Estudantes universitários de Janaúba passam por dificuldades

(Jornal Gorutuba) A cidade de Janaúba é famosa na região toda pelo rápido crescimento, pela força que o povo possui, pela água límpida e pela terra rica e generosa. Janaúba e os janaubenses têm o poder de conquistar e de encantar conhecedores das mais belas paisagens.
Mas, como está acontecendo no Brasil todo, Janaúba está passando pela fase de mudança, pela qual todos os outros países passaram ou passarão, quando mudam de subdesenvolvidos para desenvolvidos: o Brasil é emergente agora.  Como consequência desse processo, as taxas de natalidade estão mais altas do que nunca, as de natalidade caem como nunca estiveram, o mercado se torna mais seletivo, os trabalhadores se qualificam e o próprio ritmo da cidade ou do país muda totalmente. É a época própria para uma melhoria geral e para reforma em todos os setores da sociedade.
E é por esse momento que a classe que fará o futuro de nossa cidade luta. Os jovens, tão abundantes e tão esforçados, colocam, cada dia mais, como a principal importância de suas vidas o estudo.
O estudo, tão nobre, tão rico, que enobrece a mente e eleva o espírito. O estudo, que melhora o físico, que levanta a autoestima, que reforça a moral e que constrói o intelecto.
É estudando que as pessoas crescem nos dias atuais. A abertura que existe atualmente em instituições de ensino técnico e superior ajuda muito na conquista profissional de milhões de brasileiros, como também auxilia e dá o suporte necessário ao desenvolvimento de um país inteiro.
E, quando a formação é concluída, os jovens, como todas as outras faixas etárias que estudam, servem ao mercado, e aos consumidores do trabalho que eles ajudarão a enriquecer, e a facilitar a vida dos que precisam.
Se uma pessoa nascida em Janaúba se forma no curso superior, o mais provável é que ela volte a Janaúba para servir aos outros janaubenses, já que, ajudando conterrâneos, eles também ajudarão o novo profissional a adquirir experiência, escrevendo uma história de sucesso, e tornando a vida mais satisfatória, tanto no âmbito profissional, quanto no familiar e afetivo. E, se estes profissionais não viverem em Janaúba, eles não deixam de serem janaubenses. Se conseguirem ser bons profissionais em capitais ou em outras regiões ainda é ótimo para Janaúba.
Nesta cidade ainda não são oferecidos, nas instituições de ensino superior, todos os cursos que existem, embora já exista até a riqueza de possuir um campus Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri em Janaúba, o que oferece um ensino superior de alta qualidade e gratuito, em diferentes áreas da engenharia. Como não são ofertados muitos cursos, há a necessidade de estudar em outras cidades, principalmente em Montes Claros.
É claro que mudar de cidade não é uma atitude fácil e muito menos econômica. São muitos os gastos com que uma pessoa deve arcar, quando decide mudar de cidade, e não são todas as famílias que possuem condições de arcar com a vultosa quantia. É principalmente esta a razão (e por outras, como o trabalho e a própria família) pela qual grande parte dos estudantes janaubenses das faculdades e universidades montesclarenses que precisam de ir e voltar todos os dias para aquela cidade.
Despertada esta necessidade, é dever, tanto da sociedade como de todos os representantes públicos, dar apoio para que o estudante conclua seu curso.
Foi criada uma associação, a Associação dos Estudantes Universitários em Janaúba, a qual é procurada por todos os universitários que precisam de vir e voltar todos os dias para estudar. Para ingressar na associação e conseguir uma vaga em um dos ônibus, preenche-se uma ficha cadastral e são entregues alguns documentos pessoais. Mas não está tão fácil assim.
Por exemplo: para conseguir ocupar uma poltrona no ônibus, é necessário entrar numa fila de espera (interminável) para concorrer à poltrona, por meio de sorteio.
Mas será possível tamanha dificuldade para conseguir um lugar para sentar num ônibus para ir estudar?
Segundo a associação, a prefeitura de Janaúba já auxilia na manutenção de dois ônibus, e o resto é mantido pelo pagamento da mensalidade de 120 reias, além da taxa de 300 reais paga pela matrícula de cada aluno. Mas apenas isso não basta! Tanto que há uma lista de espera que encheria mais de um ônibus!
É necessário mais apoio para a classe dos universitários, na cidade de Janaúba, já que é ela que transformará a tão sofrida situação do povo janaubense.
Se é ou não sua responsabilidade, o Prefeito deveria ao menos tentar ajudar os estudantes, que não apenas merecem, como pedem a atenção. Viajar todos os dias para estudar, chegar de madrugada, trabalhar, pagar impostos, ser um cidadão e contribuir com os deveres da cidadania não é um trabalho pouco cansativo. Viver com a preocupação de um futuro incerto por não ter estudado também é cansativo.
A situação dos estudantes universitários de Janaúba não está boa, e os representantes da população parecem nem se comover com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou