JANAÚBA É O PRIMEIRO MUNICÍPIO EM MINAS A COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE SEM O USO DE INSETICIDA

(ASCOM) Inédito! Pela primeira vez, a Secretaria de Saúde do Município de Janaúba e o Setor de Vigilância Ambiental e Endemias, acabam de conquistar importante resultado que interessa toda a população janaubense. Trata-se do combate ao mosquito Aedes Aegypti sem a utilização de qualquer inseticida. Com isso, Janaúba é o primeiro município de Minas a alcançar esse benefício.
A informação é de Ewerton Oliveira - coordenador Municipal do Setor de Vigilância Ambiental e Endemias. De acordo com ele, o resultado é fruto de ações conjuntas que envolvem a Secretaria de Municipal de Saúde, o referido setor, agentes comunitários de saúde e a população.
Ainda segundo Ewerton, ano passado foram utilizados nas ações de combate à dengue, o total de seiscentos e quarenta quilos de larvicida e noventa e cinco litros de akaotrin outra substância que tem a mesma função.
Este ano, o melhor de tudo é que, mesmo com o uso de inseticida zerado, apenas dois casos de dengue foram confirmados, e quarenta notificações feitas pela secretaria de Saúde no município.

Dados em 2013
Ano passado, de acordo com o coordenador do citado órgão municipal que é ligado á SMS, foram confirmados 2.043 casos da doença em Janaúba.
Ainda conforme os dados, para cada 1.200 casos havia 12 focos positivos do mosquito.
Já em 2014, numa comparação com 2013, para cada 1.200 casos há um foco positivo do Aedes Aegypti, o que equivale a menos de 1%.
O coordenador da Vigilância Ambiental e Endemias comemora o resultado dos trabalhos, porém faz um apelo à população no sentido de ter mais cuidado com as sacolinhas plásticas e garrafas pet, consideradas um problema sério no município, já que, diariamente centenas de unidades desses recipientes são dispensadas pela cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou