Encontro em Janaúba promove integração de radialistas do Norte de Minas

Radialistas de diversos municípios do Território Serra Geral, no Norte de Minas, participam de um encontro em Janaúba (MG), de 5 a 7 de dezembro. O evento, promovido pela Embrapa, faz parte das ações ligadas ao Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), do Governo Federal.
No encontro, estará em discussão o papel do rádio no desenvolvimento local. A importância da informação para os processos de empoderamento e desenvolvimento das comunidades será um dos assuntos tratados.
Os profissionais terão a oportunidade de participar de uma oficina de produção radiofônica. Ao longo da programação, serão abordadas estratégias de comunicação comunitária, orientações sobre campanhas de mobilização social, além de informações sobre linguagem, produção e entrevistas na mídia rádio.
"Queremos que, com o apoio da Embrapa, os radialistas possam se apropriar das informações veiculadas tanto pelo programa de rádio Prosa Rural, quanto pelas Unidades parceiras e divulgá-las localmente, com a finalidade de informar os cidadãos, principalmente o agricultor, sobre as ações e projetos de inclusão produtiva que estão acontecendo em seus territórios", ressalta Selma Beltrão, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica.
Para identificar as emissoras do Território Serra Geral e convidar os radialistas para o encontro, uma equipe da Embrapa Milho e Sorgo percorreu 14 municípios durante uma semana no mês de outubro. O levantamento foi importante para conhecer a realidade das rádios e coletar sugestões, a fim de que a programação do evento pudesse atender às demandas dos participantes.
Durante o encontro, será proposta a formação de uma rede de comunicadores do Território Serra Geral. A articulação entre radialistas de diferentes municípios e profissionais da Embrapa tem o intuito de facilitar a circulação de informações.
"A Embrapa é uma importante instituição pública que gera conhecimento e soluções que visam melhorar as condições de vida no campo, porém, não temos como fazer isso sozinhos. Daí a contribuição desses profissionais que estão nas comunidades, gerando conteúdos e recebendo o retorno do agricultor", complementa Selma Beltrão.
O Encontro de Radialistas do Território Serra Geral integra um conjunto amplo de ações que a Embrapa desenvolve no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. O evento será realizado no Gorutuba Park Hotel.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos