Janaúba está em estado de emergência segundo o governo

O governo federal reconheceu situação de emergência em mais cinco municípios de Minas Gerais em decorrência da seca. Estão citados em portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União os municípios Coronel Murta, Grão Mogol, Janaúba, Leme do Prado e Urucuia.
Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma condição anormal decretada em razão de desastre. Embora não excedendo a capacidade inicial de recobro do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.
Dados divulgados nesta terça pela Defesa Civil de Minas Gerais mostram que desde o começo do ano 148 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Todos justificaram como causa a estiagem atípica, que vem comprometendo Sistema Cantareira desde o início deste ano. As nascentes das duas principais represas do sistema, Jaguari e Jacareí que, juntas, representam cerca de 80% de toda a capacidade do manancial, estão no Estado de Minas Gerais. Segundo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), somente em Extrema (MG), há 2.000 nascentes que compõem o Rio Jaguari. Nesta terça feira, o nível do Cantareira voltou a cair, registrando volume de 10% da capacidade total do manancial. Atualmente, os reservatórios contam apenas com a água do chamado volume morto - uma reserva emergencial.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos