: "você gosta de mexer com mulher casada, né?", e em seguida disparou cinco tiros contra o rapaz.
Rodrigues foi atingido no braço esquerdo, na virilha, nas nádegas, na mão e no tórax, onde uma bala ficou alojada. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Janaúba, onde está internado. O estado de saúde dele é estável.
Após os disparos, o suspeito fugiu em direção ao centro da cidade em uma caminhonete. Foi feito rastreamento na região e a polícia conseguiu prender o caminhoneiro no mesmo dia do crime, no município de Jaíba, que fica a 90 km de Janaúba. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 32.
Jhonata Almeida Mendonça foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba homem é morto com facada nas costas após desentendimento em bar

Um rapaz de 19 anos foi morto com uma facada em Angicos, zona rural de Janaúba. O crime aconteceu na noite desta quarta-feira (19).
Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em um bar quando teria discutido com um homem, que o esfaqueou nas costas. O rapaz morreu no local do crime. O autor do assassinato está foragido.
Outro assassinato
A Polícia está buscando pistas que possam levar ao assassino de um homem de 40 anos, também em Janaúba. Um corpo foi encontrado em um lote vago, na Rua 19, no Bairro Veredas, nesta quarta-feira (12).
De acordo com a PM, a perícia esteve no local e constatou que o crime aconteceu há aproximadamente quatro dias. A vítima apresentava sinais de violência e sete perfurações, na cabeça, ombro, axila, braço, virilha e calcanhar.
Um homem esteve no local e reconheceu a vítima, era um irmão dele desaparecido desde 7 de fevereiro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

HOMEM CAI DE MOTO E MORRE AFOGADO NUM CANAL DO JAÍBA

A Polícia Militar foi acionada, por volta das 7 horas de segunda-feira (10), para atender a uma ocorrência de acidente. Informações preliminares relatavam que um funcionário da Fazenda Dosanko havia falecido por afogamento num dos canais que passam pela propriedade. Diante da informação, a PM se deslocou até o Km 4 da rodovia LMG 633, zona rural de Jaíba. Em contato com a solicitante, ela informou à guarnição que o funcionário Fabiano Gomes Evangelista teria que ter entrado em serviço às 21 horas do dia anterior. Todavia, não havia comparecido como de costume.
Na segunda-feira, por volta das 06h30, funcionários avistaram um capacete e um chinelo boiando nas às águas de um canal e uma marca de frenagem no chão. Ao mergulharem no local, eles encontraram a motocicleta Honda NXR 150 Bros preta. Continuando com as buscas, encontraram o corpo do condutor Fabiano Gomes Evangelista submerso nas águas do canal. Os funcionários da fazenda retiraram o corpo do canal e acionaram a PM. Os militares liberaram o corpo para a funerária Jaíba. A motocicleta estava devidamente licenciada e foi liberada para família.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Unimontes abre inscrições para pós-graduação em Libras

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro para o processo seletivo no curso de pós-graduação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com ênfase em interpretação. O curso oferta 50 vagas e será ministrado em Janaúba .
De acordo com o chefe do departamento de educação da Unimontes, Andrea Lafetá de Melo Franco, o curso tem a função social de aproximar as pessoas com problemas auditivos para o convívio social.
“Nós estamos desenvolvendo e aperfeiçoando a interpretação em Libras. É interessante capacitar os profissionais para dominarem a teoria e a prática do processo da Língua Brasileira de Sinais”, diz.
Os interessados devem procurar a secretaria da Escola Estadual José Gorutuba, na Rua Cirilo Barbosa, 605, região central de Janaúba, com os seguintes documentos, relacionados no edital:
- Cópia do Diploma de Graduação ou declaração de conclusão de curso;
- Cópia de histórico escolar do curso de Graduação;
- Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais (cópia) e de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino (cópia);
- Carteira de Identidade (cópia);
- Cadastro de Pessoa Física (cópia);
- Certidão de Nascimento ou de Casamento (cópia).
- Curriculum vitae e ficha de inscrição preenchida, ambas disponíveis no edital.
A lista dos aprovados será divulgada pelo site Unimontes no dia 21 de fevereiro. O valor do curso será de 13 parcelas de R$ 230.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Liminar obriga prefeito de Manga a fornecer documentos

Falta de transparência leva Anastácio Guedes à segunda derrota judicial em menos de 30 dias
(Por Fabio Oliva) Dentro de dez dias, o presidente do Consorcio Intermunicipal de Saúde  da Microrregião de Manga (CISMMA), Anastácio Guedes Saraiva (PT), irmão do deputado estadual Paulo Guedes (PT), terá que fornece uma série de documentos requeridos por um ativista do controle social da administração pública. Caso contrário, ficará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 500,00 por dia, limitada ao total de R$ 25mil.
A decisão consta de uma medida liminar concedida na última quinta-feira (6), pelo juiz de direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Manga, Mateus Queiroz de Oliveira.
“A não disponibilização dos documentos solicitados implica na impossibilidade de se fiscalizarem os atos de gestão do CISMMA e de averiguar a existência de eventuais prejuízos ao erário”, enfatizou o juiz Mateus Queiroz de Oliveira em sua decisão.
Entre os documentos solicitados estão fotocópia do inteiro teor de todos os pagamentos efetuados de janeiro a outubro de 2013 pelo CISMMA a título de diárias, com respectivos relatórios de viagens; fotocópias de todos os processos licitatórios realizados no mesmo período, além da relação de todos os funcionários do consórcio, com indicação dos locais onde trabalham, carga horária e valor dos vencimentos.
É a segunda derrota judicial que o prefeito sofre neste sentido em menos de 30 dias. Em janeiro, respondendo pela 2ª Vara Cível da Comarca de Manga, o juiz Mateus Queiroz de Oliveira concedeu medida liminar idêntica, determinando que o fornecimento de informações e documentos pertinentes à administração financeira da Prefeitura de Manga.

LEI DESRESPEITADA
A Lei de Acesso à informação ainda não “pegou” no Norte de Minas. Fazer valer o direito de acesso à informação pública continua sendo um desafio para ativistas do controle social na região. Prefeitos e dirigentes de entidades que administram recursos públicos continuam negando vigência à Lei Federal 12.527/2011. Muitos chegam a usar expedientes estapafúrdios, como exigir o pagamento de R$ 4,20 por fotocópia, como forma de dificultar o acesso dos cidadãos a documentos públicos. E tudo isso com o auxílio de advogados que juraram defender as leis mas, contratados sem concurso, não têm autonomia para contrariar os interesses dos gestores a que estão subordinados, por temor de perder o emprego.
Em São João da Ponte, advogados do prefeito Sidiney Pereira da Silva, pagos com dinheiro público, defenderam a tese de que processos licitatórios contém documentos sigilosos, como contratos sociais das empresas licitantes, razão pela qual não poderiam ser fornecidos à Câmara de Vereadores (Processo n.º 0017012-10.2013.8.13.0624). Em Manga, o prefeito Anastácio Guedes Saraiva (PT), irmão do deputado estadual Paulo Guedes (PT), recusou-se a fornecer espontaneamente cópias de documentos da Prefeitura requeridos por um cidadão. Acionado judicialmente (Processo n.º 0045254-90.2013.8.13.0393) exigiu por meio de seus advogados o pagamento de R$ 4,20 por fotocópia de documento, mais de R$ 42 mil no total.
Na última quinta-feira (6), o juiz de direito Mateus Queiroz de Oliveira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Manga concedeu medida liminar determinando que Anastácio Guedes Saraiva forneça documentos relativos à contabilidade do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Manga (CISMMA) requeridos por um cidadão, sob pena do pagamento de multa diária no valor de R$ 500,00, limitada ao total de R$ 25 mil. O prefeito tem dez dias para cumprir a decisão.
Em Januária, o prefeito Manoel Jorge de Castro (PT) se recusou a fornecer fotocópias de documentos solicitados pela moradora Sueli Pereira de Almeida. Permitiu apenas que ela examinasse os documentos de seu interesse na Prefeitura, sem direito à extração de cópias.

"Ladrão Saci" com 50 prisões na carreira é detido por furtar farmácia

Jovem de 25 anos cumpria pena em regime domiciliar
(R7) Suspeito de praticar cerca de 50 assaltos, um homem com deficiência física na perna esquerda foi preso mais uma vez. O motivo: invadiu uma farmácia, furtou um malote com R$ 100 e se escondeu em uma laje para tentar enganar a polícia.
Câmera flagrou momento em que homem pula balcão com uma perna só

O caso foi registrado em Montes Claros, no norte de Minas, nesta segunda-feira (10). O "ladrão Saci", como acabou apelidado, estava preso em regime domiciliar e foi flagrado no telhado da farmácia por uma vizinha.
No dia 28 de janeiro, a câmera de segurança de uma loja flagrou o momento em que ele pulava o balcão, escorado na perna direita, e procurava produtos de valor.
Dias antes, em 16 de janeiro, ele foi visto invadindo uma padaria para furtar uma televisão. Antes de sair, ainda comeu um biscoito que estava no balcão.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Assaltantes disfarçados roubam loja de móveis em Coração de Jesus

Uma loja de móveis e eletros foi assaltada na tarde desta segunda-feira (10) em Coração de Jesus, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, dois homens entraram na loja, armados e disfarçados com uniformes de uma empresa que presta serviço para Cemig, e anunciaram o assalto.
Os assaltantes fugiram do local em uma motocicleta. Eles levaram cerca de R$ 5 mil. A Polícia realiza buscas na região para tentar prender os autores.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Assaltantes roubam até galinha em casa da zona rural de Janaúba

Na manhã do último sábado (08), a equipe do Sargento Wender deslocou a Fazenda Rosqueira, Comunidade de Jataí, zona rural do município de Janaúba, onde fizeram contato com a vitima, o Sr. Irineu Martins, segundo ele se encontrava em sua propriedade rural, quando ali chegaram dois indivíduos, ambos morenos claros, um trajando camisa vermelha, e mediante ameaças  simulando  estarem armados o renderam levando-o para dentro da casa, deitando ao solo e em seguida reviraram todos os seus pertences.
Os meliantes roubaram um aparelho celular, marca LG, cor preta, uma aliança de ouro, dois isqueiros, uma galinha e R$ 90,00 em dinheiro. Após o delito os suspeitos evadiram em uma bicicleta sentido a cidade de Janaúba. Um dos meliantes foi identificado pelos policiais através de um álbum de fotografias.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Mulher mata homem a facadas em Januária

A Polícia Militar (PM) procura por uma mulher de 30 anos, suspeita de ter matado um homem a facadas, na Lapa do Tejuco, zona rural de Januária , neste domingo (9).
Segundo  com as informações de testemunhas, eles estavam bebendo, quando se desentenderam, e a mulher matou o homem.
Ao chegarem no local, os policiais encontraram o homem morto, com três facadas.
A faca utilizada no crime não foi encontrada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem morre em acidente de moto em Taiobeiras

Um homem de 39 anos morreu em um acidente na zona rural de Taiobeiras, Norte de Minas Gerais, neste domingo (9).
Quando a Polícia Militar chegou ao local, a vítima já havia morrido. Segundo a PM, o homem não usava capacete. De acordo com os familiares, ele tinha o hábito de consumir bebida alcoólica, mas ninguém soube informar se ele bebeu antes do acidente.
Uma testemunha que estava no local disse para os militares que passou pela estrada e viu o homem caído perto da moto, sem nenhum outro veículo por perto.
As causas do acidente ainda são desconhecidas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem armado assalta posto em Gameleiras

Um posto de combustíveis foi assaltado neste domingo (9), na Avenida Nicolau Antunes, no Centro de Gameleiras, Norte de Minas.
Um frentista trabalhava no local quando um homem armado, utilizando uma touca ninja, anunciou o assalto.
O funcionário foi ameaçado pelo criminoso, que apontou um revólver para o pescoço dele.
O assaltante roubou R$ 274 e fugiu a pé.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Menor de 16 anos furta espingarda de fazenda e acaba detido em Janaúba

Um menor de 16 anos foi preso suspeito de um furto em Vila Nova dos Poções, zona rural de Janaúba, neste domingo (9).
Segundo a Polícia Militar, o adolescente arrombou uma janela e uma porta da fazenda São Sebastião para furtar uma espingarda. Durante o crime, ele ficou ferido e deixou manchas de sangue pela casa. Após rastreamento, a PM conseguiu encontrar o menor, com um ferimento no polegar direito, escondido embaixo de uma cama na casa dele. Ele confessou o crime e disse para os militares que teria vendido a arma por R$ 150.   
Os policiais estiveram na casa do suposto comprador da espingarda, que confirmou a informação do adolescente, e apontou o local onde a arma estava escondida, o telhado de um viveiro de pombos. No casa foram encontrados também 19 papelotes de cocaína, 13 pedras de crack e R$ 62. O rapaz de 18 anos disse que vendia as drogas e foi preso por receptação e tráfico.
Os dois suspeitos foram levados para a delegacia da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Salinas: Veja como vive o excêntrico e milionário “Rei da Cachaça”

(R7) É na cidade de Salinas, no norte de Minas Gerais, que vive o “Rei da Cachaça”, apelido dado a Antônio Rodrigues, de 65 anos, dono do maior império da bebida no mundo. Ele exporta para oito países, entre eles China, Estados Unidos, Alemanha e Itália. A excentricidade do empresário começa nos 25 dentes de ouro. Sobre o assunto, ele faz piada.
— Cada um vale R$ 6.000. Quando eu morrer, ninguém interessa pelo corpo, mas interessa pela cabeça: R$ 150 mil.
Nos passeios diários de mula que faz pela cidade de 40 mil habitantes, seu Antônio, como é conhecido, para em alguns lugares, cumprimenta as pessoas e distribui dinheiro.
— Eu não quero só pra mim não, eu quero também pra distribuir para os necessitados. Não dou a quem me pede, eu dou a quem Deus toca ao meu coração.
Na casa onde mora tem, há dois anos, uma jiboia de estimação que pesa 60 kg. Além disso, seu Antônio cria dez cães. Ele sabe de cabeça o nome de cada um.
Em uma das quatro fazendas que tem, o empresário que construir cinco represas, posto de combustíveis, loja de conveniência, hotel e restaurante. Mas a grande aposta está em uma plantação de cana.
— Mil hectares de cana para ser um tapete verde na época da seca, porque Salinas é a capital mundial da cachaça e os visitantes, os turistas, não veem um pé de cana. Então vai ter mil hectares de cana plantada na beira do asfalto pra ser o showroom, o cartão postal da cidade.
Os distribuidores de Antônio estimam que o faturamento mensal dele gire em torno de R$ 3 milhões. Ele não comenta sobre o assunto. O primeiro negócio do Rei da Cachaça começou há 40 anos, quando comprava a bebida no município vizinho para revender.
— Eles só sabiam produzir e não tinham como envelhecer. Então, eu comprava deles, trazia para Salinas, envelhecia e vendia para a região na entressafra.
Antônio toma nove doses diárias de cachaça, três de manhã, três à tarde e três à noite. Com bom humor, ele agradece por tudo que conquistou e elogia a bebida que o tornou milionário
— Graças a Deus sou um homem feliz. Faço o que gosto e gosto do que faço. O meu produto se toma no frio pra esquentar, no calor pra refrescar, toma quando falta apetite, toma na alegria, toma na tristeza, quando o sujeito perde uma namorada ele toma para conformar também, quando o time perde ele toma, quando o time ganha ele toma. Então é uma droga liberada para se tomar em todas as situações.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Folia renasce no Norte de Minas após cancelamento em 2013

(Hoje em Dia) Após um ano de orçamento magro e cancelamento de eventos tradicionais, prefeituras do Norte de Minas retomam os festejos do Carnaval. Planejamento prévio e parcerias com empresas de eventos é a aposta dos gestores municipais para este ano.
Dívidas das administrações anteriores e a falta de tempo hábil para a organização do evento fizeram com que as cidades tradicionais do Carnaval ficassem adormecidas. “Muitos municípios tiveram que escolher entre a festa e folha de pagamento do funcionalismo. Isso fez com que grande parte não realizasse a festa”, explicou o secretário municipal de Cultura de Montes Claros, Carlos Muniz.
Com orçamentos que variam entre R$ 50 mil até R$ 150 mil, as prefeituras prometem atrações que vão desde a tradicional marchinha até o sertanejo, mas sem deixar a regionalidade de lado. “A prioridade é destacar os talentos do Norte de Minas. Isso dita a festa em vários municípios”, disse Muniz.
Em Montes Claros, a festa que deve reunir 35 mil foliões durante os cinco dias de evento, que terá como carro-chefe a apresentação dos blocos caricatos. “Teremos um concurso que vai premiar o grupo mais original e animado. Será também um resgate das famílias brincando o Carnaval”, explicou o carnavalesco e diretor do Centro Cultural de Montes Claros, João Jorge Dias Soares.
Moradores de Janaúba também esperam ansiosos pela tradicional festa carnavalesca. No ano passado, o município ficou sem o evento devido à falta de recursos. “Esperávamos um faturamento significativo durante o Carnaval, mas a prefeitura não teve recursos para realizar o evento, um prejuízo para todo o comércio”, disse a comerciante Vanessa Brumaldo, de 36 anos.
Neste ano, a parceria com empresa de evento garantiu a festa. Apresentação de bandas baianas, trio elétrico, abadás e camarotes são algumas das atrações da cidade. “Será uma festa animada ao som de marchinhas e axé. Vai compensar o ano anterior quando não conseguimos realizar o Carnaval”, disse o secretário municipal de Cultura de Janaúba, Ney Barbosa. A expectativa é de que 40 mil pessoas participem dos festejos de Momo.
Além do Carnaval, Janaúba também tem tradição nas festas de junina. “São nessas duas datas que o turismo e a economia da cidade crescem de forma significativa”, completou o secretário.
Em Januária, a festa é em família. O público alvo são crianças e a terceira idade. Para isso, a prefeitura investe no tradicional baile de Carnaval. Marchinhas e desfiles de blocos caricatos vão animar a cidade.