Dom José Ronaldo toma posse como novo bispo da Diocese de Formosa


Desde as primeiras horas da manhã já começaram a aglomerar fiéis católicos nas escadarias da Catedral Imaculada Conceição, no centro de Formosa, nesse sábado (22). Vindos dos municípios do Nordeste Goiano, Norte e Nordeste de Minas, Entorno do Distrito Federal e demais localidades limítrofes garantiu um público numeroso na Celebração Eucarística e Cerimônia de Posse Canônica de Dom José Ronaldo Ribeiro, o quarto Bispo Diocesano de Formosa Goiás.
A celebração que iniciou por volta das 10h teve a participação de vários políticos regionais, tais como: O prefeito e primeira dama de Formosa, Itamar Barreto e Maria Helena; Vice-prefeita Argentina Martins; deputado federal, Pedro Chaves; deputado estadual da próxima legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás, Ernesto Roller; prefeito de São João D’aliança e outros prefeitos onde a Diocese de Formosa está presente. A celebração também contou com uma expressiva participação de bispos do Regional Centro-Oeste, padres da Diocese de Formosa, Arquidiocese de Brasília e Diocese de Janaúba.
O Papa Francisco nomeou no dia 24 de setembro de 2014, Dom José Ronaldo, Bispo de Formosa transferindo-o da Diocese de Janaúba (MG). O lema episcopal de Dom José Ronaldo é inspirado no capítulo XXXI do Livro do profeta Jeremias: No coração minha lei.
A Diocese de Formosa possui municípios extensos com pouca população. “Vivemos em uma realidade difícil de quase um abandono político. Como temos o costume de dizer, Brasília não nos adotou e Goiânia nos esqueceu. São muitas as dificuldades de vossas ovelhas enfrentam. Principalmente, no que diz respeito à Saúde, Educação de qualidade e trabalho”, disse um dos padres no início da cerimônia. 
Em sua homília Dom José Ronaldo destacou a Missão dos Bispos, dedicação às Comunidades e agradeceu a sua família que estava presente na Cerimônia. “Me alegro, agradeço e acolho o grande carinho por todos aqueles que fizeram grandes esforços para poder estar aqui nessa celebração”, diz. “Não devemos nos perguntar o que esse Bispo novo vai fazer. Mas o que nós vamos fazer sob o governo pastoral desse bispo. Será melhor ou pior na medida da nossa colaboração e participação”, destaca Dom José Ronaldo. Sua mãe foi uma das primeiras convidadas a chegar na catedral. Ela se sentou em uma das primeiras cadeiras. 
O prefeito Itamar Barreto e a vice-prefeita Argentina Martins também participaram das homenagens ao novo Bispo. “Dia 22 de novembro ficará marcado na nossa história. Pois ele nos traz a esperança, a felicidade e a alegria com a nomeação de Vossa Excelência para ser o nosso quarto bispo. Seja bem-vindo simpático, esperado e digno bispo. A Argentina vai passar uma pequena lembrança ao nosso bispo. Pequena no tamanho mas com um valor muito grande”, quando foi interrompido com uma longa salva de palmas. A vice-prefeita Argentina foi a responsável por entregar a lembrança. “Dom José, Formosa o acolhe com carinho. Receba a chave de nossa cidade e com ela o coração de nosso povo. Para que o Senhor possa lembrar, encher de muita fé, bênçãos, paz e muitas alegrias. Seja bem-vindo”, declara Argentina.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos